Estados Unidos, um país pós-cristão

Dizem que os EEUU é um país pós-cristão, isto no sentido que o país foi de maioria evangélica e hoje não é mais. Que aconteceu?

Os historiadores encontram 3 grandes avivamentos aqui, o primeiro (c. 1730–1755); o segundo (c. 1790–1840); o terceiro(c. 1850–1900) e fala-se de um quarto (c. 1960–1980), que não se compara com os tres primeiros.

Todos concordam, foram tempos de profunda transformação na vida americana. Milhares de conversões. No seriado "Andy Griffith Show" retrata-se a fictícia "Maybery" (Mont Airy, NC) dos anos 50, quando as cidades fechavam as portas aos domingos, nenhum comercio, todos iam à igreja. Com as igrejas se enchendo até os incrédulos não convidados iam porque era "good business", ali estava o centro social, cultural, político e comercial da cidade.

Depois da guerra do Vietnã o quadro mudou. Homens e jovens que conseguiram voltar da carnificina despropositada, desiludidos pelo falso patriotismo, falsa religiosidade dos lideres políticos e de uma igreja acomodada, se rebelaram em sua maioria. O movimento hippie como protesto, faça amor e não faça guerra, as drogas, a psicodelia, a musica infernal, uma nova geração cresceu dentro dos Estados Unidos, porém fora da igreja.

O segundo e terceiro grande avivamento trouxeram milhões à igreja, estes com uma vida de integridade, sobriedade e frugalidade criaram condições para o desenvolvimento e progresso da nação. Novas invenções e o espírito empreendedor colocaram os EEUU como a maior nação industrializada do mundo. Contudo a igreja dormiu nos lauréis dos seus antepassados.

Os irreligiosos que costumavam ir à igreja muitos entraram para o conselho diretivo, dando novas ordens e orientação a seus pastores, estes se acomodaram a suntuosas casas, igrejas e condições econômicas. Pastorado era uma boa profissão. Surgiram novas teologias, umas liberais outras de santidade, alienadas contudo à nova realidade.

Hoje milhares de igrejas nos EEUU estão diminuindo, umas não querem e outras não conseguem encontrar maneiras de alcançar os de fora. Há uma ordenança em algumas cidades que fazem ser "contravenção" entrar ou bater na porta de alguém quando houver uma placa "no soliciting" , não solicitar, o pecador não quer ser incomodado.

As igrejas que crescem são as que encontraram formas, na maioria não convencionais, de alcançar os "fora da igreja" , evitam-se usar palavras como "perdidos" ou "pecadores", como forma de não antagonizar. As que não crescem congelaram no tempo. Suspiram pelos bons tempos e reclamam porque os pecadores não vêm à igreja mais. Sinais dos tempos dizem alguns.

Toda igreja, como toda pessoa, tem um único caminhar com Deus, é Seu desejo trabalhar em nós. Aos Filipenses O Espírito Santo disse: "tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,"1:6. Deus, Ele começou a boa obra em nós e Ele deseja aperfeiçoar se permitimos, se obedecemos. Como crescer? Oração e ação, oração contínua é nossa comunhão e dependência dEle, ação são planos e métodos de alcançar àqueles que Ele deseja nos usar para alcançá-los.

Como os profetas avisavam a Judá que não seguissem o exemplo de Israel, o reino do norte, assim meus queridos amigos e irmãos em Cristo, não permitamos que 1. incrédulos se infiltrem e comandem nossas diretorias, sejam igrejas ou instituições. 2. Não nos congelemos no tempo desfrutando os resultados dos esforços da geração passada. 3. Em oração descubramos as necessidades de nossa comunidade-vizinhança para sairmos das quatro paredes e sermos igreja sal da terra.

Transformar o bairro, a cidade e o mundo e principalmente as novas gerações que se formam é o mandado de Deus em Cristo Jesus. A saída do marasmo espiritual é a oração e completa submissão ao que nos manda o Senhor da Seara. Tanto aqui como lá e em todo o mundo.

Evaristo Lacerda

Postado por Evaristo Lacerda no Ceus Na Terra em 8/02/2009 07:42:00 AM
Encaminha pela irmã Mary através do grupo: artigosMarySchultze@yahoogrupos.com.br