Robert Schuller e Mathew Fox - Mary Schultze

Os Dois Mosqueteiros "Cristãos"

1. Robert Schuller

Vamos apresentar dois personagens que têm usado o Nome de Jesus para conseguir fama, riqueza e poder. Um deles muito me influenciou, há 22 anos atrás, quando eu tinha pouco tempo de convertida e ainda não havia cursado um confiável seminário teológico. Sinto por ele (Robert Schuller) um grande sentimento de tristeza.

Robert Schuller é um pastor americano que tem exercido enorme influência entre os evangélicos do seu país. Ele é o queridinho dos liberais, dos modernistas e dos ecumenistas ferrenhos. Também, dos ricos e dos poderosos, porque fala a linguagem que essa gente adora ouvir.

Certa vez eu li que ele era um dos líderes espirituais do ex-presidente americano, o que explica o comportamento adúltero de Clinton, que escandalizou o mundo inteiro. Schuller tem apoiado o movimento dos gays e alguns dos seus líderes costumam freqüentar e cantar nos seminários de Schuller. Ele também é muito considerado por líderes evangélicos como Billy Graham, Tony Campolo, Davi Hubbard, Randy Phillips, John Maxwell, James Dobson e muitos outros que o escritor Dave Hunt cita numa quilométrica lista, como líderes apóstatas pró-Roma.

Schuller tem paixão pelo papa JP2 e vive elogiando a Igreja Católica. Em 1982, ele convidou o Bispo Fulton Sheen para pregar no púlpito de sua igreja. Fulton Sheen é aquele bispo americano que lutou incansavelmente para transformar as aparições de Fátima num elo de ligação entre católicos e muçulmanos, visto como tais aparições haviam, propositadamente, acontecido na cidadezinha montanhosa de Fátima, a qual recebera esse nome em honra à filha favorita de Maomé. O Bispo Sheen declarou: "As aparições de N. S. Fátima causaram um rebuliço na história mundial de 347 milhões [hoje mais de um bilhão] de muçulmanos, a seita mais difícil de todas de se converter ao Cristianismo" (leia-se Catolicismo), ("The Woman Shall Conquer", Sarkey, p. 164).

Schuller se juntou aos bispos católicos na Arena de Esportes em Los Angeles, Califórnia, para a celebração da "Hora Anual de Maria". (David Beale, "SBC House on the Sand", p. 144). Naquele mesmo ano (1972), conforme Beale, Billy Graham fez de Schuller um líder da Cruzada Anaheim, declarando: "Não há ninguém neste mundo que eu ame mais em Cristo do que Bob Schuller. Ele tem feito mais entre as maiores realizações pelo Reino de Deus do que qualquer outro em nossa geração".

Quando o papa JP2 foi a Los Angeles, 1987, Schuller encabeçou os aplausos ao mesmo, em seu telão gigantesco destinado à observação pública. Nesse tempo, ele declarou: "Chegou a hora dos protestantes voltarem ao aprisco do pastor (o papa) e indagarem: "o que precisamos fazer para voltar ao lar?" (Igreja de Roma). (Calvary Contender, 15/11/1987).

Em 1990, Schuller viajou até Roma, a fim de pedir a bênção do papa para os planos de edificação da sua Catedral de Cristal (Foundation, março/abril, 1990). Em sua obra publicada em 1982, "Self Esteem, the New Reformation" (Auto-Estima, a Nova Reforma), Schuller declara: "Senti-me imediatamente atraído pelo papa JP2, quando, logo após ser eleito ao papado, notei que em seus discursos públicos ele apelava invariavelmente para a necessidade de se reconhecer a dignidade humana, como sendo o homem um filho de Deus". (Ibid, p. 17). Schuller é universalista, exatamente como o seu camarada, o papa JP2, sendo ambos adeptos do Universalismo, o qual ensina que Deus é Pai de todos. (Leiam João 1:12).

Schuller sempre fala nas conferências de padres e bispos católicos. Ele falou na marcha, de 28/04/1980 - "Washington for Jesus" - (Washington para Jesus), ao lado dos padres John Bertolucci, John Randall e Michael Scanion. Em outubro de 1987, Schuller falou numa conferência chamada "Jesus Day VII" (Dia de Jesus VII), em Chicago. Junto com os padres católicos Mathew Fox (sobre esta raposa falaremos mais tarde), John Powell, Michael Scanion e Richard McBrien. (Religion Report, 21/09/1987).

Em agosto de 1988, Schuller participou do congresso ecumênico - "Chicago 88". O arcebispo de Chicago, Joseph Bernardin, fez o discurso de abertura desse congresso. Este devoto filho de Roma foi apresentado como "um irmão fervoroso, diligente e honrado, à semelhança de Cristo" (Frank Bimpus, "New Evangelicals United with Catholics and Liberals" - FBF Bulletin, nov/dez. 1988).

Schuller participou da publicação de uma série de livros sobre evangelismo, em parceria com a Tyndale House e a Associação Paulina Nacional Católica de Evangelização. O primeiro livro da série, "What Christians Can Learn from One Another About Evangelizing Adults" (O Que os Cristãos Devem Aprender Uns Dos Outros Para Evangelizar os Adultos) incluía artigos de Schuller, do papa JP2, do Arcebispo Joseph Bernardin, além de outros.

