Princípio Batista da Bíblia como Regra de Fé e Prática



Para nós ,os crentes batistas, a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, não é um
livro de literatura, é sim, um livro sagrado, escrito por homens de Deus, idôneos e livres de qualquer suspeita, todos com experiência pessoal com o
Senhor, fato este que os capacitou a, sob a inspiração do Espírito Santo, escrever este livro de autenticidade incontestavel.

Diferentes dos demais evangélicos que de uma forma ou de outra, se prendem a sínodos ou credos, nós os batistas ,tambem diferentes dos adéptos da igreja romana, que colocam toda a tradição da igreja lado a lado com a Bíblia, temos na Palavra de Deus, esteiados, todos os fundamentos da nossa fé, pois, até nossas doutrinas, são amparadas pelos ensinos da Biblia.

Quando desejamos dirimir qualquer dúvida doutrinária ou básica de nossa Fé,de imediato recorremos a Palavra, especialmente , ao Novo Testamento, fato este que evita, de recorrermos a qualquer autoridade eclesiástica para firmar o nosso pensamento e entendimento. É no Novo Testamento onde encontramos ,toda a base do que afirmamos no tocante a doutrinas e principios e, nossa própria confissão de fé. Na Bíblia Sagrada não existem incertezas.

Muito diferente da tradição proclamada e aceita pela igreja romana e, por alguns grupos evangélicos que possuem certos dógmas, e obedecem as decisões oriundas de concílios ou sínodos, nós os batistas sabemos que existe incerteza na tradição, além do que, é a tradição tambem efêmera,todavia a Palavra de Deus é permanente, para sempre, "passarão os céus e a terra, mas... as minhas palavras não haverão de passar."

Jesus Cristo sabia perfeitamente do valor e do peso da Palavra do Senhor, quando Ele disse, em Mateus 22:29 -"Errais não conhecendo as Escrituras nem o Poder de Deus..." Para os Batistas, em matéria de religião ,a Biblia é única autoridade , é o prumo,é abússola, para que possamos estabelecer a partir dela, dos seus escritos, o norte, a direção, para todo o nosso sistema eclesiástico e doutrinário.

Quando Jesus Cristo fez a afirmativa acima para os saduceus, porque tentavam dar explicações a respeito da ressurreição, o Mestre já sabia perfeitamente que no decurso dos anos os erros haveriam de ser multiplicados, porque muitos teriam em suas mãos este livro, fechado,sem uso, sem ser manuseado, os ensinamentos da Biblia são tão atuais e eternos que a mesma expressão pronunciada por Jesus, continua válida e atual.

Este Livro Santo que é para nós batistas , a unica regra de fé e prática, continua testemunhando do Senhor Jesus, de sua graça ,do seu poder salvador, e, muitos deslizes , a maioria dos erros cometidos que a cada dia se multiplicam , são o resultado do fato de não se ler a Palavra de Deus,lamentavelmente, a Biblia tem estado fechada em muitos lares. No evangelho de João 5:39 diz: "Examinais as Escrituras Sagradas,porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim..."

Em II Pedro 1: 20, o apóstolo nos garante o seguinte: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação..." É por isso, que nenhuma autoridade religiosa, por mais importante que seja, por mais ilustrada e douta, pode tomar o lugar da autoridade que a Bíblia Sagrada tem e representa para nós.


Pastor Isaias Lins -
Igreja Batista dos Mares-Salvador/Ba.
http://www.projetoamor.com/news.php?readmore=1739