Os Galos Carnavalescos com Propósito

Os galos carnavalescos dos propósitos

Nas três noites de folia carnavalesca deste ano, um bloco batista de carnaval resolveu apresentar-se nas avenidas de sua cidade, com o objetivo (diziam seus líderes) de evangelizar o povo pagão do município, embora esse povo pareça menos pagão do que esses líderes propositados.
Fico imaginando o Apóstolo Paulo fantasiado de tribuno romano com o propósito de evangelizar os gálatas... Qual seria o resultado da pregação? Façamos de conta que esses líderes propositados se fantasiaram de galos e as mulheres de galinhas e, nesse caso, o bloco carnavalesco teria se assemelhado a um espaçoso galinheiro, cujo cordão teria sido puxado por sete galos cantadores, cujos nomes poderiam ser:

Carlipa, um galo conhecido nacionalmente.
Queniluc(um galo que canta com a língua enrolada);
Alcieme,o galo mais jovem do galinheiro;
Camadecorda,um galo meio depenado, mas satisfeito;
Charlupe,um galo com sotaque sulista;
Quase Coperfield, um galo sorridente;
Eramovi,um galo capixaba;
Pamazo,um jovem galo mineiro.

Digamos que esses galos propositados apresentassem como desculpa, nas noites de Carnaval (e no próximo grande baile de carnaval, a portas fechadas, que estão organizando para abril e maio), o propósito de "mentorear líderes para trabalhar com pessoas difíceis"... Será que essas pessoas seriam tão difíceis se lessem a Bíblia diariamente ou a escutassem em legítima pregação, nos "poleiros" onde esses galos sobem toda semana? Creio que não!
Infelizmente, as novidades psicologizadas, que têm aparecido ultimamente na Igreja de Jesus Cristo, estão transformando- a num imenso galinheiro, com galos ciscando o chão em busca e pedras preciosas (como o galo da fábula de Esopo), espalhando um movimento chamado "Crescimento das Igrejas" ou "Movimento com Propósito".
Esses galos pregam "outro evangelho", o qual o Apóstolo Paulo jamais iria sancionar, mas, pelo contrário iria condenar, conforme Gálatas 1:6-9:
"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema".
Considerando que o garnizé criador dos propósitos é um pastor político, membro do CFR, cujo objetivo é unir todas as igrejas em um enorme bloco carnavalesco, a serviço ONU, essa próxima conferência dos galos carnavalescos provavelmente será um centro de lavagem cerebral, para os nossos pastores tupiniquins, imitadores dos galos americanos, cujo objetivo maior é o enriquecimento e expansão da igreja, visando "conquistar o mundo para Cristo". E como desejamos colaborar com o objetivo desse ajuntamento de galos nacionais, informamos que o preço das inscrições varia ente 140 (fevereiro) e 200 Reais (no dia do evento). Portanto, corram, amigos galos, se quiserem economizar alguns Reais, para que os seus ouvidos fiquem lotados de psicologia propositada! !! Paulo já havia previsto muita "galinhagem" na 1 Timóteo 4:1-2 e na 2 Timóteo 4:3-4. Existe um pastor penteca matogrossense, especialista em "glossolalia galinácea", o qual está ficando
rico... Será que esses galos propositados também não visam, a priori, encher seus gazofilácios? Sei não!!!
Considerando que os galos dessa igreja apoiaram a saída dos membros da mesma num bloco carnavalesco, com o propósito de evangelizar os menos pagãos do que eles, isso demonstra que o mundo já se aboletou dentro dela e, portanto, o seu verdadeiro propósito é influenciar as outras igrejas do país, a fim de que a luta em prol da apostasia seja ganha mais depressa.
Se o apóstolo Paulo aparecesse diante desses líderes propositados iria indagar:
"Ó INSENSATOS [galos]! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras [da carne] ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? [Sim, porque a palavra carnaval tem muito a ver com a carne] Será em vão que tenhais [lido] tanto [os livros de Warren]?... Isso [para adquirir conhecimento] vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei [dos propósitos], ou pela pregação da fé? (Gálatas 3:1-5).
Vai ser divertido ver a cara de Warren e seus galos carnavalescos, quando comparecerem diante do Supremo Juiz, de cujo Nome eles usam e abusam, com o propósito de realizar os seus sonhos megalomaníacos.
Pode até ser que as galinhas desse galinheiro propositado apareçam bastante depenadas, no próximo carnaval, pois, conforme o salmista nos admoesta, no Salmo 42:7, "Um abismo chama outro abismo"!

Mary Schultze,












De: Rubens Daminelli


Irmão Henri e demais:

Francamente eu não nutro mais esperança a respeito do povo batista.

Lamentavelmente, estamos chegando a conclusão que o ditado se aplica bem em nosso meio: "tudo farinha do mesmo saco"..

Não há nenhuma diferença entre batistas, pentecostais, romanos etc.

O ecumenismo já está incorporado em nosso meio.

Não tem mais jeito. Incrivel!

Quando li a historia dos batistas, inserido aqui pelo pr. Dinelcir, chego a pensar: "coitados daqueles que morreram em defesa da verdade e do evangelho". O que estão fazendo é uma traição a memória daquela gente que morreram em defesa da fé batista.

Quando apontei esta barbaridade de uma igreja participando do carnaval em outro grupo, alguns irmãos aplaudiram a iniciativa e me censuraram.

Para mim esta igreja (não vou citar o nome da igreja em atenção ao pedido do Victor Penner que me aconselhou a não dar nomes aos bois, sob pena de processo), mas a participação desta igreja no carnaval é uma visivel traição (repito) à denominação e ao evangelho. Tiveram a coragem de se orgulhar de ter ganho em primeiro lugar no bloco da categoria.

Disse certa vez, que estamos precisando " U R G E N T E M E N T E " de um novo Martinho Lutero, agora para os batistas e PEITAR esta gente e expulsá-las do nosso meio. Mas quem terá PEITO para isso?

É uma vergonha do tamanho do mundo!

Ao meu ver, um Martinho Lutero agora, deveria tomar as seguintes providencias:

Primeiro: Uma única tradução biblica para as igrejas e uma única literatura para as EBDs. (É uma salada só! Cada pastor e igreja usam uma tradução e as revistas da EBDs é uma verdadeira salada mixta).

