Dúvida de Alguns: Deus é Homem ou Mulher?

A sociedade humana sempre veem com questionamentos, os mais absurdos possiveis.

Como esse: "Deus é homem ou é mulher"?

Certa vez ouvi de um postulante a Academia de Brasileira de Letras, uma outra pergunta, igualmente especulativa: Será que Deus não é negro?. Sabemos que o ser humano é a imagem e semelhança de Deus. Mas a quem ele se assemelha mais: ao homem ou a mulher? Ele parece mais com o homem ou com a mulher? Temos em João 4:24 a resposta: Deus é espirito. E por ser espirito não pode ser nem homem e nem mulher. Portanto, não podemos entender diferença de sexo em Deus. Entretanto, há uma semelhança entre os atos do homem e da mulher em relação aos atos divinos. Deus pode fazer o papel de ambos: ser pai e ser mãe. A presença de Deus na vida humana não tem em conta a sexualidade e sim sua intima relação com o homem e com a mulher. Sempre entendemos que as Escrituras Sagradas coloca Deus como do sexo masculino. Quanto ao homem Deus é semelhante na figura do pai, como protetor e provedor da familia. Desde a criação é Deus quem nos
ensina, educa e provê. Comparativamente à mulher, Deus é quem nos dá vida. A mulher quando está para dar a luz sente alegria por ter vindo ao mundo uma criança. Deus, se alegra por uma alma que se arrepende. Neste ponto também Deus se assemelha a mulher. Não fisicamente. Mas intimamente. Deus é infinitamente perfeito. O homem e a mulher quando unidos a Deus traz a semelhança e o perfil do pai eterno. Como provedores da familia, homem e mulher identificam-se com Deus, porque é do instinto materno e paterno os cuidados com os seus. Assim é Deus. Só o pecado pode trazer dificuldades à essencia desta provisão. Quando marido e mulher não se entendem quebram a originalidade divina que os criou para ser semelhantes a Ele. Por a isso, as Escrituras tanto no Velho como no Novo Testamento adverte: "O que Deus uniu não separe o homem". Portanto, a resposta a pergunta esta com o homem e com a mulher. Deus é o homem ou é mulher? Ele
será homem e será mulher se ambos resgatarem o principio para os quais Ele foram criados.

Em síntese:

Quanto a sua natureza divina Deus é assexuado. É puro.

Quanto a natureza humana, Deus é, intimamente, homem e mulher. Como protetor e provedor.




29 abr 2009 10:50


Calma, sem militarismo. Estamos em um Estado democrático!

Seu zelo é o mesmo que meu o meu. Lamento que não me tenha entendido. Fiz alusão até mesmo às Escrituras Sagradas.. Agora sou eu quem contesta suas afirmações. O irmão pergunta como posso afirmar que Deus é espirito? A própria Biblia assim o diz em João 4:24 - "Deus é espirito". Lei o texto todo por favor.

Mas algo deu errado na interpretação que o irmão fez do meu texto, porque até certo ponto parece que falamos a mesma lingua mas de modo diferente. Não irei me desgastar e nem desgatá-lo. Se o irmão é fiel dou graças a Deus por isso, porque também o sou. Não sou defensor do ministério feminino se é isto que também lhe preocupou e assim como da maçonaria.

No mais, fiquemos na paz. Não sou orgulhoso em revisar possiveis desvios do meu modo de pensar. Vou ler suas advertencias com carinho para ver se errei mesmo na interpretação de minhas idéias.



29 de Abril de 2009 10:54:40


Quando leio um texto como este eu fico realmente estupefato!
Quem somos nós, míseros pecadores que só pela graça pudemos alcançar salvação, para tão confiadamente querermos definir a natureza de Deus e seus atributos mais sublimes?
Basta nossa opinião ou nossa conclusão para decretarmos que Deus é homem, é mulher, é ambos ou é assexuado?
Em primeiro lugar é preciso notar que sexo, no sentido de gênero, não apenas uma questão de genitália.
Em praticamente toda linguagem humana é normal atribuir gênero masculino ou gênero feminino a objetos materiais e a objetos abstratos e subjetivos quando, por exemplo, nos referimos a “o lago”, “a pedra”, “o amor” ou a “a bondade”.
Digamos que tenhamos diante de nós uma pedra e coubesse a nós definir se devemos chamá-la de “a pedra” ou de “o pedra”. Por exemplo, falamos “o sangue”, masculino, mas em espanhol se fala “la sangre”, feminino portanto.
Agora, diante da sublime pessoa e natureza divina como nos referiríamos?
Chamaríamos de “o Deus”, “a Deus” ou “a deusa” ou simplesmente chegaríamos a brilhante conclusão de que Ele-Ela é neutro e portanto tanto faz ou cada um o imagina como melhor lhe convier?

