Mapa da História da Igreja Cristã



Conclusões a partir deste mapa

Este mapa pertence ao livro “Rastro de Sangue” – [clique aqui]

.

.

Sobre a Igreja Católica Apostólica Romana

1) no terceiro século, então, não foi a primeira igreja fundada no cristianismo, como ela torce os fatos para demonstrar aos seus seguidores

2)

.

.

Sobre a existência de Heresias no cristianismo

1)no primeiro século, as heresias ocorrem desde a igreja primitiva, quando a própria igreja primitiva se dividia, no mínimo em: bíblicos, judaizantes, gnósticos, nicolaitas, e outros aqui chamados de irregulares.

2)

.

.

Sobre a organização das igrejas no cristianismo

1)no primeiro século, as igrejas, todas eram autônomas, com algum respeito à igreja em Jerusalém, somente pela presença dos apóstolos nela, embora a presença de João na Ásia Menor, diminuía esta reverência a Jerusalém.

2) no final do segundo século, iniciando o terceiro, é que algumas igrejas vão se caracterizando pela ausência de auto-governo, ficando subalterna a uma centralização de poder, tanto no catolicismo, como em outras.

.

.

Sobre as igrejas Batistas

1)no primeiro século, não com este nome Batista, grupos de cristãos, em várias partes do mundo, voltados para as mesmas doutrinas e a mesma forma de governo da igreja, a autonomia, já existem, principalmente na Palestina, na Ásia Menor, na Inglaterra e outros locais.

2)no segundo século, entre os grupos e lugares já mencionados, inclusive Gales, surgem igrejas semelhantes na doutrina e na forma de governo, com características diferentes, como os Montanistas, os Novacianos, os Paterinos e outros.