Os que Causam Perturbações nas Igrejas - Pr.Dinelcir de Souza Lima

Gálatas 5:7-12

As igrejas da Galácia caíram da fé em Jesus Cristo, pararam a carreira cristã. Foram insensatos e ficaram fascinados com ensinamentos falsos. Foi um desastre total para o evangelho naquela região. Os da carne lutaram contra os do Espírito (4.29) e venceram. Pessoas carnais, do seio da igreja, com suas argumentações e ensinamentos falsos haviam impedido os crentes de obedecerem à verdade.


Esta situação de luta de pessoas carnais contra a igreja de Cristo não foi uma realidade somente nas igrejas da Galácia no passado, mas tem sido quase que uma constante em todas as igrejas de Cristo através dos tempos e está bem presente entre nós. Sempre existem pessoas carnais dentro das igrejas que causam grande perturbação (v. 12 – a palavra utilizada é tarasso que significa agitar, sacudir, causar uma comoção interna, tirar a paz, pertubar a tranqüilidade) com seus comportamentos, com suas palavras maliciosas, com seus ensinamentos falsos. Pessoas que fazem com que as igrejas deixem a verdade e, consequentemente, se tornem igrejas mundanizadas, cheias de dissensões e inoperantes na pregação do evangelho.


Neste texto o apóstolo Paulo fala sobre estas pessoas, suas atitudes, resultado das suas atitudes e de como devem ser tratados na igreja.

I. OS QUE CAUSAM PERTURBAÇÃO CRIAM IMPEDIMENTOS PARA A OBEDIÊNCIA À VERDADE – v. 7.



Veremos adiante que a paz e a alegria fazem parte do fruto do Espírito. Logicamente a inquietação, as brigas, as dissensões, são obras da carne. Isto significa que pessoas que causam inquietação nas igrejas não agem, de maneira alguma, pelo Espírito Santo e, por isso, sempre criarão impedimentos para a obediência à verdade. A verdade causa incômodo a quem é carnal e, ao invés de se arrependerem e obedecerem à verdade, ficam a criar impedimentos para que a igreja de Cristo também não obedeça à verdade.



Jesus ensinou que “todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” Está claro, não precisa de grandes esforços para a compreensão do que ele ensinou. Se a pessoa rejeita a verdade não vem para a luz, ela odeia a luz. Ora, estar em uma igreja que brilha com a luz de Cristo incomoda quem está na igreja mas odeia a luz e, então, a pessoa trabalha para que a igreja deixe de brilhar e seja invadida pelas trevas do mundo.


Como aconteceu em diversas igrejas de uma região, acontece hoje também. Pessoas não se empenham somente em apagar a luz de uma igreja, mas se empenham em apagar a luz de todas as igrejas de Cristo, se empenham em impedir que as igrejas obedeçam à verdade.


Como seriam estes impedimentos? Difícil definir todos os elementos de impedimento, mas, como os que estão na igreja naturalmente buscam estar na verdade de Deus, de alguma maneira sempre, existirá a apresentação de uma falsa verdade que crie uma fascinação nos crentes (3.1). A serpente causou grande inquietação no seio da humanidade criando impedimentos para que o homem não obedecesse à verdade. Os impedimentos foram palavras falsas de uma verdade falsa (Gn 3.1-6).


II. OS QUE CAUSAM PERTURBAÇÃO TÊM PODER DE PERSUASÃO – v. 8



O impedimento de obediência à verdade aconteceu através da persuasão, da utilização de palavras que fazem uma pessoa ter fé, que fazem uma pessoa crer (peismone). Mas uma persuasão que não veio de Cristo, daquele que havia chamado os crentes à salvação. Uma persuasão que levou a uma fé falsa.



Por que conseguiram persuadir de maneira a levar as igrejas à inquietação? Porque tinham um poder de persuasão. Um poder de utilizar as palavras, um poder de fazer com que palavras de falsidade parecessem verdadeiras, um poder de fazer com que suas palavras levassem os crentes a uma avaliação errada do que seria a verdade realmente.


Satanás tem este poder de persuasão. Ele caiu e levou grande parte dos seres celestiais à queda juntamente com ele. Ele caiu e levou o homem a cair também. Ele utilizou a serpente, ser astuto, com poder de persuasão, e continua utilizando pessoas astutas que desrespeitam a Palavra de Deus, que às vezes até a utilizam, como Satanás utilizou na tentação de Cristo (Mt 4.6).


Hoje existem pessoas com este poder maligno e, por se multiplicar a iniquidade, existem muitas pessoas a serviço do inimigo. E não existem somente lá fora. Existem dentro das igrejas, misturados com o povo, como o joio está misturado com o trigo. Eles conseguem continuar persuadindo porque usam palavras mentirosas que parecem verdadeiras e porque usam os desejos dos sentidos daqueles que são enganados.


Como vencer esta persuasão maligna e ficar com as palavras de ensino verdadeiro? Conhecendo a verdade de Cristo e obedecendo-a custe o que custar.

III. OS QUE CAUSAM PERTURBAÇÃO PRECISAM TER A ATUAÇÃO ANULADA – v. 9-12



O apóstolo Paulo havia pregado o evangelho da graça de Cristo, da salvação pelo sacrifício de Cristo aos da Galácia. Por isso confiava que eram crentes em Cristo realmente. Por isso manifesta a sua confiança neles de que, no Senhor, de que não teriam nenhum outro entendimento (phroneo), nenhum outro sentimento a não ser o de que haviam sido libertados por Cristo e que não poderiam se deixar circuncidar, buscando uma auto-justificação através da lei. Não teriam outro pensamento a não ser o de obediência à verdade.



