O Culto Batista nas Suas Origens

O estilo batista de culto tem mudado consideravelmente desde 1609. Os cultos dos primeiros batistas eram bem longos, às vezes com vários sermões. Nos primeiros tempos, não havia música ou canto. O registro mais antigo de uma celebração batista é de 1609, numa carta de Hughe and Anne Bromhead, que diz:
"A ordem do culto e do governo de nossa igreja é:
1- Nós começamos com uma oração. Depois, lemos um ou dois capítulos da Bíblia, damos o sentido e conferimos o mesmo. Isto feito, guardamos nossos livros e, depois de uma oração solene feita por uma orador, ele propõe algum texto da própria Escritura e prega sobre o mesmo pelo espaço de uma hora ou três quartos de uma hora".
"O exercício da manhã" - conclui a carta dos Bromhead - "começa às oito horas e continua até meio dia. O mesmo tipo de exercício é observado à tarde, das 2 às 5 horas ou 6 horas".
O primitivo culto batista era comprido e continha basicamente exposição bíblica. Não havia cântico. Os batistas davam grande valor à espontaneidade e à participação do auditório.
Por volta da década de 1670, algumas igrejas batistas cantavam os Salmos e cânticos compostos pelos crentes. Isto gerou controvérsias e muitas igrejas se dividiram para causa da "polêmica dos cânticos". Benjamin Keach, pastor em Londres, fazia sua igreja cantar um hino após a Ceia do Senhor. Logo depois, a igreja também cantava durante os cultos regulares. Em 1691, Keach publicou o primeiro hinário batista, "Spiritual Melody", uma coletânea de mais de 300 hinos.


Extraído.

Fonte: http://ahabah-amordedeus.blogspot.com/2009/07/o-culto-batista-nas-suas-origens.html

http://www.projetoamor.com/news.php?readmore=3115