Em maio de 1992, Schuller organizou um trabalho de equipe chamado "As Igrejas se Unindo nas Missões Globais" (CUGM). Essa organização afirma que busca "um espírito de unidade verdadeiramente católico, protestante, ortodoxo, evangélico e carismático".

Em março de 1988, Schuller visitou o papa JP2, a caminho da conferência "Crescimento da Igreja", na Sicília. Era a quarta vez que Schuller beijava o anel do papa (Foundation, maio/junho, 1988). O papa expressou interesse em como suas igrejas poderiam trabalhar em conjunto, na preparação que então se fazia no Vaticano para a celebração do Jubileu do Ano 2000 (Calvary Contender, 15/08/1998).

Schuller costuma interpretar as doutrinas da Palavra de Deus conforme a sua filosofia da auto-estima. O seu Cristo é a encarnação da auto-estima. É um Jesus que provê os homens de auto-estima. O evangelho de Schuller substitui o conceito de negação do eu pelo conceito da auto-estima (Leiam Lucas 9:23 e 14:27). Para Schuller "pecado" e "inferno" são meramente a perda da auto-estima. Todos esses erros doutrinários são ensinados em sua obra já citada, da qual colhemos algumas "pérolas de grande valor".

1. Pecado é qualquer ato ou pensamento que me roube ou roube de outro homem a sua auto-estima (p. 14).

2. O que é o inferno? É a perda do orgulho, a qual, naturalmente, conduz à separação de Deus. (p.14)

3. Nascer de novo significa que devemos mudar de uma imagem negativa de inferioridade para uma imagem positiva de auto-estima. Mudar do medo para a confiança (p. 68).

4. Jesus jamais chamou alguém de pecador (p. 100). Leiam Mateus 9:13;26:45;Marcos 8:38;14:41;Lucas 6:32-34;13:2;15:7,10;18:13 e 24:7).

5. Cristo é o Ideal Único. Ele é a própria encarnação da auto-estima (p.135).

Para Schuller o mal maior é chamar os homens de pecadores à maneira bíblica, suprimindo, desse modo, a auto-estima desses filhos de Deus. Num artigo da revista "Christianity Today", de 05/10/1984, Schuller declarou: "Acho que coisa nenhuma feita em o nome de Cristo e sob o rótulo de Cristianismo foi mais destrutiva à personalidade humana e, portanto, mais antiprodutiva à empreitada evangelística do que a estratégia sempre crua, anticultural e anticristã de tentar convencer as pessoas de que elas são pecadoras perdidas".

Este é o tipo do evangelho que agrada a gregos e troianos e por isso Schuller se tornou rico, famoso e importante, nos USA e no mundo inteiro, através dos seus livrinhos embasados na maligna "Teologia da Prosperidade". Falemos de Mathew Fox.

2. Mathew Fox

As informações a respeito de Fox provêm do livro de 100 ps. ofício A-4, "The Spirit of Roman Catholicism", da ex-freira Mary Ann Collins, por mim traduzido. Ela, por sua vez, as colheu no capitulo 6 do livro de Randy English, "The Unicorn in the Sanctuary". O título é "A Igreja Feminina, a Bruxaria e a Deusa". Este capítulo está disponível no site católico: (Randy England, “The Unicorn in the Sanctuary,” capítulo 6. Também está disponível no site católico intitulado "Woman Church, Witchcraft, and the Goddess”. http://www.ewtn.com/library/ANSWERS/FOX.HTM

Como padre dominicano, Mathew Fox promovia a Wicca, o paganismo e a adoração à deusa, na Igreja Católica Romana (ICR).

Durante anos ele ensinou aos crédulos padres, freiras e leigos católicos que o Espírito Santo queria que eles adotassem essas práticas. O Instituto para a Cultura e Criação da Espiritualidade foi fundado por Fox. Ele está localizado no "Holy Names College" (Colégio dos Nomes Sagrados), um colégio católico dirigido pelas freiras, Irmãs dos Sagrados Corações de Jesus e Maria). Os membros do escritório do colégio incluíam uma praticante de bruxaria, Stahrawk, uma sacerdotisa voodoo, um shamanista (animista que adora a natureza) e um psicólogo jugueriano. Stahrawk é a sumo-sacerdotisa de um covil de bruxas. O Instituto tem desenvolvido uma liturgia católica embasada em fontes da Wicca.

Mathew Fox nega a existência do pecado, exceto uma coisa, que é não abraçar a Nova Era. Ele prega a espiritualidade sensual, o hedonismo e o "ecstasy", afirmando que "o uso inteligente de drogas" é um auxílio à oração. Ele promove a bruxaria, pública e diretamente.