Segundo: Definir a questão da ceia. Somente para os crentes salvo e batizados.

Terceiro: Definir quais elementos a ser servido: pão azimo e vinho sem fermento ou continua como está?

Quarto: Definir sobre a inerrância das escrituras. (Ela é ou contem a palavra de Deus?) É preciso definir. Estão dizendo agora, que todas as traduções tem defeito. Se é assim não devo mais crer na biblia!

Quinto: Definitivamente coibir este pessoal como: bandas, roqueiros e vendedores de CDs etc. de participar dos cultos publicos de nossas igrejas, com objetivo claros de mercantilismo.

Sexto: Acabar com comércio generalizado de vendas de todo tipo de oferendas dentro de nossas convenções, eventos e igrejas (aqui estamos iguais a ICAR na Idade Média)

Novo: Definir corajosamente a questão do ministério feminino.

Decimo: Definir a questão do divórcio.

Décimo primeiro: Definir o hinário oficio para o culto batista.

Ufa! Alguém quer completar a lista?

Perdão pelo desabafo..

Mas, a bem da verdade, estou a ponto de explodir com tantas mentiras e farisaimos entre os batistas brasileiros.

Se não forem tomadas providencias, urgentemente, provavelmente serei um crente recolhido, cuidando apenas de minha familia, uma vez que corro perigo de expor o meu nome juntos aos batistas, além de continuar sentindo enrolado com tantas vigarisses. Não generalizo.

abs. rubens





Caro irmão Rubens

Eu também não tenho mais esperança. Quanto à reforma, Lutero não conseguiu
reformar a Igreja Católica e acabou criando uma outra igreja que, agora,
também está deteriorada.
Entre nós, ser surgisse um Lutero, não conseguiria mais reformar os batistas
da CBB (devemos lembrar que existem outros batistas que ainda estão firmes).
Eu creio que o que temos que fazer é parar de cooperar com a iniquidade que
se instalou entre nós. E o principal modo de parar de cooperar é cortar as
contribuições financeiras. Todo mundo fala, mas as igrejas
continuam sustentando um sistema iníquo, mundanizado. Alguns dizem que
continua fazendo por fidelidade. Pergunto: Fidelidade a que? Não existe
dízimo dos dízimos e já está mais que provado que isto não é bíblico. Ora,
que coopero com o sustento financeiro do erro, coopero com o erro.
Outros dizem que uma igreja sozinha não pode subsistir. Sozinha não pode
mesmo não, mas com o Senhor Jesus governando-a pode e susbsiste. Quem disse
que uma igreja para subssistir na simplicidade do evangelho precisa de estar
fazendo parte de um sistema religioso?
Há muito que venho pregando: Cortem a verba e os aproveitadores terão que
procurar um sustento. Quando a gente deseja acabar com os ratos a gente
corta os meios de alimentação deles.
Escandalizei irmãos? Não sei. Mas sei que aprendi uma coisa: Quando
cooperamos com alguma coisa, estamos juntos com aquela coisa. Se cooperamos
com o que é bom, estamos fazendo o bem, mas se cooperamos com o que é ruim,
estamos fazendo o mal.

Pr Dinelcir de Souza Lima







Algo precisa ser feito e denunciar a corrupção. Se precisar as igrejas
> devem cortar a verbas até que voltemos a decencia e a ordem. Eu fico
> escandalizado quando a igreja chama estes cantores evangélicos que pedem,
> por exemplo: R$ 2.500,00 e mais hospedagem em hotel. Aliás, alguns dão o seu
> preço, senão não cantam. Os dizimos que os irmãos dão a igreja (inclua ai
> muitos irmãos pobres) não deveria ser para deleite daqueles que fazem da
> música uma profissão. Quanto que não devem ganhar Aline Barros, André
> Valadão e outros tantos e estas bandas por ai afora. Querem justificar este
> alto investimento dizendo que uma alma já valeu pelo esforço evangelistico
> com estes grupos musicais e com isso vão ganhando dinheiro fácil das
> igrejas. Deveríamos repensar sobre investimento financeiro com este pessoal,
> porque nosso dinheiro não é para "os prazeres da carne" que para mim não
> passa disso mesmo!
>
> Lembro-me que minha avô já se escandalizava quando lia em nossos boletins
> dominicais os solos que eram feitos em nossas igrejas. Em parte ela tinha
> razão, porque alguns viram, a partar dai, que tinham boas vozes passando a
> ser profissionais do canto evangélico.
>
> abs. rubens





Infelizmente todas as críticas estão cobertas de RAZÃO 100%. O O que podemos
dizer de uma situação tão lamentável.
a democracia batista transformõu-se numa verdadeira DEMOcracia afinada
literalmente com a Apostasia.
Ao que parece Eles verdadeiramente estão em paz com os inimigos de Deus.
Precisamos, mais do que nunca continuar com o nosso firme propósito de
formarmos a nossa Associação TRadicional, deixando bem claro nossa posição
qto aos iténs relatados pelo Pr Pener e outros. Que Deus nos de forçã para
decolarmos nesse grande empreendimento espiritual.
Pr Wilson Frankliim






Pastor Dinelcir, Henri, Dony, Jorge, Rubens e demais associados

Um desabafo

Estou muito cansado da vida denominacional; não pelos cargos que ocupo, porque hoje não sou indicado sequer para fazer oração silenciosa (e frequento as assembléias). Mas o que cansa, constrange, deprime e machuca é a ditadura ideológica.

Minha OPBB fará realizar um congresso em SP e o dono do bloco carnavalesco em São José dos Campos será um dos preletores. Interessante que há pessoas que não participam nem das orações silenciosas à distância, são seres inatingíveis, inencontráveis, que vivem em seus teísmos abertos e seus presbiteratos batistas, nada tendo de batistas nem no comportamento nem na doutrina. Mas basta um evento de envergadura, basta um congresso que ocupe um hotel nas águas das Lindóias, São Sebastião ou Caldas Novas da Vida, basta um evento de grande repercursão desses ministérios paraeclesiásticos ou pró-eclesiásticos, que seus nomes figuram entre os grandes formadores de opinião, grandes palestrantes, grandes contributivos ao pensamento teológico.

