Evangelistas americanos envolvidos em escândalos



1. - Aimée McPherson - (1920-1940)

 - Um dos maiores escândalos com evangelistas envolveu a canadense de nascimento, Aimée Semple McPherson, nos anos 1920, a qual admitiu que mantinha relações extraconjugais, tendo forjado a própria morte, para se livrar da vergonha. Mais tarde, ela contou que havia sido raptada, o que jamais pôde ser comprovado pela justiça... Roberta Semple Selter, filha do seu primeiro casamento, renunciou ao sobrenome McPherson e, com sucesso, acionou o Advogado de sua mãe, por calúnia, durante os anos 1930. Por causa disso, ela foi cortada do testamento da mãe. Aimée faleceu em 1944, de morte acidental, por excesso de ingestão de barbitúricos. [N.T. - Quem precisa de tranquilizantes, tendo a Palavra de Deus como suporte?]

2. - Leonie Prisbee - 1970-1990)

 - Foi um  evangelista pentecostal gay, que se autodescrevia como um “profeta vidente”, nos anos 1960-1970, o qual, apesar da aparencia hippie, alcançou notável sucesso como ministro e evangelista. Ele foi uma figura chave no Movimento de Jesus, tendo contribuído no crescimento de duas denominações evangélicas mundiais - a Calvary Chapel e a Vineyard. As duas denominações acabaram removendo-o, por causa de sua atividade homossexual, primeiro afastando-o da liderança e depois excluindo-o, definitivamente. Mais tarde, ele faleceu vítima de AIDS. (Gálatas 6:7).

3. - Bill James Hargis - (anos 1970)

 - Foi um prolífico autor e evangelista radiofônico. Fundou o American Christian College, em 1974, a fim de ali serem ensinados os princípios cristãos fundamentalistas. Infelizmente, um escândalo sexual irrompeu no Colégio, com a denúncia de que Hargis havia praticado sexo com alguns alunos e alunas. Ele foi exonerado da presidência do Colégio. Outros escândalos irromperam, mais tarde, quando membros do coral da juventude, conhecido como “All American Kids”,  também denunciaram Hargis por má conduta. Em meados de 1970, o Colégio foi fechado, mesmo que Hargis tenha negado publicamente as acusações que lhe foram feitas. [Mateus 10:26].
4. - Marjoe Gortner - (Anos 1940-1970)
 -  Alcançou fama nos anos 1940, como pregador infantil, mas ele havia apenas sido treinado pelos pais neste sentido, sem ter uma fé pessoal genuína. Ele conseguia operar “milagres” e ganhou altas somas de dinheiro em doações. Após ter sofrido uma crise de consciência,  Gortner convidou uma turma de cinegrafistas para acompanhá-lo numa campanha  final de pregação. O filme resultante contém uma mistura de cenas mostrando reuniões de reavivamento, com explicações de Gortner sobre como os evangelistas costumam manipular suas audiencias. Em 1972, o filme ganhou a premio da Academia como o melhor documentário; porém, nunca foi exibido nos estados Unidos, pelo receio de que ele pudesse prejudicar as atividades do Cinturão Bíblico. (1).

5. - Jimmy Swaggart - (Anos 1986-1991)

- Em 1989, o televangelista Jimmy Swaggart fez uma confissão pública de seus erros, a qual comoveu os telespectadores (2). Em 1986, Jimmy Swaggart havia começado a atacar os seus confrades televangelistas, Marvin Gorman e Jim Bakker, na tela. Tendo revelado o “caso” de um membro da congregação de Gorman, que foi denunciado por infidelidade conjugal (como tendo se relacionado com um colega, durante uma viagem fora do Estado) (3), essas revelações tiveram enorme repercussão na mídia.  Gorman vingou-se de Swaggart, contratando um detetive particular, a fim de confirmar suposições de que Jimmy andava de caso com uma prostituta. (4). Por causa disso, Swaggart foi destituído do seu púlpito durante um ano, tendo apresentado à sua congregação um lacrimoso pedido de desculpas, em fevereiro de 1988, com estas palavras: “Pequei contra vocês, contra o Senhor e peço que o sangue precioso me lave e purifique de todas as manchas, atirando-as nos mares do perdão divino.”  (5,6). Três anos depois, Swaggart foi apanhado pela polícia com outra prostituta - Rose Garcia - que estava com ele no carro, o qual estava trafegando na contra mão. Quando indagaram à moça o motivo dela estar na companhia de Swaggart, ela explicou: “Ele me convidou para fazer sexo com ele, e é isto que eu faço, pois sou uma prostituta”  (7).

