Sobre o Judaísmo

1.            ALGUNS JUDEUS AINDA ESPERAM A CHEGADA DO MESSIAS. NÃO RECONHECEM JESUS CRISTO COMO O MESSIAS. TEM POR BASE, DE NOSSA BÍBLIA SAGRADA, APENAS O ANTIGO TESTAMENTO, A TORÁ. NÃO ACREDITAM QUE AS PROFECIAS MESSIÂNICAS SE CUMPRIRAM.

2.            OS JUDEUS ORTODOXOS CONTINUAM AGUARDANDO A VINDA DE UM MESSIAS, SOB A FORMA DE PESSOA, QUE AO CHEGAR NA TERRA OPERARÁ MUITOS MILAGRES: OS CEGOS ENXERGARÃO, OS SURDOS OUVIRÃO, OS PARALÍTICOS ANDARÃO, OS MORTOS RESSUSCITARÃO... (EI, ISSO JÁ ACONTECEU! ESTÁ TUDO NO NOVO TESTAMENTO!).


3.            PARA OS JUDEUS LIBERAIS A REDENÇÃO FUTURA NÃO SERÁ OBRA DE UM ÚNICO HOMEM, MAS SIM, RESULTADO DE UM ÁRDUO ESFORÇO POR PARTE DE TODOS OS HOMENS. DIZEM QUE: "SOMENTE QUANDO APRENDERMOS A RESPEITAR NOSSAS DIFERENÇAS E ELIMINAR NOSSAS DIVISÕES, SOMENTE QUANDO OS SERES HUMANOS SE DEREM AS MÃOS EM BUSCA DE ALGO MAIOR, PODERÁ CHEGAR UMA ERA MESSIÂNICA NA QUAL REINARÃO O AMOR, A FRATERNIDADE, A JUSTIÇA E A PAZ" (TEORIA SEMELHANTE À DOS DEFENSORES DA ‘NOVA ERA’). ALGUNS JUDEUS PARTICIPAM ATÉ DE MOVIMENTOS ECUMÊNICOS.

4.            OS JUDEUS NÃO ACEITAM JESUS COMO "FILHO DE DEUS", POIS SEGUNDO ELES, TODOS NÓS SOMOS FILHOS DE DEUS E TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS PERANTE A DEUS, NENHUM MORTAL PODE PRETENDER A DIVINDADE. POR EXEMPLO: MOISÉS, QUE PARA ELES É O MESTRE, ERA O "HOMEM-MOISÉS". NO ENTANTO, A BÍBLIA ENSINA QUE JESUS E DEUS ERAM UM SÓ (JO 10.30). JESUS DISSE: "QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI" (JO 14.9).


5.            O CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS DESCRITAS ACERCA DE JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO SÃO EVIDÊNCIA DA VERACIDADE DO NOVO TESTAMENTO. POR EXEMPLO, ENCONTRAMOS ESCRITO NO ANTIGO TESTAMENTO QUE: O MESSIAS NASCERIA EM BELÉM (MQ 5.2), DE UMA VIRGEM (IS 7.14), SERIA O PRÓPRIO DEUS (IS 7.14 E 9.6), ELE VIRIA PARA SALVAR E CURAR (IS 35.4-5), ENTRARIA EM JERUSALÉM MONTADO NUM JUMENTO (ZC 9.9), SERIA TRAÍDO POR UM AMIGO (SL 41.9), VENDIDO POR 30 MOEDAS DE PRATA (ZC 11.12), SERIA JULGADO E EXECUTADO NÃO POR MALES QUE HOUVESSE FEITO, E MORRERIA EM FAVOR DE OUTROS (IS 50.6 E 53.1-12), SERIA ELEVADO AO CÉU PARA SE SENTAR À DIREITA DE DEUS (SL 110.1), QUE ELE VOLTARÁ (ZC 12.10), E MUITAS OUTRAS PASSAGENS.

6.            EMBORA A REENCARNAÇÃO NÃO SEJA MENCIONADA NA BÍBLIA, NEM NA LITERATURA RABÍNICA, OS JUDEUS CABALISTAS, MÍSTICOS JUDEUS, CRÊEM NA REENCARNAÇÃO. EXISTEM ORAÇÕES ENTRE ELES QUE PEDEM NÃO SÓ O PERDÃO DIVINO PARA OS PECADOS COMETIDOS NESSA VIDA, COMO TAMBÉM NAS VIDAS ANTERIORES...