São tantos pesos e tantas medidas! São tantas hipocrisias e tantas avaliações econômico-estatísticas, que me sinto enojado. A discussão sobre pastoras dá ânsia de vômito, de tanta força que se faz para empurrar aquilo que não se quer engolir: tem que aceitar, tem que admitir, tem que respeitar, tem que admitir. Ah, se Rubens Lopes, criador da ordem dos pastores de São Paulo, e José de Souza Herdy, do Rio e Brasil, soubessem que uma agremiação de comunhão e apoio vivaria palco de manipulação política de massas denominacionais, ao ponto de não terem mais o direito de serem quem se propuseram a ser, mas obedecer ao menú teológico do momento, acho que jamais teriam fundado essas organizações.

Não sei para onde tudo isso irá. Não sei o que irá acontecer. Amo a minha convenção, amo os meus colegas, amo a minha ordem. Mas irá chegar um dia em que a heterogeneidade de nossas doutrinas, princípios, valores e processos serão tão distintos, que teremos que optar ou pela conivência com o que consideramos errado, ou a criação de uma organização preservadora do que existia antes dessa onda de modernismos, ou simplesmente aderir ao crescente movimento de igrejas individuais, individualizadas, isoladas, independentes.

E sou um pastor de meia idade, não sou saudosista da velha guarda. E mesmo assim já sou considerado mente de museu!

Deus, que apostasia!

Tem misericórdia!

Wagner Antonio de Araújo






Amado Pr Wagner

Suas palavras encontram eco em meu coração e nos corações de muitos pastores
e membros de igreja espalhados por nosso Brasil.
O que o irmão diz a respeito de chegar ao ponto de termos que buscar algum
tipo de associação conservadora é o que estamos tentando fazer. Na realidade
estamos formando o terreno e buscando almas que desejam "se plantar" neste
solo.
Fui professor no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil durante 10
anos e no Seminário Teológico Batista de Niterói durante 18 anos. De ambos
saí. Saí porque tenho um sonho, o de ajudar a formar líderes e pastores que
reconheçam a Bíblia como sendo a Palavra de Deus e que pautem suas vidas e
lideranças pela Palavra de Deus escrita.
Consegui formar o Seminário Teológico Batista do Oeste Carioca. Pequeno, mas
grandioso. Com pouquíssimos alunos de peso sem igual, pois todos crentes em
Cristo, convictos de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Formamos cinco na
primeira turma e estamos para formar mais quatro na segunda turma este ano.
Dos cinco formados dois já são pastores e os outros três atuam como líderes
na igreja, com firmeza e dedicação à evangelização. São todos uma bênção
para o reino de Deus.
Também rejeitei convite para vender os direitos autorais de minhas revistas
de EBD para a JUERP, quando o "Dr." Almir tentou me atrair dizendo que "seu
nome será conhecido em todo o Brasil." Rejeitei para continuar livre,
publicando o que eu quiser publicar e, pela misericórdia de Deus continuo
vendendo revistas de EBD para igrejas em vários Estados do nosso País. São
revistas rejeitadas por muitos colegas porque são muito "bíblicas e
batistas" conforme disse um colega, rico, que queria ser meu sócio na
editora para "alavancar e vender para todas as denominações" como ele
colocou em sua proposta.
Mas eu ainda creio que o caminho é este: Nos dedicarmos à formação de
pastores BATISTAS e ajudarmos igrejas e pastores a doutrinarem seus membros conforme nossas convicções batistas de que a Bíblia é a Palavra de Deus e a nossa única
regra de fé e prática.
A OPBB já é uma instituição ecumênica que deseja estender o ecumenismo a
todos os pastores e, consequentemente, a todas as igrejas batistas. Nossos
Seminários estão minados de professores liberais que se esforçam por impor
seus pensamentos, apesar da luta de tantos professores sinceros que desejam
ardentemente restaurar o ensino BATISTA. Nossa editora está marcada pelo
liberalismo e espalha pela maioria das nossas igrejas espalhadas pelo Brasil
e as igrejas que não compram da editora oficial da denominação compram
revistas pentecostais, principalmente de Silas Malafaia e R R Soares,
revistas presbiterianas ou revistas dos chamados Cristãos Evangélicos. A
Convenção Batista Brasileira se transformou em uma colcha de retalhos e
ninguém sabe, de fato, o que está fazendo nesta agremiação religiosa.

Abraços
Pr Dinelcir de Souza Lima






CAro Pr Wagner
O irmão tem a solidariedade de todos nessa lista. Penso que já hora de
começarmos a caminha para ação imediata. Devemos formar uma nova Associação
mantendo a Teologia Batista, mas a eclesiologia precisamos voltar aos
preceitos bíblicos, abandonar essa maldição do presidencialismo americano, e
nos voltarmos para Bíblia. A nova Associação deverá ter mecanismos de
proteção contra pastores hereges, frouxos, políticos e... O nosso hoje é
porque o sitema eclesiológico denominacional não é bíblico, o sitema
eclesiológico da igreja local também não é bíblico em sua totalidade. O
resultado estamos vendo, e será cada veaz mais pior. Qdo nos afastamos da
Bíblia, ficamos por nossa própria conta, e ao final Deus sempre nos manda a
conta do nosso afastamento. O problema dos Batistas da CBB referente a
apostasia é um problema causado por uma deficiencia na sua eclesiologia. *É
um sistema sem defesa contra pastores incrédulos*, é um sistema difícil
também para os pastores sérios. Hà mmais de 15 anos venho gritando aos
quatros cantos, temos de mudar esse sistema humano, cópia piorada do
presidencialismo americano... Não temos uma justiça denominacional, alias
na grande maioiria das igrejas não se tem nem uma justiça na igreja local.
Meus caros irmãos a situação é gravíssima, não adianta querermos mudar a
CBB, isto não é mais possível. MAs temos uma saída podemos formar uma nossa
Associação e futuramente uma Convençao estritamente Bíblica em todos os
sentidos. Vamos a luta mesus irmãos. Que Deus nos ajude e ilumine nesse
grande projeto.
Pr Wilson Franklim





Pastor Dinelcir

Vivemos os dias dos juízes, onde cada um faz aquilo que julga mais certo e mais justo. Todas as fronteiras distintivas foram arrebentadas. A água vazou. Contê-la agora será impossível. Aliás, Pr. Dinelcir, esse é o fenômeno da apostasia, que se manifesta em todas as denominações cristãs. Hoje não há mais culto pentecostal ou tradicional, é tudo a mesma coisa, com pequenas variantes. A própria igreja católica romana está às voltas com o fenômeno CANÇÃO NOVA e não sabe o que fazer, porque eles cresceram mais do que o próprio catolicismo, e estão na denominação por um fio, bastando um milímetro apenas para sair e levar o povo a um catolicismo independente. Há assembléias de Deus hoje que têm liturgia mais batista do que muitas de nossas igrejas! Os pregadores eletrônicos solicitam que os dízimos sejam canalizados para eles, como o Malafaia, com suas oferendas, o RR Soares com os patrocinadores e o Valdomiro com os 3 milhões de dizimistas; e as suas denominações já estão chiando, porque tais práticas estão drenando as suas próprias comunidades locais. Está difícil em toda parte.