6 - Peter Popoff - (1980-1987)

 - Um autoproclamado profeta e curador pela fé, nos anos 1980; seu ministério foi à falencia, em 1987, depois que o mágico incrédulo James Randi e Steve Shaw, descobriram os seus métodos, demonstrando que, em vez de receber informações divinas sobre suas audiencias, conforme Popoff afirmava, ele as recebia da própria esposa, através de um fone de ouvido. [N.T. - Quem acredita nesses astros evangélicos televisivos merece ser enganado, pois está desprezando, pela preguiça de ler,  a única Verdade que liberta do engodo religioso - a Bíblia].

7 -  Morris Cerullo - (Anos 1990-2010)

 - Houve uma porção de incidentes envolvendo este evangelista residente na Califórnia. Estes aborreceram (em 1990) a liderança do United Kingdom [N.T. - um dos vários movimentos promovendo a vinda de “Cristo”, para governar o mundo, depois que este for preparado pela igreja, durante mil anos,  para o Seu regresso]. As afirmações de Cerullo sobre a sua capacidade de curar pela fé caíram no descrédito público, quando, numa cruzada feita em Londres, ele pronunciou a (falsa) cura do câncer de uma criança. Foi então que os médicos ingleses concluíram que sua afirmação de curar não podia ser substanciada. Nessa ocasião, Cerullo fez uma arrecadação de fundos para o seu ministério, a qual foi considerada antiética por uma porção de líderes religiosos. No momento do apelo pelas ofertas,  Cerullo deixou claro que as famílias de quem contribuísse seriam convertidas ao Senhor, pelo valor de sua generosidade. (9) [N. T. - Aqui no Brasil, esse gigolô espiritual esteve recentemente, sob a égide do Pr. “Malacheia”, tendo feito um desafio a quem quisesse “semear” R$1.000, a fim de obter bênçãos sem medida. E muitos tolos caíram neste engodo!]

8 - Mike Warnke - (1991)

 - Foi um popular evangelista e comediante cristão, durante os anos 1970 e 1980. Em sua autobiografia de 1973 - “The Satan Seller”  - ele afirma que estivera envolvido no culto satânico e até havia sido um sacerdote de satanás, antes e  sua conversão  ao Cristianismo. Em 1991, a “Cornestone Magazine” deslanchou uma investigação sobre a vida e testemunhos sobre a vida de Warnke, entrevistando centenas de amigos e conhecidos do mesmo, sobre o seu ministério, tendo descoberto algumas circunstâncias nada lisonjeiras com referência aos seus múltiplos casamentos e divórcios. Pior é que muitas coisas afirmadas por Warnke não foram comprovadas, como o fato de um ex-traficante de drogas ter sido um sacerdote satanista, pelo espaço de 11 meses.

9 - Robert Tilton - (1991)

 - É um televangelista americano, que alcançou notoriedade nos anos 1980-1990, através do seu programa pago de TV - “Success-N-Life”. No auge de sua apresentação,  este programa era transmitido através de todos os 235 canais particulares de TV. Uma investigação feita no programa “Primetime Live”  da ABC, em 21/11/1991, mostrou que o ministério de Tilton costumava jogar no lixo os pedidos de oração que recebia (com as doações), sem ler um sequer, tendo conseguido arrecadar com essa fraude nada menos de 80 milhões de dólares ao ano. Durante a investigação, um dos principais operadores dos pedidos de oração, contou que, em 1989,  Tilton tinha um computador instalado, para certificar-se de que os operadores das linhas não ficassem fora dos aparelhos por mais de sete minutos. Tilton processou a ABC por falsidade, em 1992, e o caso foi encerrado em 30/10/1993, quando o show de Tilton saiu do ar.

