Ecumenismo em nossa cidade

(Questionário feito em 01 de Dezembro de 2010, ao Pastor, por Osair Nascimento, em nome da FASB, num estudo que está a desenvolver com lideranças religiosas da cidade)


01.O que é Ecumenismo
Para mim, Ecuminismo é um movimento, não só desenvolvido entre os cristãos, mas, até como princípio religioso-filosófico, de buscar a reunião de todas as religiões e credos, no intuíto de criar um ambiente pacífico mundial. Sempre existiu esta preocupação, mas em nossos dias, os principais pregadores dela, de maneira universal em todas as religiões, são os chamados adeptos da “Nova Era”. A base da preocupação é real, as diferenças religiosas já mataram mais que as pretensões políticas, pelo mundo, e na história. Ainda hoje, estas diferenças religiosas são mais poderosas que qualquer outra, e têm separado nações, famílias, culturas, etc. Na verdade a maior necessidade do ser humano, para conviver consigo e em sociedade, é o pior de seus motivos para destruir a si e sua presença social.
O Ecumenismo tem quatro opções bem definidas, porém muito confundidas, a ponto de todos os extremos serem praticados em seu nome.
(1)Há o universal, o que defende a idéia que mesmo havendo doutrinas diferentes, e estas são puramente humanas, não tem nada de divino para eles, é possível ser abandonadas ou desconsideradas a bem da coletividade. Esta forma de ecumenismo é mais oriental, é uma filosofia de vida em que Deus é todos, e este mesmo Deus pode juntar todos sob uma mesma bandeira.
(2)O Semi-Restrito, é o que respeita as diferenças, defende a importância destas diferenças, mas entende que seja possível, mesmo que dentro do cristianismo, que estas várias religiões ou denominações tenham pontos em comum que cheguem a permitir, e até incentivar, que cultuem juntas, atuem juntas, e, a bem da sociedade, considerem-se juntas em benefício geral e do próximo. Esta forma de ecumenismo tem sido muito difundido entre os católicos, e alguns grupos protestantes.
(3)O Restrito, é o que também, considera e respeita as diferenças, só que não compreende a verdade como presente em todas estas diferenças; respeita mas biblicamente não concorda com o que os outros cristãos acreditam; entendem que estão errados, contrários à Bíblia e se baseiam na informação bíblica de que o número dos salvos é muitíssimo pequeno. Estes Restritos conseguem conviver com outras denominações evangélicas, mas até entre estes entende que a grande maioria contraria o ensino da chamada sã doutrina. Esta forma de ecumenismo é muito praticada pela grande maioria das igrejas protestantes, e uma boa parte dos evangélicos.
(4)O Ultra-Restrito, é o que defende o princípio de um ecumenismo só possivel, em todos os sentidos, dentro da mesma agremiação, a que professa as mesmas doutrinas. Além disto, são totalmente proibidos de desenvolver qualquer prática comum com outros que pensem ou creiam diferente. Há casos em que até os pais que não cultuam da mesma forma que os filhos, deixam de serem considerados pais.
02.Por que em Teixeira de Freitas as igrejas são tão individualistas?
Estas várias categorias de ecumenismo responde em parte a esta pergunta. Outro motivo importante é a história. A Igreja Católica, bem intencionada em zelar do seu povo e doutrina, assumiu comportamentos e pregações contra os não-católicos, que ainda hoje trás consequencias contrárias aos desejos de um ecumenismo semi-restrito ou restrito. Também, por sua vez, os protestantes desenvolveram, em sua defesa, um comportamento antipático ao catolicismo, e até contra os anabatistas, em seu tempo, também com as melhores intenções cristãs. Também, e de maneira um pouco mais fanática, os evangélicos criaram uma defesa às suas crenças, beirando os limites de um afastamento purificador a qualquer outra doutrina ou igreja diferente à sua. Tudo isto, de uma forma ou outra, contribui para que em Teixeira de Freitas e por todos os lados, sejamos mais individualistas que qualquer outra religião em todo o mundo, inclusive o islamismo onde o individualismo chega a ser com muita violência e intolerância.
03.Em Teixeira de Freitas, as igrejas abordam as questões relacionadas ao Ecumenismo?
Se consideramos que até a pregação contrária, é uma abordagem sobre o assunto, então a resposta é sim. Por não identificarem as quatro diferenças no ecumenismo, há exageros em muitas partes. Uns se colocam totalmente contra este movimento sadio e ideal, e são duros em relação a qualquer palavra favorável sobre ele.
04.Como analisa o comportamento das igrejas em Teixeira de Freitas?
Todos somos frutos de uma história, qualquer que seja ela, bem ou mal contada. Todos somos frutos de uma interpretação particular (socializada) desta história que nos chega como verdade. As igrejas não são diferentes, são formadas por pessoas, então na verdade somos todos fruto de todas estas circunstâncias. Minha análise é que não posso analisá-las, a não ser vê-las como vítimas do que lhes foi contado, de uma forma ou outra, para que sejam o que são, atuem como atuam.
05.Os cristãos de Teixeira de Freitas convivem pacificamente no que concerne a questões religiosas?
Acredito que sim, a pesar de todas as desinformações já mencionadas, acredito muito que sim. Por exemplo, o Prefeito atual é um padre, e vejo muito respeito das igrejas nestes sentido. Pode até ser, que proporcionalmente, houve mais evangélico votando nele, que catolicos; é apenas uma suposição. Na minha igreja há atividades que envolvem muitos católicos, e todos convivem muito bem, mesmo sabendo das diferenças doutrinárias que têm, tudo com muito respeito e carinho.
06.A doutrina da Igreja Batista Central permite a troca de experiências com outras denominações religiosas?
sim, somos ecumênicos restritos. Convivemos bem com católicos eom evangélicos, respeitamos o que crêem, como servem ao Senhor, mas biblicamente entendemos que estão errados, na forma como exercem a fé em Jesus Cristo, mas não deixamos que isto nos afaste deles, pelo contrário, que os amemos, e defendamos o direito que têm em crer e serem diferentes.
07.O Senhor prioriza a unidade religiosa em suas pregações?
Como eu disse, dentro de um ecumenismo restrito, sim. Basicamente, cremos que a salvação é só pela fé, nunca pelos merecimentos, e entendemos que quando alguém se baseia em merecimentos, não é mais fé, é obras, o que contraria a Bíblia; todos os grupos religiosos que acreditam que cada pessoa deve se esforçar para merecer ou para manter a salvação, torna-se diferente de nós; cremos que esta doutrina é fundamental para todo o ser humano e sua eternidade no céu; as igrejas protestantes crêem como nós, a grande maioria evangélica discorda de nós. Mas pregamos que deve haver respeito e convivência pacífica com todos, defendendo o direito de cada um crer diferente do que fazemos.
08.No contexto das igrejas protestantes, existe a possibilidade de uma convivência religiosa?
Como disse antes, entre os Protestantes sim, entre os evangélicos, não.