Ao final do culto missionário em Brasília, com a presença do Pastor Brandão e do Pastor Sócrates, tudo ia bem, um culto belo, com crianças do orfanato da convenção e tudo. Até que o Pastor Brandão resolveu "inovar": doou seu relógio para ofertas. O Pastor Sócrates um anel. E em seguida solicitaram ao auditório, formado por viajantes, levassem à frente "tudo o que tinham, para a obra". Então, ao ver aquela multidão levando anéis, relógios, mp3, etc, eu pensei: "que diferença há da prática da IURD"? Fui embora chateado.

Dias difíceis. Extremamente difíceis.

Wagner






Pastor Wilson

Obrigado por suas palavras.

Eu, como um aprendiz, aguardo o senhor e os demais líderes para uma orientação segura e um esforço organizado. Se houver um esforço organizado, contem comigo. E com a Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP. E sei que há muito, mas muito povo disposto a sair desse ecumenismo terrível que se implantou em nossa amada CBB.

Wagner






pr. Wagner:

Confesso que fiquei pesaroso com sua reação sobre a inserção abaixo devido seus comentários. Não quero enfraquecer, desanimar e recuar ninguém, pois isto pode agravar a crise existencial, igreja/denominação e favorecer ainda mais a apostasia batista. Apontei o meu descrédito por causa da tendencia liberal e também por causa de nosso sistema de governo de igrejas, diferentemente da ICAR. Sei que minha sugestão se esvazia quanto a possibilidade do aparecimento de um Martinho Lutero para denunciar os graves desvios dos batistas contemporaneos. A ICAR impõe. Nós não temos tradição de impor nada a ninguém. Não temos um papa. Mas gostaria que surgisse um irmão entre nós, que apelasse veementemente a todos os corações e mostrasse a este povo rebelde que não podemos dar ouvidos a apostasia e ao anticristo, uma vez que fomos nós mesmos, por séculos, que ensinamos nosso povo a se acautelarem contra lobos devoradores que haveriam
de vir ao mundo.


UMA PALAVRA AOS PASTORES

Por outro lado, se os irmãos que são pastores sentem o baque. Como ficamos nós, leigos, simples membros das igrejas que assistimos a tudo, sem poder fazer nada, pois falta-nos o diploma de bacharel em teologia para contra-argumentar com base mais profunda sobre eclesiologia e escatologia? Por isso, para dizer a verdade, a momento que temo, por dar opinião aqui. Quem sabe já fui longe de mais se considerar o meu grau de competencia em assuntos religiosos, ainda mais por não ter o chamado ao ministério. Alguém pode me interrogar: "O que você entende sobre teologia biblica"? "Sobre ministério feminino"? "Sobre maçonaria"?. "Por acaso estudou profundamente estes assuntos?". Posso não ser bacharel em nada disso, mas posso enxergar os estragos que veem fazendo. Sei que tenho uma (única) arma poderosa: "minha fé" e ela que me encoraja a expressar meus ideais. Entretanto, para alguns, poderá ser muito pouco. Para os irmãos terem uma
idéia, gostaria de compartilhar uma conversa recente com um irmão. A pouco fui a uma festa de primeiro aniversário da filha de meu sobrinho, lá encontrei vários irmãos. Aproximou-se da minha mesa um irmão e perguntei: "como vai... está firme na igreja"? Ao que ele me respondeu: "Até onde eu aguentar estou, mas... não sei se por muito tempo". Não adentrei nos detalhes, mas sua preocupação era a respeito de seus filhos adolescentes, que não estavam mais querendo ir a igreja. O motivo? O mesmo que estamos interagindo aqui: enfraquecimento espiritual. Irmãos pastores! Nosso povo está perdido. Não sabem mais para onde ir. Não tem a quem apelar. Este irmão que conversei não é velho não, como alguns disseram aqui na lista. É novo. Bom crente, mas não sabe o que fazer para estimular seus filhos a participarem dos cultos. Aqui está um exemplo de como anda o "termômetro" de nossas igrejas.

Portanto, embora desesperançado, aguardo um milagre e que algo possa acontecer em resgate de nossas origens.

abs. rubens




Irmão Rubens Damineli


A minha palavra foi pessoal. Vim para este grupo por sugestão dos pastores José Gabriel, Diáconos Henri e Doni. Eles acreditavam que falávamos a mesma língua, porisso sugeriram. E de fato falamos o mesmo idioma. Somos batistas conservadores.

A minha análise diz respeito à realidade, não à utopia. Utópico é pensar que haverá regresso. Não haverá. O que tem que ser será e não tardará. É profético. Contudo, ninguém me obriga a compartilhar disso como membro de uma denominação. Eu tenho mais de 300 mil leitores, muitos deles amigos. Muitos amigos não são batistas, eu os respeito e eles me respeitam. O respeito abre portas. A humildade abre portas. E quando respeitamos e somos humildes recebemos em contrapartida o respeito dos outros pelas nossas opiniões. Quando fiz o MACUMBA EVANGÉLICA, fui de encontro a grande parte dos meus leitores, neopentecostais. Mas como a minha agressão não foi pessoal, mas ideológica, e com argumentação bíblica, que pode ou não ser aceita, houve respeito. E se agirmos assim conseguiremos vencer todas as batalhas.