10. - W. V. Grant - (1996-2003)

 - O evangelista Grant foi preso por evasão de divisas, em 1996 [N. T. - Um caso semelhante ao do casal de “bispos” da Igreja Renascer]. Após ter obtido permissão judicial para reiniciar o seu ministério, uma investigação na TV constatou que suas afirmações de curas feitas no reavivamento de Atlanta, em 2003, eram todas falsas.

11 - Roy Clements - (1999)

 - Foi uma figura importante no Cristianismo evangélico. Em 1999, ele revelou que mantinha uma relação homossexual, tendo renunciado ao pastorado e se divorciado da esposa. Ele havia escrito uma porção de livros, que foram bem recebidos pelo público leitor; mas estes foram retirados das livrarias, após sua escabrosa revelação ter explodido na mídia. [Romanos 6:23]. (10).

12 - John Paulk

(não confundir com Earl Paulk) - Ex-lider do “Love On Out”, da  “Focus On The Family”, também ex-presidente da Exodus International North America. Ele afirmou sua tendência à homossexualidade, o que é também assunto de sua autobiografia - “Not Afraid to Change” . Em setembro de 2000, ele foi visto e fotografado num bar de gays em Washington DC , tendo sido acusado pelos seus adversários de estar de namoro com os donos do bar. Tendo sido mais tarde questionado pelo ativista dos direitos gays - Wayne  Besen - Paulk negou ter estado naquele bar, mesmo havendo uma prova fotográfica mostrando o contrário. Inicialmente, o  (Psicólogo) Dr. James Dobson - do Focus on the Family - apoiou Paulk. Mas, em seguida, Paulk confirmou, por escrito que havia mentido e que havia de fato estado naquele bar, e que vivia publicamente com um homossexual; mas garantiu que havia entrado no tal bar por motivos alheios a qualquer interesse sexual. Paulk não continuou na liderança da Exodus, enquanto esteve sob disciplina, e após ter sido disciplinado não tentou mais reaver sua posição na mesma.

13 - Paul Crouch - (2004)

 - Fundador e presidente da Trinitarian Broadcasting Network, ou TBN, a maior rede de TV cristã evangélica dos Estados Unidos, e  também ex-líder anfitrião do show de variedades da TBN - Praise the Lord. Em setembro 2004, o jornal Los Angeles Times publicou uma séria de artigos, com perguntas sobre as práticas de arrecadação de fundos e a transparência da TBN, bem como sobre as alegações de um ex-empregado - Enoch Lonnie Ford -  o qual afirmava ter mantido uma relação homossexual com Crouch, durante os anos 1990. O Times falou com várias fontes que afirmavam que outros evangelistas como Benny Hinn, Jack Hayford e o filho de Paul, Mathew, sabiam que esse relacionamento havia acontecido. A TBN negou tudo, afirmando que as afirmações de Ford faziam parte de um esquema de extorsão e que o Times era um jornal anticristão de esquerda, por publicar tais artigos.  Por causa da negação de Crouch, em 2005, Ford foi submetido a um teste no detector de mentiras, na ION Television-Lie Detector, uma serie da TV.

14. - Douglas Goodman - (2004)

 - Este pregador evangélico e sua esposa eram os pastores da Victory Christian Center,em Londres, Inglaterra. Sua igreja era uma das maiores do Reino Unido. Goodman ficou notório, quando foi enjaulado por três anos e meio, por assédio sexual a quatro membros de sua congregação, em 2004. A VCC foi fechada pela Charity Comission, mas sua esposa Érica iniciou uma nova congregação - a Victory to Victory - em Wembley, na qual Douglas foi reintegrado em ministério integral, junto com a esposa. (11-15).