No entanto, não bastava se firmarem na verdade mantendo comunhão com quem causava tanto mal à igreja, tanta inquietação por causa do afastamento e desobediência à verdade. O fermento continuaria levedando a massa fazendo com que o mal estivesse sempre crescendo e agindo dentro das igrejas (v. 9). Por isso o apóstolo primeiramente alerta para os efeitos perniciosos da presença do perturbador; depois anuncia o que aconteceria com o perturbador e, depois, diz o que a igreja deveria fazer com ele.


1. Os que perturbam a igreja são como o fermento que leveda a massa (v.9). Às vezes os inquietadores, os que impedem a obediência à verdade, os que causam dissensões e heresias são poucos ou utilizam poucas palavras, mas conseguem levar consigo igrejas inteiras, levando-as ao enfraquecimento e à queda. As palavras malignas, as palavras enganosas, mentirosas, nunca são inofensivas. Podem até parecer, mas o mal que produzem é imenso e indescritível. Provocam verdadeiros desastres nas igrejas de Cristo. Não é isto que Tiago ensina? “Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.” (Tiago 3:5). O trabalho de alguns levou o apóstolo à surpresa de ver todas as igrejas caídas. As poucas palavras da serpente levaram toda a humanidade à perdição, ao desastre mais terrível que poderia alcançar toda a humanidade em todos os lugares e em todos os tempos. Os que causam perturbação, por menos que pareçam atuar, por menores que pareçam ser, por mais que tenham aparência de bondade e humildade, sempre agem como o epicentro de uma grande hecatombe, ou como uma pequena pedra que é lançada em águas tranqüilas e vai criando ondas que se propagam em grandes extensões.



2. Os que perturbam a igreja sofrerão condenação (v. 10). Se é verdade que exercem ação maligna de grande propagação, também é verdade que fatalmente sofrerão condenação. Mas não sofrerão como se fossem injustiçados. Por isso o apóstolo afirma: “seja ele quem for.” As aparências de boas intenções, de religiosidade sincera, não impedem nem impedirão que sofram condenação. Não sofrerão como injustiçados porque a condenação sofrida será por culpa deles próprios. A palavra utilizada pelo apóstolo que foi traduzida por sofrer é bastazo que tem como significado pegar com as próprias mãos e colocar sobre si mesmo. Ou seja, os que perturbam uma igreja de Cristo tomam para si próprios o sofrimento da condenação. E, por que o apóstolo Paulo alertaria isto às igrejas? Certamente preparando para a exortação que vem a seguir e para que os crentes não se deixem enganar com os que estão tomando sobre si um grande sofrimento. Este é um meio de anular a ação deles: separar-se daqueles que estão no caminho da condenação.



3. Os que perturbam a igreja de Cristo precisam ser cortados (v.12). O que se deve fazer com os que causam inquietação, para que não sejam mais como o fermento levedando toda a massa? Devem ser cortados do seio da igreja, da convivência com os irmãos. Não podemos ser mais reais do que o Rei. Deus, com seu imenso amor à sua criatura, haverá segar os pecadores e lançar no lagar da sua ira. O apóstolo Paulo, servo de Cristo que dedicou a sua vida às igrejas de Cristo, pediu aos crentes da Galácia que cortassem os inquietadores do seio das igrejas. A massa só deixa de sofrer os efeitos do fermento se estiver sem fermento. Enquanto um pouco de fermento estiver na massa está sempre fermentando a discórdia, as dissensões, as inquietações. O mal tem que ser cortado pela raiz, sob pena de as igrejas continuarem se afundando nas dissensões, no mundanismo e nas heresias. Tem que ser cortado sem problemas de consciência, pois foram os próprios perturbadores que trouxeram sobre si a condenação.




CONCLUINDO
1. A igreja de Cristo é a luz do mundo e o sal da terra. Uma igreja precisa brilhar e brilhará sempre com a luz de Cristo. Deixar de viver conforme Cristo ordenou, deixar de ter as características bíblicas de uma igreja de Cristo, é deixar que as trevas invadam a igreja. Saberemos o que é impedimento para obedecermos à verdade, para brilharmos com a luz de Cristo, quando qualquer palavra que nos for apresentada não estiver de acordo com TODOS os ensinamentos de Cristo.



2. Infelizmente o pecado sempre fascina o homem. Porque ainda estamos neste mundo e vivermos na carne, pode nos fascinar também. Palavras fascinantes distanciadas dos ensinamentos bíblicos devem ser rejeitadas por nós. Atos que dizem ser de culto a Deus que podem ser fascinantes, mas que são contrários ou ausentes na Bíblia, devem ser rejeitados. Mundanismos que nos são apresentados, por mais fascinantes que sejam, devem ser rejeitados também.



3. Pessoas que se utilizam de atrativos pessoais, de bens que possuem, de palavras agradáveis bonitas e atraentes, mas que se posicionam e querem nos levar a um posicionamento diferente do que aprendemos de Cristo através da pregação da Palavra, da leitura bíblica, devem ser afastadas das possibilidades de nos persuadirem. Se estiverem nas rádios e televisões, podemos não ouvi-las; se estiverem presentes, podemos nos afastar ou ignorá-las quando tentam nos persuadir. Mas, acima de tudo, devemos nos firmar nos ensinamentos de Jesus.

[Batistas Tradicionais] OS QUE CAUSAM PERTURBAÇÃO NAS IGREJAS DE CRISTO