Porque não sou Católico
1. PORQUE A IGREJA ROMANA SE AUTO-DENOMINA COMO A IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO, LEGÍTIMA SUCESSORA APOSTÓLICA DA IGREJA PRIMITIVA E "ENRIQUECIDA DE TODA A VERDADE REVELADA POR DEUS E DE TODOS OS INSTRUMENTOS DE GRAÇA" CONFORME DECLARAÇÃO DE SEU CONCÍLIO VATICANO II (1962/65). DE FATO, ATÉ O ANO 196, A IGREJA CATÓLICA NÃO ACEITAVA NENHUMA DOUTRINA ANTI-BÍBLICA, PORÉM A PARTIR DESTA DATA FOI INCORPORANDO TRADIÇÕES E COSTUMES INCOERENTES COM A PALAVRA DE DEUS. A IGREJA CATÓLICA QUE CONHECEMOS HOJE NÃO É NEM SOMBRA DO QUE FOI NO INÍCIO. DISSE JESUS AOS FARISEUS: "JEITOSAMENTE REJEITAIS O MANDAMENTO DE DEUS PARA GUARDARDES A VOSSA PRÓPRIA TRADIÇÃO" (MC 7:9).
2. PORQUE A IGREJA CATÓLICA AFIRMA QUE JESUS APLICA A SALVAÇÃO SOMENTE ATRAVÉS DELA. EM NENHUM LUGAR DA BÍBLIA LEMOS SOBRE UMA IGREJA QUE SALVA. PELO CONTRÁRIO, O SALVADOR (OU MEIO DE SALVAÇÃO) APRESENTADO AOS PECADORES É TÃO SOMENTE O SENHOR JESUS CRISTO.
3. PORQUE O CATECISMO CATÓLICO EXPÕE TRÊS AUTORIDADES: A SAGRADA TRADIÇÃO, A SAGRADA ESCRITURA E O MAGISTÉRIO DA IGREJA. E QUE ESTAS TRÊS FONTES NÃO SUBSISTEM UMA SEM A OUTRA. O CATECISMO DEFINE AINDA QUE A INTERPRETAÇÃO FIEL DA PALAVRA DE DEUS CABE UNICAMENTE AO MAGISTÉRIO DA IGREJA CATÓLICA, ISTO É, AOS BISPOS EM COMUNHÃO COM O PAPA, EXCLUINDO AÍ OS PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS. JESUS ADVERTIU SOBRE OS QUE O HONRAM COM OS LÁBIOS, MAS QUE TEM O CORAÇÃO LONGE DELE. DESSA FORMA, EM VÃO O HONRAM, POIS ENSINAM DOUTRINAS QUE SÃO MANDAMENTOS DE HOMENS (MC 7.6).
4. PORQUE A IGREJA CATÓLICA AFIRMA QUE A UNIÃO À ELA É A GARANTIA PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. UMA IGREJA NÃO PODE PERDOAR PECADOS. UM PADRE NÃO PODE ABSOLVER PECADOS. JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM. UM SANTO CATÓLICO NÃO SERVE DE MEDIADOR, UM PADRE TAMBÉM NÃO SERVE.
