Racha Evangélico - Jesse Campos


"Apóstolos", "bispos" e "pastores" viraram símbolos de corrupção. Os famosos frequentam os noticiários por causa de exploração financeira do povo, lavagem de dinheiro, politicagem e outras coisas. E também por aí se espalham as versões sem projeção dessas lideranças. É lamentável que isso já nem escandalize mais. Absurdamente, esses líderes religiosos não são disciplinados pelas suas igrejas, continuando eles nas suas funções. A verdade é que a disciplina não acontece porque geralmente esses líderes são "donos" de suas igrejas. E, como esses líderes carregam o nome de " evangélico", o movimento evangélico todo ficou associado a essa miséria. A digna identificação de "evangélico" foi arrastada para essa enxurrada sórdida. Infelizmente os fatos que arrebentaram a imagem de "evangélico" têm fundamento. A carapuça serve.

Em 1653, em uma carta, o Padre Vieira, diferindo da estrutura então vigente, já denunciava a corrupção sistêmica do Brasil. Oportunismo e exploração foram motivos impactantes no "descobrimento" em 1500, bem como foram vícios da colonização brasileira. A cultura brasileira é historicamente corrupta. Porém, se o ideário do brasileiro precisa de transformação, ela não virá desse "movimento evangélico" que se espalha rapidamente. O movimento evangélico incorporou o ideário e jeito de navegar brasileiro.

É hora de se fazer uma distinção no universo "evangélico". Uma ruptura é necessária. Nos meados do século XIX, aportaram no Brasil os primeiros missionários do movimento evangélico - movimento Cristão com raízes na Reforma do século XVI na Europa. O movimento evangélico se inicia por causa de um redescobrir da mensagem apostólica, ensinada pela Bíblia. Por isso, o movimento evangélico original, sempre baseado na Bíblia, anuncia a reconciliação com Deus através do perdão gratuito e exaustivo disponível a todo pecador arrependido. Esse perdão é viabilizado pela morte de Cristo na cruz, q ue nela tomou sobre si a condenação do ser humano. Essa morte substitutiva, que possibilita o perdão, leva o arrependido, pela fé, a se identificar com a morte de Cristo. Por isso, esse perdão é radicalmente transformador. O arrependido morre com Cristo crucificado e, pelo poder do Cristo ressurreto, nasce para uma nova vida. É um romper com o pecado e o iniciar de um viver para a glória de Deus, em atos e palavras. Assim, a mensagem evangélica original é essencialmente a mensagem da "cruz".

Nessa proposta evangélica original, de uma vida moral transformada, o relacionamento com Deus é de obediência, mesmo diante do prejuízo, e nunca movido por barganhas e conveniências. Cultos são momentos de adoração, ensino da Palavra de Deus e quebrantamento. Não há espaço para manipulações de massa e malabarismos milagreiros. Igrejas não têm "donos". Com transparência se presta conta de tudo às comunidades das Igrejas, especialmente daquilo que se relaciona as finanças. O estrelismo "gospel" é fenômeno espúrio. E, no movimento evangélico original, quem erra é disciplinado. Com ess a mensagem e prática, o evangélico do primeiro século evangélico do Brasil tinha credibilidade, mesmo quando alvo de chacota.

Porém, os campos de trigo do Senhor foram invadidos pelo joio. O trigo ainda existe, mas é minoritário. Para se encontrar o trigo é preciso procurar com cuidado. O joio dominou. Descontadas as exceções, a maior parte das igrejas e seus líderes, de três décadas para cá, se "abrasileiraram". Negociar com Deus se tornou o cerne da nova mensagem. A fixação é na busca de poder que manipule o "mundo espiritual". Vende-se um Deus de soluções instantâneas a serviço das conveniências humanas. Oferecem uma psicologia pop travestida de "evangelho", na qual o massagear do ego e o "sentir-se be m" são o foco. Cultos viraram shows, meras experiências sentimentalistas e injeção de otimismo disfarçado de "fé cristã". Comumente, há um uso da Bíblia que trucida a teologia e interpretação bíblica. Não se fala na incomoda mensagem centrada no arrependimento e transformação moral. Foi abandonada a "cruz de Cristo". Agora, seguir a Cristo é motivado por "vantagens".

Se a mensagem evangélica original, falando da transformação moral pela "cruz", é péssima para se fazer marketing, especialmente de mídia, portanto, improdutiva para lucro, a "nova mensagem evangélica" é excelente para o marketing, especialmente o midiático. Deus, vendido como conveniência humana, produz um retorno financeiro fantástico. Arrecadar fundos e expandir o império são motivações dominantes. E de nada se presta contas às comunidades dessas igrejas midiáticas. Seus líderes desejam usufruir das "vantagens" do poder político. Igrejas viraram currais eleitorais. Tudo virou um g rande negócio regido privadamente por "donos". Esse quadro é um campo propício para falsidade cristã, corrupção e jogo com o poder político. O resultado é que, em geral, não é recomendável se confiar em "evangélico", como se fazia no passado.

Mas o trigo ainda existe. Há pessoas e Igrejas evangélicas fiéis à mensagem bíblica. Porém, isso se restringe a uma minoria. E essa Igreja evangélica, verdadeira e minoritária, já se recusa a ser incluída nesse universo "evangélico". Igrejas, como a qual pertenço, diferem totalmente desse movimento e igrejas que tomaram conta do cenário. O abismo está instalado. Há uma distinção entre igrejas e igrejas. Se o que está dominando é o que se entende ser "evangélico", então minha Igreja não é "evangélica" (lamentavelmente usurparam o nome dos fiéis a história-mensagem evangélica) . Minha Igreja em nada coaduna com esse novo modelo de "evangélico". Entretanto, quem conhece e examina, sabe distinguir entre o joio e o trigo.

Fonte: http://www.igbatista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=536&Itemid=66

http://www.projetoamor.com/news.php?readmore=4134