15. - Kent Hovind - (2006)

- ministro batista e criacionista da Young Earth. Ficou muito famoso pela criação de vários seminários de ciência criacionista, nos quais ele defende o Criacionismo da Young Earth, usando sua autoformulada teoria - a “Hoving Theory”.Ele tem sido criticado tanto pelo ramo principal da comunidade científica como por outros criacionistas. Em 2006, ele ficou notório como alguém que protestava contra os impostos, tendo sido acusado por falsa declaração de falência, de ameaças feitas contra oficiais do governo, saturando-os de falsas queixas, tendo deixado de conseguir as necessárias licenças para construções, além de várias acusações relacionadas aos impostos. Ele foi condenado por 58 crimes contra o governo, além de ameaças a este relacionadas, pelo que está cumprindo, atualmente, uma sentença de 10 anos de prisão. (16). [Nota de Hélio: Embora eu não recomende desobediência a todas às leis do país que nos pareçam exageradas ou injustas, como Hovind fez em relação a alguns impostos, não me está claro se Kent Hovind tem outra culpa além dessa desobediência pregada abertamente, há a possibilidade que ele não tomou nenhuma fortuna para si, e que algumas acusações daqui estão muito distorcidas e que relevantes informações tenham sido omitidas.]

16 - Ted Haggard - (2006)

Foi o pastor da New Life Church, em Colorado Springs (Colorado) e presidente  daNational Association of Evangelicals  (NAE), de 2003, até novembro de 2006. Sua posição permitiu-lhe um acesso ao presidente George W. Bush. Em 2006, surgiu a notícia de que Haggard estava se encontrando regularmente com um prostituto, o qual também o provia de metanfetamina. Haggard admitiu o seu erro e renunciou ao cargo de pastor daNew Life Church e à presidência da NAE. O caso se tornou escandalosamente significativo, também, porque precedeu as eleições de 2006, tendo supostamente influenciado a votação nacional. (31). Em janeiro de 2009, Haggard admitiu outro relacionamento homossexual com um membro masculino de sua igreja, na TV CNN, e noutra fonte da mídia nacional; mas, quando indagado, sobre outros possíveis relacionamentos homossexuais, ele não quis responder diretamente à pergunta (17).

17. - Paul Barnes - (2006)

- Fundador e ex-ministro da igreja evangélica Grace Chapel, no Condado de Douglas, Colorado. Ele confessou sua atividade sexual à liderança da igreja e sua renúncia foi aceita em 07/12/2006 (18). Ele iniciou a igreja nos fundamentos e viu-a chegar a ter 2.100 membros, em 28 anos de liderança. Este escândalo foi notável pela sua semelhança com o de Ted Haggard (supra citado), tendo acontecido no mesmo Estado e na mesma época (2006).

18. - Lonnie Lathan

 - Em 2006, Lonnie, pastor senior da South Tulsa Baptist Church e membro do Comitê Executivo da poderosa Convenção Batista do Sul, foi preso por ter se  engajado num ato de imoralidade “com um oficial da polícia disfarçado”. (19).

19. - Gilbert Deya - (2006)

 - Nascido no Quênia, Deya mudou-se para o Reino Unido, nos anos 1990, e começou a organizar uma porção de igrejas. Ele afirmava ter poderes sobrenaturais, os quais lhe permitiam fertilizar mulheres, para se tornarem grávidas e darem à luz. Contudo, as investigações policiais no Reino Unido e no Quênia concluíram que Deya a sua esposa estavam traficando bebês do Quênia. Deya ficou preso em Londres, de dezembro 2006 até abril 2010, e tem lutado contra a sua extradição para o Quênia. (20).