5. PORQUE DEUS PROÍBE O USO DE IMAGENS. DENTRE OS 10 MANDAMENTOS DE DEUS, NO SEGUNDO, RECEBEMOS ORDEM DE ADORÁ-LO DIRETAMENTE E NÃO ATRAVÉS DE QUALQUER OBJETO INTERMEDIÁRIO: "NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA...NÃO AS ADORARÁS, NEM LHES DARÁS CULTO..." (EX 20.4,5), MANDAMENTO ESTE INCLUSIVE, OMITIDO PELA IGREJA CATÓLICA EM SUAS PUBLICAÇÕES! (O TERCEIRO PASSOU A SER O NÚMERO DOIS, O QUARTO O NÚMERO TRÊS E ASSIM POR DIANTE, E DIVIDIRAM O DÉCIMO MANDAMENTO EM DOIS PARA QUE OS MANDAMENTOS CONTINUASSEM SENDO DEZ). DEUS CONDENA A IDOLATRIA NESSAS PASSAGENS DA BÍBLIA E EM MUITAS OUTRAS: "MALDITO O HOMEM QUE FIZER IMAGEM DE ESCULTURA, ABOMINÁVEL AO SENHOR" "...ÍDOLOS DE OURO, DE PRATA, DE COBRE, DE PEDRA E DE MADEIRA, QUE NEM PODEM VER, NEM OUVIR, NEM ANDAR" "QUE LIGAÇÃO HÁ ENTRE O SANTUÁRIO DE DEUS E OS ÍDOLOS"? (LV 26.1/DT 27.15/AP 9.20). NÃO PODEMOS ADORAR ESTÁTUAS NEM NOS CURVAR A ELAS, E OS CATÓLICOS FAZEM ATÉ PEREGRINAÇÃO COM AS IMAGENS... A AFIRMAÇÃO DE QUE O QUE É FEITO CONSTITUI ‘VENERAÇÃO’ E NÃO ‘ADORAÇÃO’, NÃO JUSTIFICA O ERRO, ALÉM DO QUE, A DIFERENÇA ENTRE UMA COISA E OUTRA NÃO COSTUMA EXISTIR NA CABEÇA DOS FIÉIS. VOCÊ ACHA QUE SE DEUS APROVASSE O USO DAS IMAGENS, QUE ENCONTRAMOS NAS IGREJAS CATÓLICAS, POSSUINDO ELAS ALGUM VALOR DIVINO, AS ENCONTRARÍAMOS TAMBÉM NOS TERREIROS DE MACUMBA, ONDE SATÃ REINA? O USO DA FIGURA DE JESUS EM QUADROS TAMBÉM É ERRADA, POIS NA BÍBLIA NÃO HÁ EM NENHUM MOMENTO DESCRIÇÃO DO ASPECTO FÍSICO DE CRISTO.
6. PORQUE A IGREJA CATÓLICA COLOCA O PAPA COMO O "CRISTO VISÍVEL NA TERRA", O QUE CONTRARIA A BÍBLIA, POIS JESUS DISSE: "EU ROGAREI AO PAI E ELE VOS DARÁ OUTRO CONSOLADOR, PARA QUE FIQUE CONVOSCO PARA SEMPRE"(JO 14.16). PORTANTO, O ESPÍRITO SANTO QUE É UMA PESSOA, É O VERDADEIRO SUBSTITUTO DE CRISTO E REPRESENTANTE DELE NA TERRA!
7. PORQUE AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE COMETEU INÚMERAS ABERRAÇÕES COMO: A "SANTA INQUISIÇÃO" QUE EXTERMINAVA PESSOAS NÃO-CATÓLICAS SOB A ACUSAÇÃO DE HEREGES OU BRUXOS; A CELEBRAÇÃO DE MISSAS EM LATIM; PROIBIÇÃO DA LEITURA DA BÍBLIA AOS "LEIGOS"; A VENDA DE INDULGÊNCIAS; UNIÃO IGREJA-ESTADO; DECLARAÇÃO DA INFABILIDADE PAPAL, REVELAÇÕES DE FÁTIMA (USADAS PARA AUMENTAR O PRESTÍGIO DA IGREJA CATÓLICA NA ÉPOCA), ETC...
8. PORQUE A IGREJA CATÓLICA AFIRMA EXISTIR UM LUGAR CHAMADO ‘PURGATÓRIO’ (INTRODUZIDO NO ANO 593), NÃO ENCONTRADO EM PARTE ALGUMA DA BÍBLIA. DIZ-SE SER UM LUGAR ENTRE O CÉU E O INFERNO, DE PURIFICAÇÃO, ONDE A ALMA CUMPRE PENA. NO ENTANTO A BÍBLIA DIZ QUE "NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS" (RM 8.1). O SACRIFÍCIO EFETUADO POR CRISTO NA CRUZ DO CALVÁRIO JÁ FOI SUFICIENTE PARA EXPIAR TODOS OS NOSSOS PECADOS. A SALVAÇÃO OFERECIDA POR CRISTO É UMA SALVAÇÃO PERFEITA E TOTAL. O "PURGATÓRIO" DO CRENTE É O SANGUE DE JESUS.