A questão para mim é bem simples. Haverá um momento em que não falaremos mais a mesma língua. Seremos doutrinariamente igrejas distintas: algumas neopentecostais, outras liberais, outras libertinas, outras fundamentalistas. Todas debaixo de uma mesma agremiação: CBB. Não darei o púlpito a uma pastora batista jamais. Talvez a uma pastora visitante de outra denominação eu fizesse diferente, porque ela não teve o privilégio de ser doutrinada com a beleza e a pureza que temos em nossa confissão doutrinária. Numa comunhão de convergências podemos muitas vezes compartilhar muita coisa. Mas eu jamais admitiria gente de minha língua, gente de minha denominação, gente que aprendeu igualzinho a mim, a quebrar paradigmas, remover os marcos dos antigos e ainda me mandar engolir, porque "sentiu de Deus" que aquilo "era o mover de Deus" e quem a isso resiste "resiste ao Espírito Santo". Pelo amor de Deus, poupem-me!

Sou dos que crêem que a Divindade não é adorada por atos estéticos ou performances artísticas. Assim não há porque dançar para Deus, pois Ele nunca pediu ou ordenou isso, nem tampouco a igreja neotestamentária registrou isso. Mas a dança generalizou-se entre as nossas igrejas numa proporção tal, que somos a menoria absoluta, nós, os que não dançamos e não deixamos dançar. Estamos dançando na opinião denominacional, somos retrógrados. Então haverá o dia em que seremos indesejados. Nesse dia apertaremos a mão e sairemos respeitosamente pela porta da frente.

Resta saber o que seremos daí pra frente: independentes, conservadores, fundamentalistas (eu jamais serei isso), convencionais moderados, etc. Precisamos de pastores mais velhos para nos orientarem e nos dirigirem, caso queiram ajudar as centenas de igrejas e colegas que ficarão a perguntar o que fazer daí pra frente.

Terminando: fazer teologia não faz um pastor, irmão Rubens. Ser pastor não significa ser pleno entendedor das Escrituras (infelizmente tenho visto o contrário, às vezes...). A nossa qualidade espiritual e bíblico-cultural nada tem a ver com seminário e ordenação ministerial. Tem a ver com o dom da sabedoria, dom de mestre, de discernimento. Pastorear é uma obra, uma responsabilidade; o conteúdo é uma qualificação espiritual, não fruto de uma faculdade.

Mas sigamos em frente, com a graça de Jesus, que nunca nos faltará.

Terminando: domingo à noite cantamos em pleno tempo dos "músicos louvadores com corinhos": A GRAÇA DE JESUS JAMAIS ME FALTARÁ, JAMAIS ME FALTARÁ NO CORAÇÃO.... Raras igrejas ainda têm coragem. Graças a Deus as nossas têm.

Abraços, irmãos!

Wagner




Caro irmão Rubens,

Me permita discordar do irmão apenas em uma colocação. Não creio que seremos convidados a nos retirar, mas creio que, muito embora sejamos de fato a minoria, ainda sim nos retiraremos por livre e espontânea vontade do meio da apostasia. O faremos como povo de Deus e sem termos do que nos envergonharmos. Não fomos nós quem nos desviamos dos princípios batistas.. Em outras palavras, não fomos nós que deixamos de ser batistas. Os que deixaram de ser batistas é que sairam. E "sairam de nós porque não eram de nós". Seguiram por um outro caminho porque em verdade nunca foram batistas. E inconformados com o que nunca foram, inovaram pelo seu próprio querer.

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." I João 2:18 e 19.


Um grande abraço meu irmão.


Helcias
PIB no Barreiro de Cima





ok pr. Helcias:

De qualquer forma seria uma pena se isto vier a acontecer. Gostaria, no fundo do coração, que esta cisão não acontecesse e que o bom-senso prevalecesse.
Mas....parece que é só um sonho meu!

abs. rubens




Caro irmão Rubens,

Para minha tristeza tenho que concordar com Pr. Helcias. "Saíram", já não são mais Batistas. A cisão já existe, quantas igrejas da CBB já não são guiadas pelas Escrituras? Quantos pastores já se reneram ao movimento da igreja moderna?

A bem da verdade a CBB já está dividida entre os "grandes líderes" da denominação. As igrejas insatisfeitas com os desmandos, fiéis ou não, já não estão enviando o plano cooperativo ou ofestas de missões, as igrejas "odernas" já se sentem ofendidas quando idetificadas como Batistas Tradicionais. A Divisão já aconteceu.

Precisamos agora é de uma organização, re-união, com aqueles que querem caminhar na mesma direção.

Abraços,

O Senhor é por nós!

Euripedes Jose




Rubens Daminelli


ir. Euripedes:

Eu não gosto de divisão. Fico inquieto com tudo isto. Não é salutar. Não haverá vencidos ou vencedores no final das contas. Assim como é triste ver familias divididas, um irmão não conversando com o outro. É realmente muito triste esta realidade. Se eu pudesse e tivesse a sabedoria de Salomão para unir a familia cristã, empenharia todos os esforços possiveis para fazê-lo. Não me alegro nenhum pouco com isso. É triste saber que estamos impotentes para aglutinar a familia batistas em só pensamento, em uma só fé, em uma só batismo e uma só doutrina. Quem diria! Estamos discutindo isto aqui, quando até mesmo a ICAR nos reverenciava dizendo que éramos um grupo evangélico respeitáveis, muito bem fundamentados em nossa doutrina.

abs. rubens



Meu Irmão Rubens,

Partilho do mesmo sentimento. Também não gostaria que a situação fosse esta,
mas é inegável. Muitos "não querem" andar conosco, isso não depende de nós
apenas. Como anunciou o profeta: Como andarão junts se não houver acordo
entre eles?

Oremos para os fiéis consiguam se unir e que a estrago seja o menos
possível, para asvidas e para a Igreja de Nosso Senhor.

abraço fraterno

O Senhor é por nós.

Euripedes Jose




É interessante.
O Pr. Wagner falou das premissas falsas. Realmente!
Alguns dos argumentos utilizados nesse tema dá a impressão de que é
possível pregar o evangelho dentro do inferno, preferindo tal coisa do
que compartilhar o evangelho no local apropriado. Não vejo base
bíblica para isso. Quem está no carnaval, está em busca da carne! Não
se entra no inferno por mais elevado que seja o propósito.
Isso é como admitir entrar no inferno para querer afastar os
"subalternos" da presença do "chefe" deles ou do fogo.
Não demora e daqui a pouco vão surgir muitos querendo imitar os filmes
americanos em que policiais se infiltram no tráfico para descobrir
traficantes e para isso chegam a utilizar até mesmo a cocaína...
Assim é difícil...
Prossigamos...
Abraços a todos.
Abraão.