20. - Richard Roberts - (2007)

 - Em outubro 2007, o televangelista Richard Roberts (filho do falecido televangelista Oral Roberts) era o presidente da Universidade Oral Roberts, tendo sido forçado a renunciar, em 23/11/2007. Ele foi acusado num processo judicial de apropriação indébita dos fundos da universidade, para fins pessoais. (21).

21. - Earl Paulk

 -  (não confundir com John Paulk) - foi o fundador e pastor chefe da Chapel Hill Harvest, em Decatur, Geórgia (USA), entre os anos 1960 e 1900. Nos anos 1990, várias mulheres de sua congregação se apresentaram, afirmando que ele as havia convencido a manter relações sexuais com ele. Algumas dessas denúncias comprovaram ser verdadeiras. Além disso, Donnie Earl Paulk, pastor da igreja e sobrinho de Earl Paulk, fez um teste de DNA exigido pela corte de justiça dos Estados Unidos, no qual foi comprovado que ele era filho e não sobrinho de Earl Paulk, o que significa que Paulk manteve relações sexuais com a própria cunhada, as quais resultaram no nascimento de Donnie. (22).

22. - Coy Privette

 - É um pastor batista, ativista e político conservador, na Carolina do Norte. Foi presidente da Christian Action League, distinguindo-se como uma figura importante na batalha em defesa da moralidade. Contudo, revelações foram feitas em 19/07, na Carolina do Norte, de que ele havia usado desonestamente seis contas públicas, para incrementar a prostituição no Estado. (23).

23 - Thomas Wesley Weeks III (2007)

 - Casou-se com a confreira evangelista Juanita Bynum, em 2002, de quem se separou em maio de 2007. Em agosto 2007, Weeks espancou a ex-esposa Bynum, no estacionamento de um hotel, e foi condenado por esse crime, em 2008. Em junho de 2008, o casal divorciou-se e Weeks casou-se novamente, em outubro 2009. (24).

24. - Michael Reid  - (2008)

 - O Bispo Michael Reid (nascido em 1944)  é um evangelista cristão em Essex e fundador do Michael Reid Ministries. Ele renunciou ao cargo de pastor na Peniel Church, em abril de 2008, após ter admitido um relacionamento extraconjugal durante 8 anos. O escândalo explodiu na Internet (25, 26,27) e nos jornais do Reino Unido (28-29).
 Desde então, ele tem se dedicado a um ministério evangelístico itinerante, falando numa porção de igrejas no Reino Unido e em outros países.

25. - Joe Barron - (2008)

 - Foi um dos 40 pastores da Prestonwood Baptist Church, uma das maiores igrejas dos Estados Unidos, com 26 mil membros. Foi preso em 15/05/2008, quando dirigia em alta velocidade em Dallas, para Brian, Texas, onde, imaginava que iria manter relação sexual com uma garota que ele presumia ter apenas 13 anos de idade, a qual ele havia conhecido pela Internet. Essa “garota”, conforme ele iria descobrir, seria,  na verdade,  um oficial de justiça (30,31,32).

25. - Todd Bentley - (2008)

 - O canadense Todd Bentley atingiu a proeminência evangelística, num reavivamento em Lakeland, Flórida, em abril de 2008. Ele afirmava que dezenas de milhares de pessoas haviam sido curadas naquele reavivamento, mas uma investigação feita em junho de 2008 pelo programa ABC Nightline não conseguiu encontrar sequer uma confirmação do caso.
Bentley ficou sem fôlego, depois que o programa foi levado ao ar, mas voltou a liderar as reuniões. Contudo, em agosto de 2008, ele perdeu todo o prestígio, quando foi revelado que estava se separando da esposa, Shonnah, por estar se relacionando com Jessie Hasbrook, um membro do seu staff. (33).

