O Descrédito da Igreja em nossos dias

Pr. Anderson Resende Barbosa:
O DESCRÉDITO DA IGREJA
Quando leio Atos dos Apóstolos vejo a beleza e o amor da igreja primitiva, e fico pensando porque as igrejas de hoje estão tão longe da igreja primitiva. Seria porque o mundo está em constante mudança? Ou seria o homem com o seu desejo de ser igual a Deus que tem manchado o nome de cristãos? Desde Adão e Eva houve desobediência, crimes, e demais pecados. Mesmo assim, Deus sempre usou de longaminidade com o homem.
O homem tem cometido muitos erros e um deles são as variedades de igrejas que têm surgido diariamente. Às vezes penso que objetivo dessas igrejas não é de expandir o reino, mas de competir com outras, querendo mostrar que é mais poderosa que a outra e a competição estão acirradas, e nos canais de televisão, é briga de gente grande.
Para muitos as igrejas são vistas como algo que manipula e explora as pessoas, e os que defendem essa idéia não estão totalmente errados não! Pois é isso mesmo que tem acontecido há muito tempo. A igreja deixou de ser a comunhão dos santos, e passou a ser um mercado competitivo e lucrativo que muitos almejam. Da parte do clero, salários altos resultados das “indulgências”, curas vendidas; da parte dos fiéis a troca e a compensação pela presença nos “cultos” e naquilo que dão à igreja.
Para cada tipo de fiel, uma igreja, e a tendência é aumentar, uma vez que mais pessoas estão querendo subir na vida, ser feliz. Vejo que igrejas atuais estão vivendo em guerra e quem está vencendo é o diabo. A palavra de Deus mostra o quanto Jesus sofreu desde o dia em que nasceu até o dia em morreu por causa dos pecadores, e isso não tem sido considerado. O evangelho que Jesus ensinou e pregou e nos comissionou para pregar não é esse evangelho barato e mesquinho que se prega por aí.
Com os apóstolos não foi diferente, eles sofreram muito por amor ao evangelho, passaram fome, sede, doenças, frio, e foram mártires, para que hoje nós pudéssemos ter esse testemunho, a palavra revelada e escrita, para podermos fazer pelos perdidos aquilo que eles fizeram. Os tempos mudaram, as pessoas mudaram, mas o evangelho não mudou, é o mesmo que Jesus e os apóstolos pregaram.
Estamos em constante guerra, e nosso adversário está camuflado nas igrejas, e dizendo que sua igreja é a única e verdadeira porque faz muitos milagres e prodígios, e desta forma enganando a muitos.. Ele esteve no jardim do Édem, na familia de Adão quando houve o primeiro homicídio, ferozmente, no meio do povo do antigo testamento, estava no meio dos discípulos de Jesus levando a Judas a entregar o Mestre, no meio da igreja, mentido e enganando a muitos.
A igreja em atos dos apóstolos tinha amor uns com os outros e isso era demonstrado com ações. Tiago diz em sua epístola que assim como o corpo sem o Espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Penso que a igreja de Cristo não abandonou esses valores e existe para suprir as necessidades espirituais e físicas dos irmãos, somos o corpo de Cristo e no corpo tem que haver sintonia, harmonia, que vem do comando que é Cristo. Temos que agir contra os problemas sociais, e valorizar, amar, as pessoas marginalizadas, vencidas pelas drogas, humilhadas pela prostituição.
Como igreja de Cristo Jesus, temos de pregar o evangelho e dar oportunidade para que essas pessoas sejam reabilitadas e não tenha de envergonhar, para que possam exaltar e glorificar o nome do Senhor Jesus pela transformação de suas vidas através da mensagem do evangelho. A igreja de Cristo não é denominação, e nem um grupo que se diz cristão, mas são aqueles que amam e obedecem a Deus.

Pr. Anderson Resende Barbosa
Bacharelando em teologia FATEBE/STBE

http://www.projetoamor.com/news.php?readmore=3539