Amados!

Dentre os assuntos em que mais me detive foi este que "colo"
abaixo.

Conheço o pastor a que se refere a amada irmã. Conheço também
seus auxiliares. Conheço a igreja tmb, pois fica próxima de Mogi das Cruzes.
Não tenho procuração para defende-la e nem é esta a minha intenção.

Estive presente em todas as conferências realizadas sobre Igreja
com Propósitos para poder conhecer melhor. Li os livros do Rick Warren.
Confesso que aprendi muito, mesmo sendo batista tradicional, retive aquilo
que achei bom. Pude participar também de todos os encontros sobre
Igreja-em-Celulas de Ralph Neyhgbor e Robert Lay. Também aprendi muito. Além
disso participei também dos encontros da Willow Kreek. Não os imitaria com
certeza, mas fico longe de falar mal daqueles ministérios, considero-os
homens de Deus.

Falo por experiência própria e com conhecimento de causa, que o
escrito abaixo deveria ser escrito depois de uma conversa pessoal com o
referido pastor. Sentar com ele, falar com ele, orar com ele e conhece-lo na
itimidade. Mesmo não concordando, qualquer pessoa depois de manter um
diálogo santo, não escreveria o que li abaixo.

Quando flagraram a mulher adúltera todos a condenarem, só Jesus
não. Jesus não a condenou, mas disse que não pecasse mais (disse para ela,
sozinha).

Uma pedra nunca acerta no pecado, acerta na pessoa por quem
Jesus morreu.

Mais uma vez, e com todo o amor, considerem o fato de que temos
uma longa caminhada pela frente, e que nosso propósito é mantermos os olhos
em Jesus e não nos erros dos outros.

Uma boa tarde na intimidade com o Mestre. Victor PENNER




Pastor Voctor Penner


Conquanto a linguagem da Mary Schultze é assim irônica, provocativa e
hilária, sua gilete é cortante e seu martelo é esmiuçante.

Leva-nos a pensar.

Eu não aceito aprender nada de um ministério carnavalesco, tenha quantos
membros tiver e tenha a aparência de bondade que tiver. Não preciso conhecer
o dito pastor para condenar biblicamente suas práticas mundanas,
sincretistas, liberais e pecaminosas.

Eu quero ter o direito de condenar sim. Condeno e condenarei. Condeno porque
a Bíblia me ensina a condenar essas práticas. Condeno um ministério que joga
a igreja na sarjeta. Condeno um pastor que mistura o santo com o profano.
Condeno sim, porque já fui carnavalesco e já fui mundano e fui chamado para
fora disso tudo.

Evangelizar é uma coisa, ser conivente é outra.

Por esses dias ouvi sobre um grande expoente missionário, um
cantor-louvador, que canta MISSIONÁRIO QUE PEGA NO ARADO (quem lê entenda),
que atualmente vive nos Estados Unidos e que usa seu "dom" tocando nos bares
e casas noturnas de sua cidade, e está numa boa. Para ele é fácil apoiar não
apenas esse movimento, como o idealizado com sua participação, Jesus É Bom à
Bessa.

Estou cansado de ter que pisar em ovos. Quero um recanto que me dê a
possibilidade de dizer CONDENO e não ser execrado por isso. Na convenção,
que eu tanto amo, esses deformadores de comportamento, e os outros teístas
abertos, são os formadores de opinião nos congressos de dialogação e
conversação.

Essa dicotomia batista já deu o suficiente para me afastar dela. Aliás,
dicotomia evangélica, porque o fenômeno é generalizado em todas as
denominações.

Lamento.

Apostasia.

Irmão Victor, não é contra o irmão que escrevo, viu? Por favor, não me
entenda mal; estou lamentando e protestando contra a opinião do pacto de boa
vizinhança de de "ciscar" o bom. Em algum momento terei que confiar na minha
ração, pois, do contrário, terei sempre que comer com os dois olhos abertos,
pois na busca da comida poderei comer estrume.

Abraços.

Wagner





Algo marcou meu coração e meu ministério. Entender o que significa graça emisericórdiaGraça é um presente que não merecemos e recebemos (salvação). Misericórdia éalgo que deveríamos receber e não recebemos (castigo).Pedi misericórdia pelos referidos ministros e ministérios, nada mais.Podemos discordar deles mas não falarmos com amargura beirando o rancor. Osirmãos estão certos quanto a desejarem a integridade, mas equivocados quantoa não ir e conversar com estes irmãos antes de falar deles. Ninguém ganhanada com isso, pelo contrário. Sejamos batalhadores incansáveis pelos nossosideais, mas não vamos “queimar” pontes.Deus tenha misericórdia de nós! Victor PENNER







Pr Wagner Araújo

Creio que este é o desejo de muitos. Poder dizer o que está errado, ensinar
à igreja que pastoreamos, comentar na igreja "vacinando-a" contra, sem
sermos contestados por estarmos procurando viver conforme os ensinamentos
bíblicos.

Pr Victor Penner

Eu li tudo o que pude a respeito de igrejas com propósitos e não consigo ver
nada que se aproveite, porque se o princípio é falso, todo o restante será
falso. Se o objetivo é errado, toda ação será de levar ao erro.

Igreja com Propósitos é resultado de algo que aconteceu nos EUA e que está
acontecendo aqui também: a consideração de que uma pessoa tem que procurar
viver em um padrão condigno para agradar a Deus e ser abençoada apor ele.
Não existe CONVERSÃO no pensamento de muitos nos EUA. Não existe
ARREPENDIMENTO DE PECADO. Aliás, PECADO também não existe.

O Pr Wagner Araújo, em um de seus escritos disse: "Por que, então me
converti?" É isto que está faltando em nosso meio: Conversão. O Pr Wagner e
muitos outros se posicionam porque são convertidos. Há alunos sem conversão
em nossos Seminários. No último semestre mandamos embora um aluno que
demonstrava claramente não ter experiência de conversão e quando foi
solicitada declaração da sua experiência de conversão em sala de aulas não
conseguir contar a história da sua conversão. Em Niterói tive pelo menos
três alunos que declararam publicamente que se converteram no Seminário. E
os que se formam, são consagrados e não são convertidos? Acho que igrejas
que apenas atraem para um grupamento religioso é um bom lugar de trabalho
para eles.