26. - Tony Alamo

 – No dia 20/09/2008, os agentes do FBI cercaram o quartel general do Tony Alamo Christian Ministries, como parte de uma investigação sobre pornografia infantil. (34-35).  Esta investigação envolvia denúncias de abuso infantil e adulto, de poligamia, além de casamento de menores de idade.  Desde que o ministério se estabelecera em Fouke, Arkansas, em 1989, o prefeito Terry Pourvis, começou a receber, de um ex-membro do ministério, algumas denúncias, em seu escritório tendo, em seguida, passado as informações ao FBI (36). Investigadores cuidaram da pesquisa do quartel general e da casa de Alamo, que já havia sido processado por evasão de divisas, nos anos 1990, quando foi condenado em 11 processos, pelo transporte de menores, através do Estado, para encontros sexuais, assédio sexual e outros crimes. Em 13/11/2009, ele foi sentenciado à pena máxima de 175 anos de prisão. (37-38).
          Em 2007, o Senador Grassley abriu um inquérito sobre as finanças dos televangelistas americanos, pregadores doEvangelho da Prosperidade (39). Essas investigações comprovaram o ostentoso estilo de vida desses “homens de Deus”, e com eles foram encontrados: frotas de Rolls Royces, mansões palaciais, jatos particulares e outros itens dispendiosos. Supostamente, esses luxos são pagos pelos telespectadores, os quais se comovem, fazendo doações aos ministérios, os quais deles também exigem dízimos. Os seis milionários sob investigação são Kenneth  e Glória Copeland, de Newark, (Texas); Creflo e Taffi Dollar, da World Changers International e do Creflo Dollar Ministries, de Grapevine (Texas); Eddie L. Long, da New Birth Missionary Baptist Church; e o Bishop Eddie Ministries, de Letonia (Ga); Joyce e David Meyer, doJoyce Ministries, Fenton (Mo); Randi e Paula White, da Multirracial Without Walls International Church e do Paula White Ministries, de Tampa (Flórida). (40).
[N.T. - Paulo já havia predito uma tremenda apostasia no final dos tempos. A igreja se transformou num reduto de falsos pastores (a maioria constituída de pentecostais ou “avivados”). Muitos desses mestres do engodo são homossexuais e outros simplesmente adúlteros. Demos graças a Deus que ainda existam pastores honestos, comprometidos com a Palavra de Deus, pois, nestes tempos trabalhosos, eles serão cada vez mais raros, talvez na proporção de 1/1000.]
(Material retirado do site Biblical Discernment Ministries).