9. PORQUE FORAM INCORPORADOS À BÍBLIA EM 1546 OS CHAMADOS LIVROS APÓCRIFOS, LIVROS ESTES QUE NÃO FAZIAM PARTE DO CÂNON HEBRAICO, LIVROS NUNCA CITADOS NO ANTIGO TESTAMENTO E NEM PELO SENHOR JESUS, LIVROS COM ERROS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS E CRONOLÓGICOS, E COM DOUTRINAS CONTRÁRIAS ÀS ESCRITURAS EM GERAL.. SÃO ELES: TOBIAS; JUDITE; UM ACRÉSCIMO EM ESTER; SABEDORIA; ECLESIÁSTICO; BARUQUE; CÂNTICO DOS TRÊS SANTOS FILHOS, HISTÓRIA DE SUSANA E BEL E O DRAGÃO (ACRESCENTADOS EM DANIEL); E 1 E 2 MACABEUS. DESTE MODO A IGREJA CATÓLICA AUMENTOU A BÍBLIA, ALÉM DE TRADUZI-LA DE FORMA DIFERENTE EM ALGUNS VERSÍCULOS, CRIANDO ASSIM A SUA VERSÃO.
10. PORQUE O ENSINO CATÓLICO SOBRE MARIA ESTÁ COMPLETAMENTE FORA DA BÍBLIA. A IGREJA CATÓLICA ATRIBUI A MARIA TÍTULOS E HONRARIAS QUE PERTENCEM EXCLUSIVAMENTE A JESUS. COLOCA MARIA COMO ÂNCORA DA SALVAÇÃO, RAINHA DA MISERICÓRDIA, PROTETORA DOS PECADORES, DIZ QUE SOFREU POR NÓS, QUE DEU SUA VIDA POR NÓS, QUE NOS PERDOA E INTERCEDE POR NÓS, QUE É O CAMINHO DA SALVAÇÃO, O NOSSO CONFORTO, ESPERANÇA, NOSSA ADVOGADA, REDENTORA, ENFIM, TUDO AQUILO QUE A BÍBLIA ATRIBUI UNICAMENTE A JESUS CRISTO! ELA É APRESENTADA AINDA COMO ETERNAMENTE VIRGEM, SENDO QUE JESUS TEVE IRMÃOS (MT 12.46-50), E COMO A RAINHA DOS CÉUS... O CORPO DE MARIA NÃO SUBIU AOS CÉUS, SEU CORPO AGUARDA A RESSURREIÇÃO. MARIA NASCEU SOB O PECADO ASSIM COMO NÓS E NO ENTANTO O PAPA PIO IX A CONSIDEROU ‘IMACULADA’ E LIVRE DO PECADO ORIGINAL.. EU AMO MARIA, A HUMILDE SERVA DO SENHOR, MÃE DE JESUS, MAS NÃO A CONSIDERO "DIVINA", NEM DETENTORA DOS PODERES CITADOS PELOS CATÓLICOS.
11. PORQUE A ESTÓRIA DOS PESCADORES, QUE "RESGATARAM" DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA A IMAGEM DE "SENHORA APARECIDA" EM 1717, PROCLAMADA "SANTA", "RAINHA" E "PADROEIRA DO BRASIL" PELO PAPA PIO XI EM 1929, DADO OS "MILAGRES" QUE REALIZOU, NÃO TEM VALOR ALGUM PARA UM EVANGÉLICO, PARA UM GENUÍNO CRISTÃO, POIS TAIS REALIZAÇÕES NÃO POSSUEM APROVAÇÃO BÍBLICA. A IGREJA CATÓLICA É CONHECIDA PELO GRANDE NÚMERO DE SANTOS E IMAGENS PROMOVIDAS PARA O POVÃO (COSTUME PROIBIDO PELO DEUS DA BÍBLIA). ASSOCIAR ESSA "SENHORA" À MÃE DE JESUS, E COM PODERES, É O CÚMULO DO ABSURDO!
