A Igreja e a disputa televisiva no Brasil

Globo X Record/IURD
Muito tem repercutido a guerra entre a Rede Globo e a Record/IURD. Isso, não somente nos noticiários, mas também nas rodas de conversa nas igrejas e locais de trabalho. O que acontece é que muitos irmãos não tem uma opinião formada sobre o assunto e as pessoas de fora da igreja fazem uma tremenda confusão achando que todos os crentes e igrejas são tudo “farinha do mesmo saco”.

Por este motivo, é necessário que todos os segmentos da Igreja Evangélica no Brasil se manifestem publicamente para mostrar à sociedade que o povo de Deus não tem nada a ver com esta guerra comercial que envolve dois gigantes da televisão brasileira.

Quero deixar aqui meu manifesto, procurando colocar devidamente “os pontos nos is”:

1.A Rede Globo de Televisão não está nem um pouco preocupada com o crescimento do Reino de Deus. Não tenho dúvidas que aquela série de reportagens de semanas atrás sobre as obras sociais das mais antigas e tradicionais denominações evangélicas no Brasil mostrada pelo Jornal Nacional foi para convencer antecipadamente à população evangélica que a Globo não tem nada contra os evangélicos. Ora, é claro que a Globo sabia que dentro de algumas semanas a “bomba” ia estourar para cima da Record/IURD. Ou será que alguém duvida disso?

2.A preocupação da Globo é com o crescimento estrondoso da Record. A Globo está gradativamente perdendo pontos no Ibope enquanto sua concorrente cresce cada vez mais. Isto significa perdas milionárias do ponto de vista publicitário. A Record tem contratado artistas com salários astronômicos e feito produções do ponto de vista técnico de primeiro nível (muitos, porém, imorais e sem identidade, pois a Record é uma cópia descarada da Globo). “Bem, o que fazer então para deter o avanço da Record?”, certamente pensou a turma dos Marinhos. A saída que encontraram foi exatamente esta: “Vamos pegar estes caras onde eles têm pisado feio na bola, se houver algo errado, vamos descobrir e denunciar publicamente”. É o que estão fazendo neste momento. E aí, vira-se a página...

3.Página virada, os abusos cometidos pela IURD, que todos sabemos que acontecem em seus cultos no momento de pedir os dízimos e as ofertas (que corresponde a uns 90% do culto), vieram à tona com toda ferocidade pela Globo para desmoralizar a cúpula eclesiástica da Record, sobretudo, o Bispo Edir Macedo. Não somente isto. A IURD compra a madrugada da Record para passar seus programas e paga alto por isso. É a madrugada mais cara da televisão brasileira. Os valores são astronômicos. Desse modo, a IURD descobriu o meio de enxertar na emissora de forma lícita o dinheiro que ajuda a pagar os altos cachês de seus artistas, dinheiro pago com dízimos e ofertas do povo que freqüenta a IURD. A Globo vê essa artimanha da IURD uma maneira desigual e imoral de levantar recursos para a Record.

4.O povo de Deus não é bobo. Todos nós sabemos que quando a Globo denuncia a IURD por pedir ofertas e dízimos de maneiras que beiram a manipulação psicológica e promessas de enriquecimento fácil, a TV dos Marinho não está preocupada em esclarecer as pessoas que freqüentam a IURD. A Globo, na verdade, não está preocupada com as pessoas que porventura sejam ludibriadas por falsos pastores. O propósito da Globo é a mesma da Record/IURD: enriquecer e estar no topo, em primeiro lugar, custe o que custar.

5.Precisamos declarar em alto e bom som à sociedade brasileira que há igrejas e pastores sérios neste País que nada tem a ver com a IURD e sua guerra declarada contra a Globo. Não podemos “pagar o pato” por esta guerra insana por audiência e enriquecimento. Certa vez o Bispo Macedo disse a respeito das outras igrejas evangélicas: “Não precisamos de vocês”. Pois bem, as igrejas e pastores sérios também não precisam da IURD. Precisamos de Deus, do seu Espírito, de Jesus o Senhor da Igreja e da sua Palavra. Isto nos basta. Não podemos ter medo de dizer àqueles que não conhecem a verdade: “Não temos nada com a IURD”. Embora saibamos que há gente série, honesta e de boa-fé na IURD, temos que dar um basta nesta coisa de sermos confundidos com uma igreja que não é “universal” e que há muito tempo deixou de ser do Reino de Deus.

6.Se o verdadeiro povo de Deus na nação brasileira não se manifestar, se os líderes espirituais, os pastores, não se unirem para mostrar publicamente quem é quem nesta história, vamos continuar pagando uma dívida que não é nossa. Esta guerra entre Globo e Record/IURD talvez ainda cause muitos prejuízos para a imagem da Igreja e para evangelização dos perdidos, além do que já tem causado desde quanto a IURD surgiu na mídia.

7.Há um exército de igrejas, pastores e cristãos em nosso imenso Brasil que não são amantes do dinheiro, que não correm atrás do poder seja ele político, financeiro ou eclesiástico. Há uma multidão de santos do Senhor em nossa querida nação, que é o verdadeiro sal terra e luz do mundo. Gente que ama a Palavra e a obedece. Gente que leva Deus a sério. Gente trabalhadora que dizima e oferta ao Senhor, não por medo ou manipulação, mas por amar a Jesus e a sua obra. Gente que não é ludibriada por falsos pastores amantes do dinheiro. Gente que não é enganada por doutrinas estranhas ao verdadeiro Evangelho de Cristo. Gente que vê nas pessoas sem Deus almas perdidas e não um “cifrão” em suas testas. O Brasil precisa saber disto. Vivamos, portanto, verdadeiramente o Evangelho de Cristo sem ter medo de mostrarmos quem somos de fato e de que lado estamos neste jogo. A Deus seja a glória!

Pr. Marcelo Rodrigues
Igreja Evangélica Viver em Cristo
Suzano-SP
prmarcelorodrigues@hotmail.com
http://prmarcelorodrigues.blogspot.com
www.viveremcristo.org.br

http://www.projetoamor.com/news.php?readmore=3601