Traduzido e comentado  por Mary Schultze, em 23/04/10 - www.maryschultze.com
Bibliografia:
  1. ^ References for this section can be found in the main article on Marjoe Gortner and the film Marjoe.
  2. ^ Fessing up:The Art of the Public Grovel: Sexual Sin and Public Confession in America. Christian Century, Jan 13, 2009
  3. ^ "Transcript: Interview with Jessica Hahn". Larry King Live. CNN. 2005-07-14. http://transcripts.cnn.com/TRANSCRIPTS/0507/14/lkl.01.html. Retrieved 2008-04-17.
  4. ^ Swaggart Is Barred From Pulpit for One Year, New York Times, 1998-03-30, http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=940DE6D7143EF933A05750C0A96E948260&sec=&spon=&pagewanted=all, retrieved 2008-04-17
  5. ^ King, Wayne (1998-02-22), Swaggart Says He Has Sinned; Will Step Down, New York Times, http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=940DE0D71F30F931A15751C0A96E948260&sec=&spon=&pagewanted=all, retrieved 2008-04-17
  6. ^ Swaggart, Jimmy. "Reverend Jimmy Swaggart: Apology Sermon". americanrhetoric.com.http://americanrhetoric.com/speeches/jswaggartapologysermon.html. Retrieved 2007-01-25.
  7. ^ "Swaggart Plans to Step Down". The New York Times. 1991-10-15. http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9D0CE5DA1E3BF936A25753C1A967958260. Retrieved 2008-04-17.
  8. ^ Randi, James (1989). The Faith Healers. Prometheus Books. ISBN 0-87975-535-0 page 141.
  9. ^ References for this section can be found in the main article on Morris Cerullo
  10. ^ References for this section can be found in the main article on Roy Clements
  11. ^ "Scandal in the second biggest Pentecostal church in Britain". http://www.rickross.com/reference/clergy/clergy322.html. Retrieved 2009-12-21.
  12. ^ "Disgraced Dougles Goodman out of prison and back into the pulpit. Is this right?". http://jesusblogger.wordpress.com/2008/05/06/disgraced-douglas-goodman-out-of-prison-and-back-into-the-pulpit-is-this-right/. Retrieved 2009-12-21.
  13. ^ "Downfall of a preacher man". http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/london/3020832.stm. Retrieved 2009-12-21.
  14. ^ "Scandal in the church". http://chiefshepherd.com/2008/03/scandal-in-the-church/. Retrieved 2009-12-21.
  15. ^ "Fall from grace". http://www.jamaica-gleaner.com/gleaner/20090621/news/news4.html. Retrieved 2009-12-21.
  16. ^ Hovind v. Commissioner, T.C. Memo 2006-143, CCH Dec. 56,562(M) (2006).[1]
  17. ^ "Disgraced pastor Haggard admits second relationship with man", CNN-TV Larry King, January 29, 2009.
  18. ^ "Pastor of 2nd Colorado evangelical church resigns over gay sex allegations". Seattle Times. 2006-12-12.http://seattletimes.nwsource.com/html/nationworld/2003473739_webcolopastor12.html. Retrieved 2006-12-16.
  19. ^ Lonnie Latham scandal
  20. ^ References for this section can be found in the main article on Gilbert Deya
  21. ^ References for this section can be found in the main article on Richard Roberts
  22. ^ J. Lee Grady, It’s Time to Blow the Whistle on CorruptionCharisma Magazine, October 19, 2007
  23. ^ Moral activist Privette arrested
  24. ^ References for this section can be found in the main articles on Thomas Wesley Weeks, III and Juanita Bynum
  25. ^ BBC blog, accessed 11 April 2008
  26. ^ Talk To Action blog, accessed 11 April 2008
  27. ^ Hypocrisy is the greatest luxury, beforeiforget blog 9th April 2008
  28. ^ "Bash Bishop is a Jerry Sinner", The Sun, 9th April 2008
  29. ^ "Bishop who preached family values finally admits: I am an adulterer", The Daily Mail, 10th April 2008
  30. ^ Eiserer, Tanya, and Sam Hodges, Minister at Prestonwood Baptist charged in Internet sex sting, Dallas Morning News, retrieved 2008-05-17
  31. ^ Police say Texas minister caught in Internet sex sting, Fort Worth Star-Telegram, May 16, 2008, retrieved 2008-05-17
  32. ^ http://www.cnn.com/2008/CRIME/05/16/minister.sex.sting.ap/index.html?eref=rss_latest
  33. ^ References for this section can be found in the main article on Todd Bentley
  34. ^ FBI agents raid Arkansas ministry in child porn probe. (September 20, 2008). KCAL News ( Los Angeles , California ). Retrieved September 20, 2008.
  35. ^ Evangelist's compound raided in child porn case
  36. ^ Gambrell, J. (September 20, 2008). [2] Freedom Communications, Inc. Retrieved September 20, 2008.
  37. ^ United Press International (UPI) http://www.upi.com/Top_News/2009/07/24/Tony-Alamo-convicted-of-sex-charges/UPI-37741248464065/
  38. ^ http://www.ktbs.com/news/alamo-gets-maximum-175-year-sentence
  39. ^ "Grassley seeks information from six media-based ministries". 2007-11-06. http://grassley.senate.gov/public/index.cfm?FuseAction=PressReleases.Detail&PressRelease_id=15b0ac11-1321-0e36-ba95-dfc2c00db9c2&Month=11&Year=2007. Retrieved 2008-04-11.
  40.  - Sen. Grassley probes televangelists' finances
"http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Christian_evangelist_scandals"