12. OUTRA CRENÇA PERIGOSA DA PARTE DE BRASILEIROS DO NORTE E NORDESTE DO PAÍS: O TÃO ADORADO E IDOLATRADO "PADRE CÍCERO". DIZ A ESTÓRIA, QUE O PADRE TEVE UMA VISÃO UMA VEZ, EM QUE: "OBSERVAVA JESUS CRISTO E OS DOZE APÓSTOLOS SENTADOS À MESA, NUMA DISPOSIÇÃO QUE LEMBRA A ÚLTIMA CEIA DO QUADRO DE DA VINCI. DE REPENTE, ADENTRA O LOCAL UMA MULTIDÃO DE PESSOAS CARREGANDO SEUS PERTENCES EM PEQUENAS TROUXAS, A EXEMPLO DOS RETIRANTES NORDESTINOS. CRISTO, VIRANDO-SE PARA OS FAMINTOS, FALOU DA SUA DECEPÇÃO COM A HUMANIDADE, MAS DISSE ESTAR DISPOSTO AINDA A FAZER UM ÚLTIMO SACRIFÍCIO PARA SALVAR O MUNDO . PORÉM, SE OS HOMENS NÃO SE ARREPENDENSSEM DEPRESSA, ELE ACABARIA COM TUDO DE UMA VEZ! NAQUELE MOMENTO, JESUS APONTOU PARA OS POBRES, E, VOLTANDO-SE INESPERADAMENTE ORDENOU: E VOCÊ, PADRE CÍCERO, TOME CONTA DELES!". A BÍBLIA DIZ QUE O SENHOR JESUS É O ÚNICO A QUEM DEVEMOS ADORAR, PEDIR, AGRADECER E ESPERAR.
13. PORQUE NÃO ACREDITO EM MILAGRES REALIZADOS POR SANTOS E SANTAS. ACREDITO SIM, NOS MILAGRES REALIZADOS POR DEUS, PELO FILHO JESUS E O ESPÍRITO SANTO, QUE NÃO DIVIDEM A SUA GLÓRIA COM NINGUÉM. E OS MILAGRES QUE OS CATÓLICOS CONTAM? BEM, A BÍBLIA DIZ QUE OS MORTOS NADA PODEM FAZER PELOS VIVOS, AINDA QUE TENHAM LEVADO UMA VIDA SANTA E "DEDICADA À DEUS", ENTÃO RESTAM TRÊS HIPÓTESES PARA OS DITOS ‘MILAGRES’: A) NUNCA EXISTIRAM, FORAM UMA FARSA; B) NÃO FORAM OBRA DOS "SANTOS" MAS DE DEUS, POR AMOR E INFINITA MISERICÓRDIA; OU C) FORAM OBRA DE SATANÁS, COMO MEIO DE INCENTIVAR A IDOLATRIA E AFASTAR AS PESSOAS DO VERDADEIRO EVANGELHO E CONSEQUENTEMENTE DE DEUS, AO VALIDAR UMA MENTIRA.