As informações adicionais sobre Fox provêm de um artigo escrito pelo padre católico Mitchel Pacwa. O título é "O Catolicismo para a Nova Era: Mathew Fox e a Espiritualidade Centrada na Criação". Este artigo está na Internet. Informações sobre as organizações de Fox vêm de web sites. Eles dão ainda o endereço da transcrição de uma entrevista com Fox, feita por um grupo da Nova Era, que muito o admira. Esses web sites vão possibilitar vocês a ver com os seus próprios olhos o tipo de coisas em que Fox crê e a maneira pela qual ele as expressa. (Mitchell Pacwa, padre jesuíta, autor da obra supra citada:

Fox é o fundador, presidente e editor chefe da revista chamada "Criação". Vocês podem ter uma idéia daquilo em que ele acredita pela parte artística de suas revistas. A edição de julho/agosto de 1991 da revista "Criação" apresenta uma pintura de Jesus Cristo nu, sentado em posição de lotos, com chifres na cabeça. A edição de maio/junho de 1992 apresenta uma pintura intitulada "O Cristo Coati Qetzal", mostrando a serpente asteca com a face de Jesus Cristo.

Mathew Fox é um preletor popular de grande influência. Ele endossa a homossexualidade e nega o pecado original e a redenção. Diz que precisamos embarcar numa busca do "Cristo Cósmico" e, para fazê-lo, precisamos parar de procurar o "Jesus Histórico." Segundo Fox, a verdadeira espiritualidade gira em torno de Eros. Diz que a Santa Comunhão deveria ser "íntima e erótica". Diz que a espiritualidade deveria ser sensual e promove a "liturgia dos sacramentos sensuais". Ele ensina que as pessoas de todas as religiões devem se unir em um "nível místico". Ele promove publicamente a bruxaria, o shamanismo, a astrologia e as religiões pagãs. Elogia os escritos da bruxa Stahrawk, bem como a sua visão de um reavivamento do culto à deusa. Fox diz que o "Salvador pessoal" do Cristianismo é antropocêntrico e anti-místico. Ele ensina que os cristãos devem converter-se a um Cristianismo do Cristo Cósmico.

Em 1991, Fox foi ordenado a abandonar o Instituto para a Cultura e Espiritualidade da Criação (Oakland, Califórnia) e regressar a Chicago, ou então ser demitido de sua ordem religiosa. Ele rebelou-se, abandonou a ICR e se tornou um pastor anglicano. Fundou a Universidade da Espiritualidade da Criação (também localizada em Oakland) e se fez o presidente da mesma. Fox, Stahrawk e as sacerdotisas voodoos deixaram o Instituto (no Colégio dos Nomes Sagrados), a fim de se juntarem à Universidade da Espiritualidade da Criação.

Mesmo tendo Fox deixado o Instituto, este ainda existe, no Colégio dos Nomes Sagrados. Contudo, o seu nome foi mudado e agora se chama Centro Sofia de Cultura e Espiritualidade. Ele dá graus de diploma em "Espiritualidade da Criação". A julgar pelos seus cursos e faculdades, o currículo é inteiramente da Nova Era, com uma forte influência de shamanismo, religiões africanas e "eco-feminismo". Vários cursos parecem ser da Wicca.

Embora não sendo mais católico, Fox continua a ter uma vasta influência entre os católicos, através de padres e freiras influenciados pelos seus ensinos. Sua influência continua a existir também entre os católicos treinados no Centro Sofia de Cultura e Espiritualidade, no Colégio dos Nomes Sagrados.

Os livros de Fox são vendidos tanto em livrarias católicas como da Nova Era. Seus livros são apresentados nas casas católicas de retiro. São usados por freiras. Estes não apenas influenciam as freiras, como também os católicos que estão sob a influência dessas freiras. (Por exemplo, outras freiras ou estudantes, e ainda os católicos que freqüentam esses retiros).

Um dos livros de Fox tem como título "Whee!We, Wee All the Way Home: (Vamos, Vamos todos para casa), "Um Guia para a Espiritualidade Profética e Sensual". (É sério. Não estou brincando, podem conferir vocês mesmos, no site Amazon.com.). O outro tem como título "Como Se Tornar um Urso Musical Místico: Espiritualidade à Moda Americana". Outros livros incluem "Um Rio, Muitos Muros "; A "Sabedoria Explodindo da Fé Global". E "Explorando o Arquétipo do Cristo Cósmico".

Fox é co-autor de um livro intitulado "Brotando da Espiritualidade", com Christian de La Huerta, o fundador do Q-Espírito. Segundo a capa, este livro "apoia a unidade com 'Queer', quando ela desperta". Vocês podem ver a capa e algumas páginas do livro no site Amazon.com.

Por causa dos ensinos de Fox, algumas freiras têm incorporado rituais da Wicca em seu culto. Algumas freiras estão ensinando as teorias da "Espiritualidade da Criação" às crianças, negligenciando doutrinas fundamentais como o pecado e a redenção, doutrinas em que Fox não acredita. Até aqui falou Mary Ann Collins.

Como podem ver, os dois mosqueteiros "cristãos" têm trabalhado ativamente na destruição dos verdadeiros conceitos bíblicos, substituindo-os pelos malignos evangelhos da prosperidade e da filosofia oriental.

Mary Schultze - 26/05/02

Informações colhidas no site http//www.wayoflife.org

"The Spirit of Roman Catholicism", Capítulo 12, Mary Ann Collins.