Enganados de Propósito

Enganados de Propósito por Rick Warren

(Steve Muse, Eastern Regional Watch)

Um artigo online escrito por Vicki Cessna, do ELKIGION News Service, descreve o livro de Rick Warren - ‘Uma Vida Com Propósito’ - com esta manchete:

“O autor de ‘Uma Vida Com Propósito’ - Rick Warren - embarca numa viagem de celebração: o bestseller do New York Times alcança a marca dos 18,9 milhões de exemplares, em seu segundo aniversário”. A repórter prossegue:

“’Uma Vida Com Propósito” tem sido, na história, o imbatível bestseller em matéria de livro de não ficção, o qual tem aparecido no topo de numerosas listas de bestsellers, inclusive no US Today, no Publishers Week e no New York Times, nos quais tem permanecido por mais de 87 semanas consecutivas, alcançando a primeira colocação por mais de vinte vezes. Ele foi chamado o livro do ano por duas vezes, tanto em 2003 como em 2004, pela Christian Booksellers Association. Os leitores da revista New Man votaram nele como sendo o livro da década. Warren se tornou bem conhecido como um empreendedor espiritual e social. Peter Drucker o chamou 'O inventor do Reavivamento perpétuo' e a revista Forbes escreveu: ‘Se a igreja de Warren fosse um negócio, ela poderia ser comparada à Dell, ao Google e à Jornada nas Estrelas” .

Estes são os altissonantes louvores dirigidos ao autor mais bem sucedido nos círculos cristãos da atualidade. Rick Warren é o fundador e pastor da Igreja de Saddleback, ao sul da Califórnia, muito conhecido pela sua liderança no Movimento do Crescimento da Igreja. Seus livros - Uma Vida Com Propósito e Uma Igreja Com Propósito foram lidos e acatados por milhões de leitores e centenas de milhares de igrejas, como sendo o plano mais popular disponível, atualmente, para o crescimento da igreja, especialmente nas fileiras evangélicas.

Apesar de todos os louvores humanos dedicados aos programas “Com Propósito” de Warren e de todo o bem, aparentemente resultante dos mesmos, certas coisas nos seus ensinos, bem como nos métodos que ele usa, levantam algumas questões que muitos precisam responder. Com pelos menos 300.000 pastores tendo frequentado os seus seminários, em diversos países, existem sérias indagações que precisam ser dirigidas com respeito ao futuro de milhões de frequentadores da igreja, através do mundo inteiro. Nem todos que têm experimentado o fenômeno “Com Propósitoacham que a proposta de Rick Warren para o crescimento da igreja seja bíblica em todas as suas pressuposições.

Warren Smith, autor dos livros - “The Light That Was Dark” e “Reinventing Jesus Christ”, escreveu o livro “Deceived On Purpose, The New Age Implications of the Purpose-Driven Church”, no qual ele examina, cuidadosamente, as conexões de Rick Warren e dos seus programas “Com Propósito” com os ensinos da Nova Era de Robert Schüller, pastor e mestre da Catedral de Cristal, em Garden Grove , Califórnia. Ele tem documentado, sucessivamente, a ligação de Warren e do seu programa “Com Propósito” com as práticas novaerenses do livro - “A Course in Miracles” (Um Curso em Milagres), de Marianne Williamson, e com os líderes da Nova Era, Dr. Bernie S. Seigel, Gerald G. Jampolsky e Neale Donald Walsch (este último autor de Conv ersas Com Deus), através da influência de Robert Schüller. Quando lemos os livros de Rick Warren podemos ver a fonte de onde provêm os frutos dessas árvores ruins, os quais são frutos podres.

Quem não tiver um sólido conhecimento das doutrinas da Nova Era e da Nova Espiritualidade, as quais têm infestado a igreja, pode ser levado pelo livro “Um Curso em Milagres” [no qual, sem dúvida, Rick Warren se apoiou para elaborar suas teorias], à teia de engodo do grande Adversário. A maneira deste é nos convencer, paulatinamente, de que “Deus governa tudo”, que Ele é “tudo em todos” e que nós também somos “Deus”. Esta é a base doutrinária da Nova Espiritualidade, entregue pelos “deuses” da Nova Era, indiscernivelmente constantes nos livros de Rick Warren.

Que Robert Schüller tem sido e continua sendo o proponente maior da Nova Espiritualidade e que ele foi o mentor de Rick Warren por muitos anos, é o que temos visto nos livros “Com Propósito” de Rick Warren, expressando a Nova Espiritualidade.

Warren Smith nos tem provido com bastante informação confiável, no sentido de que possamos considerar, seriamente, esta possibilidade. Será que este é, de fato, o grande “mover de Deus” ou é apenas um plano de Rick Warren para impactar as igrejas, no mundo inteiro, sem que nos apercebamos? Centenas de milhares de pastores frequentaram os seminários de Rick Warren; mas, será que eles estão preparados para descobrir a possibilidade de que estão sendo conduzidos à Nova Espiritualidade, a qual, na verdade, prega “outro Cristo”, “outro espírito” e “outro evangelho”?

Por causa do seu passado no ocultismo da Nova Era, Warren Smith ficou interessado em ligar todos os pontos, através de uma séria pesquisa e de uma farta documentação, sobre Rick Warren e sua conexão com a Nova Era.

Logo que comecei a ler o livro de Warren Smith - “Enganados de Propósito...” - fiquei meio perdido, pois havia muita coisa a ser pesada e ligada mentalmente. Contudo, resolvi me entregar, sem preconceito, a esta nobre tarefa, e estou engajado numa forte batalha contra as pressões que tenho enfrentado contra a multidão de leitores dos livros “Com Propósito” de Rick Warren.

Gosto de ver homens como Warren Smith tomando uma posição bíblica contra os ensinos mais populares da atualidade, especialmente considerando que podemos ver nos mesmos a fonte subterrânea do Movimento de Crescimento da Igreja. Recomendo, enfaticamente, a quem estiver realmente interessado em conhecer a verdade, que leia o livro “Enganados de Propósito...” de Warren Smith e dele retire suas próprias conclusões.

[N. T. - O Movimento do Crescimento da Igreja tem como meta principal o estabelecimento da hegemonia da Igreja, a fim de governar o mundo, por mil anos (Reconstrucionismo ou Dominionismo) , enquanto os "supercristãos" preparam o mundo para a volta de Cristo. Esta doutrina contraria totalmente o que está escrito na Bíblia.]

“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. (1 João 4:1).

Tradução livre de Mary Schultze, em 05/10/2009.

Steve Muse, Easter Regional Watch

www.maryschultze. com

http://groups.google.com.br/group/batistastradicionais/browse_thread/thread/feec07536d1f86a9?hl=pt-BR