14. PORQUE ENSINAM A "ORAR PELOS MORTOS", INCLUSIVE, AS MISSAS SÃO TIDAS COMO OS PRINCIPAIS RECURSOS EMPREGADOS EM BENEFÍCIO DAS ALMAS QUE ESTÃO NO PURGATÓRIO (QUE NÃO EXISTE). SEGUNDO O ENSINO CATÓLICO A MISSA BENEFICIA NÃO SÓ A ALMA QUE SOFRE NO PURGATÓRIO, COMO TAMBÉM ACUMULA MÉRITOS ÀQUELES QUE AS MANDAM REZAR... DE ACORDO COM AS ESCRITURAS SAGRADAS É IMPOSSÍVEL AJUDAR NA SALVAÇÃO DA ALMA DE QUEM JÁ MORREU, ACENDENDO VELAS OU FAZENDO REZAS. A BÍBLIA DEIXA CLARO QUE ENQUANTO HÁ VIDA PODE-SE CLAMAR E CHORAR NA PRESENÇA DE DEUS PELOS QUE ESTÃO PERDIDOS, MAS QUANDO A MORTE CHEGA TUDO ESTÁ ACABADO. NÃO ADIANTA REZAR PELO DEFUNTO NEM ACENDER VELAS.
15. PORQUE PREGAM O ECUMENISMO. NO SENTIDO DE QUE TODOS OS CRISTÃOS: OS CATÓLICOS, OS ORTODOXOS E OS PROTESTANTES, DEVEM UNIR-SE EM UMA SÓ IGREJA. DETALHE: PARA QUE ISSO OCORRA, AFIRMAM QUE "OS IRMÃOS SEPARADOS DEVEM VOLTAR AO SEIO DA IGREJA CATÓLICA". MAS A BÍBLIA DIZ: "ANDARÃO DOIS JUNTOS SE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO?" (AMÓS 3.3).
16. PORQUE O MOVIMENTO DE "RENOVAÇÃO CARISMÁTICA" (QUE INICIOU-SE EM 1966 NOS EUA E EM 1974 NO BRASIL) NÃO RENOVOU A IGREJA CATÓLICA BIBLICAMENTE, QUE CONTINUA COM FALSAS DOUTRINAS. O IDEAL INICIAL DA RENOVAÇÃO FOI ATÉ MUITO BOM: CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DA IMPORTÂNCIA DA TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE, O ESPÍRITO SANTO, E DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO. NO ENTANTO, O QUE TEM ACONTECIDO? PARA PARAR DE PERDER FIÉIS, O MOVIMENTO ESTÁ IMITANDO O FORMATO DOS CULTOS EVANGÉLICOS, ESTÃO CANTANDO MÚSICAS DO REPERTÓRIO EVANGÉLICO, MUDANDO A LITURGIA, A LINGUAGEM E A APARÊNCIA DAS MISSAS, MAS... MANTENDO A IDOLATRIA, A "MARIOLATRIA" E UTILIZANDO-O PARA PROPAGAR O "ORGULHO CATÓLICO", DO TIPO "SOU FELIZ POR SER CATÓLICO". TEM COMO PRINCIPAL FIGURA O PADRE MARCELO ROSSI.
17. E POR CAUSA DE OUTROS DESVIOS DA DOUTRINA BÍBLICA A SABER: BATISMO DE CRIANÇAS (QUE AINDA NÃO TEM CONSCIÊNCIA PARA ESCOLHER UMA RELIGIÃO); "PAGAMENTO DE PROMESSAS", COM SACRIFÍCIOS, PENITÊNCIAS (JESUS JÁ PAGOU TODO O PREÇO POR NOSSOS PECADOS, NA CRUZ DO CALVÁRIO); CULTO AOS SANTOS E ANJOS; CULTO À VIRGEM MARIA; USO DE ÁGUA BENTA; SUBSTITUIÇÃO DO PÃO PELA HÓSTIA; ELIMINAÇÃO DO VINHO NA COMUNHÃO; PROIBIÇÃO DE CASAMENTO PARA OS SACERDOTES; USO DO ROSÁRIO; INSTITUIÇÃO DA ‘AVE MARIA’ E OUTRAS REZAS REPETITIVAS. LEMOS EM MATEUS 6.7: "E, ORANDO, NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES, COMO OS GENTIOS, QUE PENSAM QUE POR MUITO FALAREM SERÃO OUVIDOS".