Que Deus livre a mim, meus filhos, meu irmãos, meus amigos de cair em tamanha presunção e tolice.. Voltemos à Revelação Divina, voltemos às palavras do profetas e apóstolos, voltemos a Escritura Santa, Sagrada, de valor e de verdade eterna.
O que a Escritura nos ensina e o que devemos em humildade aprender com a Escritura?

A Escritura nos revela que Deus é “Ele” e diretamente o chama de “Homem” e de “Varão”. Deus é viril, varonil, ativo e poderoso Criador e não é fêmea pois a fêmea vem do varão e Deus não veio de nenhum outro. Deus até mesmo é chamado várias vezes de O Marido, marido de seu povo santo, os remidos no sangue do Cordeiro.
Eu poderia citar aqui todos os versos que comprovam isto mas prefiro recomendar que quem se interessar por entender este assunto simplesmente volte para as Escrituras, leiam, meditem, orem e aprendam da Sua sabedoria.

Paz!




29 de abril de 2009 11:26




Caro Alexandre:

Explique-se melhor. Em que sentido ficou estupefato? Na especulação popular ou com o meu texto?. Se foi com o meu texto digo que não seria néscio em cometer uma heresia, até mesmo hedionda, em atribuir a Deus como mesma essencia de uma mulher ou de um homem no sentido genérico. Tanto é verdade, que eu afirmo: Deus é espirito não está em hipótese alguma ligado à matéria. Mas assim como um pai e uma mãe cuida do seus Ele cuida de nós. Só neste sentido e nada mais. Minha reflexão está justamente embasada nisto e responder os absurdos dos que querem fazer do nosso Deus, um Deus humano, fraco e fragilizado até mesmo em sua transcendencia. Divino.





29 de Abril de 2009 12:34:26



Fico estupefato com as idéias tuas e como as tuas que confiam mais em suas próprias conclusões, fracas e fragilizadas do que na revelação divina.
Crê você que Deus Todo Poderoso se revelou a homens que foram inspirados e escreveram e legaram para nós o Livro Sagrado ou para você a Bíblia é capricho da história e coleção de mitos?
Se você crê nas Escrituras então você deveria rejeitar tuas conclusões e afirmações sem prova alguma e pura e simplesmente crer, descansar e confiar no texto das Escrituras onde de Gênesis a Apocalipse Deus a sim mesmo se revela ao homem como Criador, como Pai, como Senhor, como Rei e como um ser Masculino, masculino em absolutamente todos os seus atributos, perfeito do qual o homem é imagem e semelhança.

Note que temos duas opiniões diferentes a minha e a tua.
A tua opinião se baseia em teu suposto conhecimento sobre o que seja “espírito” porque você diz que sendo Deus espírito Deus não pode ser masculino.
Mas eu te pergunto: como sabe você o que é um espírito se você nunca viu um espírito e se não existe absolutamente nenhum órgão, aparelho ou tecnologia terrena capaz de ver, ouvir ou analisar um espírito? Ou seja, se espírito é algo totalmente imaterial e nós humanos só conseguimos nos relacionar diretamente e comprovar coisas materiais como você poderia ter prova ou certeza de que Deus não pode ser espírito e ser masculino?

A minha opinião se baseia nas Escrituras porquanto as Escrituras de Gênesis a Apocalipse revelam Deus como masculino.

E então, você acha mesmo que eu deveria rejeitar o que a Bíblia diz? Sim, esta opinião tua de que Deus é neutro e não é masculino concorda com pensamentos obscuros e com a sabedoria secular de filósofos desde os gregos mas concorda com a Bíblia? Sim a afirmação de que Deus é homem e mulher concorda com idéias e ensinos paganismo indiano e de seus filhos espiritualistas contemporâneos indo também bem ao gosto dos e das feministas, mas concorda com a Bíblia?