Sei que o irmão é um pastor respeitável, de princípios, BATISTA, por isto o
convidei a fazer parte desta lista. O que digo não tem nada de pessoal
contra o irmão, mas não consigo engolir nada que estas chamadas IGREJAS COM
PROPÓSITOS estão fazendo.
A última: Convocação para 40 dias de jejum e oração...'E brincadeira.

Em Cristo Jesus,
Pr Dinelcir de Souza Lima





Junto com esses 40 dias de jejum e oração, outro dia, recebi um outro
convite:

VENHA PARTICIPAR DO CAFÉ DA MANHÃ DOS 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO...

Pensei: era só o que faltava: trazer os bacanas pra tomar café no jejum....

wagner






Pastor Victor

Esses líderes, ao entrarem em seus atalhos de carnalidade, consultaram os pastores mais idosos e de caminhada mais longa? Eles se preocuparam em escandalizar-nos? Eles levaram em consideração que tudo nos é lícito mas que nem tudo nos convém? Eles pensaram no bem geral da denominação e do evangelho? Eles estão preocupados em algum momento com os demais?

Não, pastor. Eles querem é que o resto do mundo se dane.

Reafirmo: OS LÍDERES MUNDANIZADOS ESTÃO POUCO SE LIXANDO PELO QUE O RESTO DO MUNDO PENSA.

Quer uma prova disso?

Eu lhe mostro:

1) Palavras de ATILANO MURADAS:
Atilano Muradas em 28 fevereiro 2009 10:40
Estou muito orgulhoso da PIB de São José dos Campos por ter participado do carnaval de sua cidade para fazer diferença. Há mais de 10 anos fazemos isso em Curitiba-PR, e os resultados têm sido maravilhosos. Tenho certeza que aí também será. Conto essa história em detalhes no meu livro A MÚSICA DENTRO E FORA DA IGREJA (Atilano Muradas), lançado pela Editora Vida. As informações do capítulo sobre o carnaval também podem ser acessados na Wikipédia, procurando por Escola de Samba Jesus Bom à Beça. Entrar no carnaval é uma estratégia que Deus tem colocado no coração da Igreja. Somos muito mais alegres que as pessoas do mundo e temos uma mensagem bonita, saudável, interessante, e verdadeira para passar às pessoas. Chega de passar feriados em retiros enquanto as pessoas morrem no mundo. Muitos se oporão, mas, daqui um tempo, entenderão que Deus não nos quer calados, fechados entre quatro paredes. Aleluia! Parabéns ao pastor Carlito e toda a sua equipe ministerial por esse passo importante. Deus os abençoe e podem contar com o meu apoio e divulgação. Pr Atilano Muradas - Flórida - EUA

2) Palavras de CARLITO PAES:
Caros amigos

...

Eu prefiro ficar sempre com o paradigma do nosso mestre Jesus, do que ficar com a multidão que seguia a direção dos religiosos.

Eu reafirmo à vocês, com base nas Escrituras, Jesus está cansado de religiosos, eu também...

Eu desejo cada dia, uma igreja espiritual, desejo andar com amigos espirituais, eu desejo lutar cada dia contra minha religiosidade, eu peço que o Senhor, me livre de mim mesmo e desta casta de espírito de religiosidade que estava nas sinagogas e hoje atua também nas igrejas cristãs e evangélicas.

Nestes dias, Deus renovou minha convicção da visão e da estratégia, ganhei novos amigos, me decepcionei com outros e constatei o que já sabia de outros, e assim vamos adiante, retroceder, não posso, tenho 38 anos de idade, como Davi tenho que servir a Deus na minha geração, porque logo prestarei conta da minha mordomia, não posso perder tempo com religiosidade estéril, dos 5 propósitos da igreja de Jesus, apenas missões tem prazo de validade, os demais 4 propósitos, adoração, comunhão, discipulado e ministério, realizaremos por toda eternidade, por isto não posso parar!

Vejo que muitas igrejas, de minha cidade e do Brasil, se os anos 50 voltarem elas estarão prontas, mas como eles não voltam eu não vou me preparar para eles.

Eu creio, que existe todo tipo de ministério, e cada um recebe segundo a graça e soberania de Deus, para fazer o Reino crescer.

E por falar no assunto.

Fiquem todos na Paz!

===

Em suma: sou evangélico enquanto isso me serve de trampolim para o sucesso, para o crescimento como líder, expoente e gigantesco rebanho. Mas quero distância quando não concordam comigo.


Bem, para mim está claro. Espero que seja útil para que o Pastor Victor Pondere.


wagner




Bem, Pastor Victor, não serei eu a convencê-lo ou a argumentar com o irmão.

O irmão já possui sua própria opinião, e a mesma é contrária à minha.

Contra seus retiros de carnaval mundanos, poderia citar-lhe quatro dúzias de retiros maravilhosos dos quais participei também como preletor (e outras vezes como acampante/equipante).

Respeito-lhe.

Mas discordo.

Wagner Antonio de Araújo





Euripedes Jose


Só pra participar:

Não consigo imaginar, por pior que seja, um acampamento (Retiro Espiritual)
ser comparado com a "festa de carnaval".





Parece que estamos competindo, ao invés de evoluirmos no colóquio. O Pr.
Carlito é um homem de Deus, assim como Davi foi. Todos somos. Não consigo
ver no Pr. Carlito o desejo deliberado de pecar, de ser anti bíblico, pelo
amor de Deus. Deus vai julgá-lo como nós seremos julgados. Ou somos
inimputáveis?

Desejamos manter a nossa tradição? Que o façamos com a visão do alto e não
pelo retrovisor. Se continuarmos assim poderemos beirar o farisaísmo.
Deixemos estes movimentos e modismo para lá. Pouco me importa o que eles
fazem, escrevem ou dizem, não me influenciam em nada, graças a Deus. Não
sinto ódio e nem repulsa. Não faria parte daquelas igrejas com certeza, mas
amo-os de todo o coração.

