O Frio é intenso - Mary Schultze

O excelente cronista brasileiro, Pr. Marcos Amazonas, escreve o seguinte, no início do seu Editorial enviado do interior de Portugal: "O frio é intenso. O gelo está espalhado por todos os lados. As pessoas buscam agasalhar-se da melhor maneira possível para ter o corpo aquecido. As casas estão fechadas. Os aquecimentos ligados e lareiras acesas".

Para um brasileiro que vai da Amazônia para a Europa, o inverno no Velho Mundo é uma tortura, pois os carros amanhecem como verdadeiros iglus, completamente cobertos de neve, e tem-se de raspar a mesma com um aparelho especial, antes de entrar no carro, enquanto este fica de motor ligado, a fim de aquecer o interior do veículo.

Em vez do frio suportado agora pelos europeus, asiáticos e norte americanos, temos no Brasil um verão que assusta, com temperaturas paulatinamente se elevando e muito suor ensopando nossas roupas.

Contudo, dentro desse clima tropical encontramos em nosso país um tremendo vazio... um intenso frio no coração dos crentes evangélicos. Além das inúmeras igrejas "kakangélicas", que pregam o falso evangelho da fé/prosperidade, ensinando aos membros que "Deus tem obrigação de dar tudo que o crente pede, contanto que este faça o sacrifício de dar à igreja tudo que tem e o que não tem", existem os pastores de vida dupla, que pregam santidade nos púlpitos e, contudo, vivem uma vida de pecado. Sei de um pastor que enriqueceu e continua enriquecendo à custa da agiotagem... Depois vai para uma igreja séria e prega sobre Tiago 4:1-3 e 5:1-3, com a maior naturalidade...

Como a Palavra de Deus foi inspirada pelo Espírito Santo, ela não pode ter vida se não for soprada por Ele mesmo, a partir dos nossos coração, onde Ele está habitando através da fé em Cristo Jesus. Se não levamos uma vida conforme nos ensina a Bíblia, como podemos nos apropriar do seu poder?

O Pe. Martelo Roxo, por exemplo, vive pregando um falso evangelho, tendo se transformado em astro de TV, do dia para a noite. Contudo, o Pe. Benedito Ferraro, seu ex-professor, diz o seguinte: "Ele foi um aluno mediano, para não dizer medíocre. Hoje tem o poder de fazer milhões de pessoas dançar. Mas suas homilias são fraquíssimas”.

Diante do esclarecimento dado por alguns líderes evangélicos de vida irrepreensível, como o médico pernambucano, Dr. Samuel Fernandes Magalhães Costa, sobre o perigo que representa o fenômeno ocultista Harry Potter para as nossas crianças, um ministro anglicano teve a cara de pau de falar: "Fiquei surpreso com a reação dos religiosos diante de Harry Potter. Acho que o próximo passo deles será a luta contra o Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Esse ministro de uma igreja apóstata, que entregou a Inglaterra de mão beijada ao papa JP2, não nega a sua procedência.

Jonas Morais, residente numa cidade no interior da Bahia, apesar de não ter qualquer curso universitário, escreveu um livrinho de 52 ps., que é um espanto! Ele conta com detalhes a história de um desses pastores "ex", dos quais o Brasil anda repleto, o qual além de ser um completo analfabeto bíblico, também não sabe falar corretamente a língua pátria, mesmo tendo passado 4 anos num seminário teológico. Depois de consagrado, assume o pastorado de uma igreja no interior da Bahia e faz o maior sucesso, contando os seus "causos", em vez de pregar o legítimo evangelho de Cristo. Conta o autor que o tal pastor é viciado em filmes de terror, usando os enredos destes para escrever suas mensagens entregues no púlpito. O personagem de Jonas é fictício, mas ele escreveu o livro baseado numa experiência de quase 50 anos de vida evangélica, testemunhando dia a dia a decadência espiritual dos crentes brasileiros. Que adianta o Brasil ter se tornado o segundo maior país evangélico do mundo, se os pastores são tão fracos em matéria de evangelho e de cultura geral?

Na Europa, a maioria dos pastores peca pela falta de fé na divindade de Cristo. Uma amiga que estuda num conceituado instituto bíblico, tendo saído de uma cidade do interior de S. Paulo diretamente para a Inglaterra, está desnorteada com a falta de conhecimento do genuíno evangelho de Cristo naquele instituto, vendo alunos que chegam de longe confessar que jamais haviam aberto uma Bíblia em toda a sua vida.

Infelizmente, os crentes que não lêem a Bíblia com freqüência engolem tudo que esses anões evangélicos falam, daí jamais conseguirem crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e ainda ficarem sujeitos a sofrer graves castigos, perdendo a oportunidade de se converterem realmente, porque só a Palavra de Deus pode libertar da mentira religiosa, da superstição e do vício. Se os pastores não pregam o legítimo evangelho a alma vai perecendo de inanição e quando chegar o Julgamento Final eles terão de dar conta do mau desempenho do seu ministério.

Que se cuidem esses fariseus do púlpito, quer dancem ou não na TV, quer preguem ou não na TV, porque a hora da verdade vai chegar e aí não poderão se valer de nenhum microfone, nem de uma colorida tela de TV para ludibriar os incautos, que, infelizmente, neles tanto confiam. E, pior ainda, vão escutar as palavras de Jesus ditas em Mateus 7:23: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade".

Mary Schultze - 06/01/02