SALMO 73 E AS ORAÇÕES E GERAÇÕES ESTRANHAS A CRISTO

O verso 3, nos traz "Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios".
.
Prosperidade: Eita palavra maldita. Releio Gálatas, e entendo o "anátema" irado escrito de Paulo. Como a singeleza do Evangelho vai se deturpando por conta de enxertos veterotestamentários!
.
Por conta da prosperidade, não levamos mais o Evangelho aos mais humildes. Como eles testemunharão um Deus que dá prosperidade, se lhes falta o pão? Assimilamos valores materiais de uma sociedade consumista, que arrecada dinheiro em campanhas "Criança Esperança", cuja maior parte dos recursos são destinados a ensinar crianças a baterem latas. Não prepará-las para o futuro.
.
E, assim, limitamos e refenciamos Deus como sendo Aquele que dá. E a dávida, o ter, o possuir passa a ser o testemunho do agir de Deus, não o ser em Cristo.
.
Campanhas de oração passam a ter nomes históricos do antigo testamento, e como eles, buscam uma Canaã de leite e mel. Mas, na hora de matar os gigantes, empunhar espadas, colocam o crachá da Graça na frente e dizem que a "batalha é do Senhor".
.
Ester e Elias passam a ser apóstolos e nominadores de orações de vitória: puro determinismo sobre Deus, como se Ele fosse uma marionete a serviço de desejos pessoais. O verso 6 traz claramente quais seriam as respostas de tais seguidores de doutrinas: "Por isso a soberba os cerca como um colar". Eita povo cada vez mais soberbo!
.
Prosperidade e Soberba se casam numa nova forma de evangelizar: Salvação? salvação é ter conta gorda no banco, bens, vestuários caros, e cada vez mais desejar e desejar. " E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
.
Os demônios era expulsos por sugar a saúde, a paz e até mesmo a vida das pessoas, hoje eles só mexem no bolso. Dão-lhe o nome de gafanhoto, mas os gafanhotos do profeta Joel eram mandados por Deus! Consequências de erros pessoais e de relacionamento injusto com as pessoas e principalmente com Deus. Eram disciplinados por Deus. Hoje está disciplina é o "agir de Satanás".
.
A injustiça social era um dos principais motores da reprimenda de Deus. E hoje? como nos verá Deus sabendo que estamos criando pastos de ovelhas gordas que não precisam trabalhar nem se importar com a ovelha ao lado, ou a centésima ovelha perdida? Que contas prestaremos a Deus por, literalmente, criamos pessoas tais quais animais domesticados, sempre gratos ao seus senhores apenas pela comida e bebida, e nunca pelos cuidados ?
.
No último domingo, ao chegar para o culto noturno, havia alvoroço, pois todos estavam preocupados apenas com uma apresentação de natal que fariam numa praça pública (domingo à noite). Eu sedento da palavra e de um momento especial com Deus, me fui à procura de cultuá-Lo noutro lugar. Perambulei pela proximidades e desisti. Não havia onde. E olha que são 8 ou 9 igrejas próximas. Doutrinas estranhas. Retornei para o culto apressado de 1 hora, e fui para casa, como tantos outros que não podiam se deslocar para o evento e foram suprimidos do seu culto a Deus.
.
Fui pensando... só pensando. Está cada vez mais difícil encontrar uma Igreja onde se possa entregar algo a Deus. Só nos ensinam a tirar Dele. Está cada vez mais difícil ouvi-Lo falar. Só falam para a platéia, desejosa de terem seus egos massageados e inflados de promessas... promessas do passado já alcançados pelos judeus daquela dispensação. E anulam a principal promessa já alcançada na Cruz.
.
Cruz! Cruzes... é sofrimento, aflição... está fora de moda.
.
E os heróis bíblicos do passado, heróis da fé e da obediência vão sendo maquiados como apóstolos ou pais de novas gerações para o alcance de objetivos pessoais, materiais, egoístas. Como se tais servos e servas de Deus tivessem agido assim no passado. Como se tivessem alcançado bençãos pessoais e não coletivas para o seus e para o povo de Deus. Como foi com Abrahão, abençoado e engrandecido para ser benção. Não para apregoar a soberba de suas conquistas.
.
Asafe quase se desviou por não entender. Hoje, muitos não estão mais no quase, mas desviados do bem maior que é o Deus de um povo, de vários povos conquistados e a serem conquistados. Não de um Deus pessoal
.
Seus olhos estão postos nos bens conseguidos, não no sacrifício da Cruz. Seus olhos estão postos nas riquezas alheias como um referencial a buscar, não nas vidas caídas ao largo no caminho, pois se eles estão assim é falta de benção, é falta de Deus. Ignoram que Deus agirá nelas através de alguém que se diga do seu povo. Ainda bem que há muitos samaritanos pelos caminhos desta vida.
.
É bem verdade que as profecias presentes e futuras nos apontam para as apostasias. Mas, como é triste ter que conviver neste tempo! Que o Senhor tenha renovada misericórdia por sobre todos, como sempre o fez. Mas, com uma ação consoladora especial por aqueles que estão ficando cada vez mais deprimidos por falta da presença de Deus em suas igrejas. E acima de tudo, sele com O Seu espírito gerações futuras, não de Samuéis, Davis, Elias, Esteres... mas, de perseverantes no verdadeiro e genuíno Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem seja toda honra e glória por todos os séculos. Amém!
.
Evandro Luiz