Paz!




29 abr 2009 17:58 *A propósito de toda especulação humana que se possam fazer a respeito de Deus, sabe-se que Deus é mysterium tremendum. O homem, em seu atual estado de inteligencia, não tem podido dizer muito sobre Deus, senão em sentido antropomórfico. Não podemos saber quão aproximada é a nossa terminologia da realidade de Deus; e no presente, não há como evitar o uso dessa linguagem. Portanto, não deveríamos, por tolo orgulho, pensar que temos dito qualquer coisa grandiosa sobre Deus. Se, por enquanto, nem podemos descrever a matéria, porque o átomo continua sendo uma entidade misteriosa, apesar dos avanços da ciência, quanto mais é correto, afirmarmos a mesma coisa sobre o espirito que é muito mais misterioso. Nosso conhecimento a respeito é muito mais fraco! Obtemos bem melhor sucesso quando falamos sobre as obras e a providência de Deus, especialmente quando elas são vistas à luz da missão de Cristo. Porém, quando se trata de tentativa de descrever a natureza e os atributos de Deus, falhamos para todos os efeitos práticos.* ** *Conceitos de Deus* ** *Deus é um ser pessoal e não alguma força cósmica impessoal. Deus é um ser inteligente; e podemos saber algo a seu respeito mediante o exame do ser humano, - que foi criado à sua imagem. Mais perfeitamente ainda, podemos saber sobre Deus através do Senhor Jesus Cristo, que refletiu a sua glória. Deus, é Espirito, no que faz contraste com a matéria, ainda que não saibamos no que consiste um espirito, exceto que não pode ser compreendido em termos das coisas materiais. Além disso, Deus possui natureza emocional. Deus tem vontade e razão, de uma maneira infinita, ainda que, até certo ponto, o homem seja um reflexo dessas verdades, possuindo tais propriedades mais ou menos da mesma maneira que Deus as possui, posto que em grau muito menor. Por conseguinte, somos levados à conclusão de que Deus não é alguma força cósmica, remota, impessoal, sem qualquer consciência da existencia do homem. Pelo contrário, é um ser vivo que tem todo o conhecimento dos homens, que os guia, que os castiga ou galardoa, segundo as suas ações e que determina os eventos e o destino de cada ser humano. * ** *Portanto, é absurdo atribuir a Deus, uma natureza humana a ponto de afirmarmos ser possuido da matéria: homem/mulher, pois somente Jesus adquiriu tal estágio, e conheceu de perto as aflições de ambos, quando aqui esteve. Ele possui (assim como o homem e a mulher) emoções. Tem vontade e razão iguais aos homens de maior ou menor grau. Ele é ser vivo que conhece o homem (mulher) em seu todo, os guias, castiga e lhe concede bênçãos sem limites. Somente neste sentido que podemos entender Deus como semelhante ao homem ou a mulher. É verdade, que não podemos descrever em palavras o sentido do termo "Deus é espirito", devido estar envolto em mistério. Sabe-se que as Escrituras foi escrita na primeira pessoa do singular e no sexo masculino. Isto tem sido alvo de inúmeros questionamentos, e, especialmente do movimento feminista que quer ver nisso uma válvula da escape da ação patriarcal dos judeus ao excluirem as mulheres das tarefas ministeriais. Tenho para mim, que mesmo que queiram colocar tal afirmativa não pode servir de base para favorecer tais argumentos. Vejo, sim, claramente, uma trativa igualitária entre o homem e a mulher nas Escrituras; entretanto, creio que ao homem foi confiado a responsabilidade do sacerdocio do lar e da igreja. Para mim, soa muito estranho a mulher/pastora assumir um sacerdócio que só foi confiado ao homem.* ** *Portanto, a minha tentativa em responder os absurdos abaixo, está o que acima creio. Portanto, entendo que quando as Escrituras coloca terminologias masculinas ao se referir a Deus, é fruto das Escrituras ter sido escrita no masculino, pois como foi dito, é próprio darmos designações masculinas e femininas a objetos, coisas e a nomes próprios.* * * *Não devemos usar do subterfugio das pastoras e querermos dar força de expressão ao termo homem/Deus, a fim de fazer valer tese contrária, pois estaríamos incorrendo no mesmo erro.*