Sabendo que Spurgeon, Carey, Ginsburg e outros expoentes eram calvinistas, busquei estudar com afinco as questoes soteriologicas.
Achava que sabia alguma coisa.
Nao sabia nada.
Porque se fala muito no tal livre arbitrio sem saber bem o que implica.
Depois de muito estudar, pude ver que os batistas brasileiros foram calvinistas moderados (nao confundir com a hiper-calvinismo que é uma heresia).
Com uma leva de professores que vieram da Convenção do Sul (Junta de Richmond) impregnados pelas doutrinas de Finney, houve uma gradual e acelerada mudança de uma postura calvinista para uma ¨murista¨, adotando pontos de uma e de outra corrente.
Quis saber mais e fui estudar olhando as referencias nas Escrituras.
Cheguei a conclusao de que o arminianismo é uma reedição aprimorada/adaptada da heresia de Pelágio, tanto combatida por Agostinho no século V.
Nos moldes atuais, Agostinho seguiria o ensino de Paulo quanto a predestinação e seria considerado calvinista.
E Paulo é o calvinista por excelencia, notadamente pelos seus escritos aos Romanos.
Vejo que há muita gente (inclusive teólogos - talvez nao tao aplicados nas aulas de soteriologia) que tem uma vaga noção, se tanto, do que vem a ser arminianismo ou calvinismo.
Pouquissimos sabem até a origem dessas designações (que nao tem diretamente nada a ver com Calvino ou Arminio mas foi homenagens de seus alunos - os remontrantes cunharam suas teses de arminianas e a contestação feita pelos discipulos de Calvino diante da Assembleia (ou Dieta ?) de Dort, na Holanda, cunharam-na de calvinistas.
De tudo que estudei cheguei a conclusao de que escrituristicamente o calvinismo moderado (puro) se sustenta inteiramente, sem qualquer sofisma ou hiperbolismo.
Já o armianismo, considero herdeiro das teses humanistas que era o quente da intelectualidade européia do século XVII (anos 1600). Tem muita coisa que só mesmo forçando a barra se pode achar uma sustentação biblica.
Diante disso e do direito que a denominação batista me dá em termos soteriologico, fiquei simpático ao calvinismo.
Creio que a conhecida e velada dificuldade de relacionamento ainda persistente entre batistas e presbiterianos, se deve em grande parte a se achar que aqueles sao hiper-calvinistas, o que nao é verdadeiro.
Alias, chego a ousar pensar que temos muito a ver na visao teologica com os presbiterianos, mais com que qualquer outro grupo advindo da Reforma.
Enfim, sou calvinista convicto, principalmente lendo o que está disposto em Romanos 8:27 a 29.
Mas nao so nesses versos, mas em muitos outros.
Só citei este porque é o que me salta a vista em termos de coadunação biblica (eleito, chamado, justificado e glorificado).
No entanto, respeito aqueles que se confessam arminianos.
Geralmente, quando busco ir a fundo numa discussao soteriologica, vejo que muitos se definem assim pelo tal de ¨livre arbitrio¨, mas nao sabem discorrer mais nada nem mostrar referencias claras de sua existencia pelas Escrituras.
Falo de pessoas que deveriam ser preparadas, teólogos.
Outrossim, conheço muitos teólogos (pastores) que detem particularmente a visao calvinista, mas acham por bem nao se declararem, devido ao preconceito reinante devido ao hiper-calvinismo.
Nao os julgo mal, porque a propria DD é indefinida (murista, como costumo chamar).
Sei ainda que muitos batistas tradicionalistas rejeitam algum conexao com a Reforma, esquecendo as evidencias que o Pastor Zaqueu magistralmente elencou abaixo, ao falar dos batistas gerais e particulares, movimento surgido nos anos 1615, aproximadamente.
Mas há os que preferem pensar na visao católica de continuidade apostolica (difundida pelo livro de Lewis Carroll - O Rastro de Sangue).
Nessa, sinceramente, só mesmo estando completamente cego pelo landmarkismo para aceitar.
Creio ainda que as duas correntes soteriologicas (doutrinas da salvação), sao estudos complexos e que demanda muita meditação e oração para um posicionamento.
Nao se trata de escolher o lado, a la vasco versus flamengo.
Como se diz que os batistas buscam serem bereanos, creio que os interessados irao buscar com afinco o melhor posiconamento nessas questoes.
Mas tambem sei que elas no passado tinham a virtude de dar enfases (como o calvinismo enfatizou missoes).
Mas nao é nada que poe em risco a salvação.
Apesar de que a tese arminiana vai de encontro de algo que nós batistas refutamos veementemente, de que se pode perder a salvação.
Cremos biblicamente que uma vez salvo, salvo para sempre.
Um dos textos biblicos marcantes para mim para examinar mais criteriosamente o calvinismo que adotei e o seguinte:
"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor." - Efésios 1:4.
Abracos jose fernando http://www.projetoamor.com/news.php?readmore=1976 . . . . . No momento não me proponho a escrever sobre este assunto, que pode parecer árido para muitos de nós.
Apenas lembrar que quando se fala em predestinação, logo vem à mente o calvinismo e às vezes a idéia hiper-calvinista, que nem mesmo Calvino aceitava.
Lembro ainda que os batistas nasceram em duas alas no século XVII, sendo a primeira arminiana e a segunda calvinista.
Os dois grupos prosseguiram separados na Inglaterra, até 1891, quando foi criada a União Batista da Grã Bretanha e Irlanda.
É bom dizer que os batistas particulares ou calvinistas exerceram uma contribuição positiva na Inglaterra, assim como nos Estados Unidos, principalmente sabendo que o movimento de missões modernas nasceu com eles, sendo calvinistas moderados os grandes líderes iniciais desse movimento, como Guilherme Carey, João Ryland, André Fuller e outros.
No Brasil, a Convenção Batista Brasileira tem uma posição calvinista na sua Declaração Doutrinária, que é a segurança dos salvos ("a salvação do crente é eterna") e outra arminiana que é a expiação universal de Cristo ("a salvação é um dom gratuito que Deus oferece a todos os homens").
Assim costumo afirmar que não somos nem calvinistas nem arminianos.
Com isso quero dizer que não é quebra dos princípios batistas assumir uma posição calvinista em seu todo, embora haja restrições no que se refere às igrejas da CBB. |