Receita para destruir a identidade denominacional



Há   r  e c  e i t a  s   p a  r  a t odo s   o s   g o s t o s . Há receitas de bolos   c om  os  m a  i s variados sabores. Receitas de  tor  t a s   com mi s tur a  s  de diferentes ingredientes. Bem assim há fórmulas patenteadas, que asseguram aos seus autores o direito exclusivo de uso e comercialização. Ouvimos que determinado país quebrou a fórmula de determinado medicamento e passou a produzi-lo, mais em conta, para a população c  a r  e n t e .   A l g u n s  m i s t u r  am receitas com fórmulas e conseguem produzir bolo intragável. Difícil de ser digerido e até mesmo degustado. A mistura gera reações químicas desagradáveis e prejudiciais ao produto final, e às vezes mata o consumidor. Es te po r   su a  vez n ão   s abe dizer se é bolo, torta ou algum remédio amargo. Lê as contraindicações na bula e descobre que os efeitos colaterais são superiores ao que o medic amento  se propõe curar. Geram mais prejuízos do que a doença que se quer combater. Resultado: O doente morre. Não porque estava doente, mas por ingerir medicação errada, alimento contaminado, prescrito por pessoa incompetente.
O que ocorre no mundo industrial e comercial, com sua contínua guerra contra osprodutos importados e pirateados, a política governament a l   cor  roída  pel a  ma ldade dos atravessadores corruptos, ocorre também na vida religiosa e no compromisso que  se deve  a  uma   c aus a . A pirataria está presente em todos os segmentos, não só no comércio, mas na vida religiosa. Encontramos piratas em todos os lugares, inclusive nas igrejas do Senhor.
A Bíblia é clara ao recomendar a não mistura. Evitar os produtos híbridos ou de origem duvidosa. Moisés deixou claro aos filhos de Israel o cuidado com a agricultura saudável. Por ser uma sociedade agrícola, alguns princí-pios deveriam ser observados, Deuteronômio 22.9-10: “Não semearás a tua vinha de diferentes espécies de semente, para que não profane o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha. Com boi e com jumento não lavrarás”. Em palavras bem atuais se d i r i a :  C ad a   an ima l  no   seu estábulo. Cada semente no seu próprio solo ou o ditado popular: Cada macaco no seu galho. Não se questiona o valor da semente, tampouco a supremacia do jumento sobre o boi, se é que há, mas sim o respeito à espécie em si com suas características peculiares.
Com perda de identidade e  a bsor  ç  ã o dos  modi smos que passaram a interagir eintegrar a sociedade no final do século passado e início deste, estamos iniciando a colheita amarga da falta de i n t e g r i d a d e .   A p a r e c em  o s primeiros descontentamentos isolados, às vezes expressos em pequenas atitudes em forma de não cooperação. Em outros casos grupos tentam se arregimentar de forma tímida, tentando reagir à pressão da angústia imposta pelo sistema errado. O que parecia ser bênçãos em longo prazo se revela maldição j á   em   c u r t o   p r  a z o .   T o d o s s e n t e m   q u e   o   b a r c o   e s t á a v a r i a d o   e   f a z e n d o   á g u a . Mas encontrar a fissura que permite a entrada da água exige disposição, coragem, desprendimentos e sacrifício para repará-la. O contexto não permite uma ação mais agressiva. Todos querem salva  r  o ba  r  c o,   sem  per der   a c a r g a ,   e s q u e c i d o s   q u e   à s vezes precisamos perder a carga, o próprio barco e salvar as pessoas que são mais importantes. Atos 27.38-41 oferece-nos o modelo para salvar as pessoas que estão navegando no mar revolto da atualidade denominacional.
Uma pergunta inquieta: Por que chegamos a tal situação? Uma súmula simples é oferecida para responder como e porque se destrói uma igreja, uma denominação, uma causa.
E m   p r i m e i r o   l u g a r   l e v e as igrejas a receberem por aclamação (heresia eclesiol ó g i c a ) ,   p e s s o a s   o r  i u n d a s dos  m a  i s  va  r  i a dos  gr upos , i s t o   é ,   s em   d o u t r  i n á - l a s   e s u b m e t ê - l a s   a o   b a t i s m o . A   s eme n t e   d i f e r e n t e   c e d o corromperá o solo que a recebeu e uma igreja deixa de ser Batista no sentido exclus ivo  do   termo .  Sem b r iga , sem divisão, sem questionamentos, com a passividade da boa semente, perde a sua integr  ida de e o  joio dá  os seus frutos.
Em segundo consagre ao ministério candidatos oriundos  de di ferentes  denomin a ç õ e s ,   s e i t a s   o u   g r u p o s , sem a necessária avaliação e comprovação doutrinária. Entregue-lhe uma igreja, ou caso tenha curso de doutorado contrate-o como professor de uma instituição teológica. Ele terá o respaldo da cátedra para gerar e semear semente idêntica ao que crê.
Em terceiro estimule a abertura de “instituições” de ensino teológico em cada região, associação e grandes igrejas. Não importa que os professores não sejam qualificados o u   c  om p r  om e t i d o s   c  om   a denominação. Logo se terá toda a sementeira sem a seiva original.
Em quarto pegue as melhores instituições teológicas e submeta-as ao aval governamental. Submeta-se aos padrões exigidos pelo Estado e não aos exigidos pela Bíblia. Contrate professores pelos títulos, mesmo sendo ateus, e jamais pela fidelidade doutrinária. Conseguido o reconhecimento passe a se orgulhar disso, em detrimento à vida piedosa e à verdadeira voca-ção pastoral.
Em  q u i n t o   c o n v i d e   p a r a os Congressos, retiros e Assembleias, oradores de vida irregular, não comprometidos com a causa, que faça o povo rir, que conte piadas e n v o l v e n d o   o s   l í d e r e s   d a própria organização, e sem cor doutrinária. Dê-lhe um povo crédulo para ser corrompido e o resto virá com o   tempo .  Nó s ,  o s  b a t i s t a s , n o s   a s s eme l h am o s   c om  o povo da cidade Laís, Juízes 18.7-10,27, por não montar guarda à cidade, foi destruído pelos danitas. É fácil destruir um povo que não zela por sua segurança.
C o m  o   r  e s u l t a  d o   s e   t e r  á campo fértil para semear a c r í t i c a ,   a   d e s c o n f i a n ç a ,   o i n d i v i d u a l i sm o ,   a   n ã  o   c  ooper a ç ão ,  o  ma l  es t a r  n a s reuniões, líderes e liderados t r i s tes ,   igrej a s  es t agn ad a s , batistérios secos, salvos desanimados e uma denomina ç ão  sem per spec t iva  de f u t u r  o .  O   a  n t í d o t o   c  o n t r  a e s t e s  ma l e s ?  Um  g e n u í n o avivamento.
JULIO OLIvEIRA SANCHES
http://www.batistas.com/OJB_PDF/OJB_20.pdf