Pr. Victor Penner




Sim! concordo.


Quando o argumento nos falta acusamos o ato contrário como pior do que o
discutido.

É como dizer: "tem crentes que são piores do que os incrédulos". Isso não
justifica a incredulidade. Justifica?

Wagner



Estou boquiaberto, caro Pr Victor Penner, de verdade.
Dizer que prefere ver jovens evangelizando no carnaval do que em retiros esirituais, discordo, mas até respeito a opinião.
Discordo porque eu nunca ouvi dizer de Jesus entrando em um prostíbulo para evangelizar e oque o nosso país se transforma no Carnaval é um grande prostíbulo. Discord também porque nossos jovens deveriam saí com ímpeto evangelístico às ruas em tempos normais, quado existe possibilidade de sucesso muito maior do que no caos moral e espiritual. Por que passar o ano inteiro dentro das igrejas e sair somene no carnaval? Por que não preparar um bom retiro e convidar pessoas desejosas de fugir das orgias para partcipar? Lembra que já foi feito assim muitas vezes e que igrejas anda continuam fazendo? Quantas pessoas podem se converter em um retiro, em ambiente de santifcação, de estudo da Palavra de Deus? O Pr Carlito ofende, se pudor algum e com incrível hipocrisia, a todos os que buscam uma santificação sincera

Também discordo que o irmão, por causa de algumas experiências suas generaliza a de todas as igrejas e todos os que paticipam de retiros espiriuais. Mas, vá lá, o irmão tem a sua opinião e tem sozinho a responsabilidade de dar contas do seu rebanho a Cristo. Oriente suas ovelhas como a sua convicção com Cristo permitir.

Mas o que me deixou boquiaberto foi a sua frase: "Não consigo ver no Pr. Carlito o desejo deliberado de pecar". Pecado não depende de intenção. Não consigo ver em Eva intenção deliberada de pecar, mas de SER IGUAL A DEUS e de EXPERIMENTAR ALGO QUE LHE PARECIA AGRADÁVEL. Mas pecou e levou toda a humanidade ao pecado.

O que aprendi na Bíblia, amado colega, é que um pastor tem que ser intolerante com o mal. Jesus cobrou do pastor de Tiatira a intolerância que deveria ter para com Jezabel, mulher que ensinava e seduzia aos servos de Cristo para a fornicação e prática da idolatria.

Aqui ninguém está crucificando um homem que se diz pastor e despeza pastores, chamando-os de somente religiosos. Aqui só estamos registrado um fato extremamente desagradável para crentes em Cristo que têm o direito de manifestar o desagrado e que fazem muito bem em manifestar este desagrado.


Quanto aos retiros,caro pastor, passei um bom tempo sem realizá-los na igreja que pastoreio e hoje reconheço que errei. Errei e estou corrigindo o erro organizando desde já o retiro para o próximo ano que, sem dúvida alguma, com a graça de Deus, será uma bênção para todos que partciparem.


Pr Dinelcir deSouza Lima



Pr Dinelcir,
concordo com suas palavras, em outras listas uma das quais saí opinei que não se deve
participar da festa de Mômo com a desculpa de missões. Fazer missões no entorno da fes
ta é aceitável, mas participar da festa é confraternizar com o inimigo em tempos de guerra.
Um forte abraço,
Auli Júnior




Concordo com o pr. Wagner.
Querem ter todo o direito de pular carnaval e outras "novidades" heréticas e não nos querem dar o direito de discordar? Em nome do amor vamos ficar amordaçados? Em qual modelo de amor e misericórdia estão se baseando? No de Jesus e da bíblia ou no da Nova Era: eclética, pluralista...?

Abraços a todos e à Mary Schultze.
pr. Eliseu Lucas




Rubens,
Esse tópico, com parte do teor de um dos nossos hinos ... a graça de
Jesus jamais me faltará, jamais me faltará no coração... Essas
traições ao nosso Salvador Jesus, as quais temos presenciado... Que
tristeza.
Mas isso me fez lembrar um socorro que certo dia me trouxe o meu
saudoso pai, Pr. Israel Alecrin.
Certa ocasião eu estava muitíssimo entristecido. Muito, mas muito
mesmo.
Meu pai me conhecia muito bem e me chamou para cultuar ao nosso Deus
com ele.
O hino que ele escolheu foi o de nº 346: "Na forte aflição, nos
perigos e dor, na vil traição e no negro terror,, com toda a certeza
vitória virá; é firme a promessa, meu Deus proverá ... com grande
largueza ... com grande certeza... Nosso Deus proverá.
Meu vigor foi restaurado.
Fica a mensagem desse hino que nos acalenta.
Abraços a todos.
Abraão.




Rubens Daminelli


pr.Victor Penner:

Por misericórdia, não me diga uma coisa dessas!.

Comparar um erro com erro profano para mim é demais.

Eu não queria ver o rosto de Jesus (ainda que ninguém o tenha visto) desfilando no carnaval em plena sapucaí.

Este pseudo-evangelismo no carnaval é puro sofisma.

A estas alturas temo que os organizadores do carnaval no Rio fiquem sabendo que os batistas aceitam participar de carnavais e façam convites as igrejas e já no próximo carnaval veremos inúmeras igrejas desfilando na Sapucaí.

Irmãos! Se isto acontecer aqueles que são contrários precisarão mudar o nome "batista" para outro nome, se não quiseram passar vergonha perante a mídia e a população brasileira.

Por misericórdia ir. Victor ajude-nos!

Estamos pedindo socorro ajude-nos....ajude-nos....ajude-nos!


Não escreva nenhuma linha apoiando esta gente, ainda que encontre falhas em mim ou em outros irmãos. Se o irmão viu algo errado em nossos retiros denunciei.

Creio que todos estamos com o coração na mão!

Por favor entenda. Estamos todos aflitos com tudo isto.

Se o convite oficializar (repito), será preciso imediatamente mudar o nosso nome, pois não haverá mais condição moral para prosseguir com este nome.

Volto a afirmar: quando criança ouvia pastores e missionários pregarem que o anticristo viria a partir da ICAR, mas.... pelo jeito o anticristo deve vir a partir dos pseudos batistas e companhia bela.

Misericórdia quero! Socorro! Será que eu morri. Eu não acredito que estou vivendo este momento.

abs. rubens