Jesus foi ungido pelo Espírito Santo?

2009/4/3 Wilson Franklim


Caro Irmão Rubens
Sua reflexão tem muito sentido. Acontece que há uma diferença entre JEsus e os demais salvos. Ele é o único que foi ungido pelo Espírito Santo porque não poderia ser batizado no Espírito uma vez que o batismo no Espírito Santo está diretamente ligado a conversão.
A tradução da BLH e a "nova BLH" e a infeliz NVI são péssimas e distorcem barbaramente a lingua original. Repassdo agora um yexto que trabalhei nesse sentido tvz posso ajuadar.A UNÇÃO DO SALVO
Será que o salvo é ungido com Espírito Santo?“Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento” I Jo 2.20

No meu entender, muitos crentes têm usado a palavra “unção”, ultimamente, de forma indevida, ou pelo menos com significado diferente daquele que lhe é atribuído pelo Novo Testamento para os salvos. De fato, nossas igrejas estão abarrotadas de “corinhos” pedindo a unção do (ou com) o Espírito. Mas ninguém diz o que é, ou mesmo para que serve essa “unção”.
Através do presente trabalho pretendo demonstrar que Cristo é o único que foi ungido com o Espírito Santo. Não há nenhum texto na Bíblia que afirme que o salvo é ungido pelo (ou com) o Espírito Santo. Com este indicativo, tentarei revelar que os salvos são ungidos por Jesus com a Palavra (as Escrituras) uma vez que todo crente, em Jesus, já é batizado no Espírito Santo. Vejamos.
Em primeiro lugar a palavra unção vem do termo grego chrisma.[1] O verbo chió significava ungir com óleo: chisma era o óleo, ou a própria unção.. No período do AT os sacerdotes, os reis e profetas eram ungidos antes de assumirem os seus cargos.[2]Dentre outros significados, essa unção simbolizava que o Espírito de Deus estaria sobre a pessoa. O Messias era ho Chistos, o Ungido de Deus.

A Unção de Cristo (Sl 45.7; Lc 4.18; At 10.38)
O texto de Salmo mostra que a unção de Jesus foi especial e a maior que poderia existir. “Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade, por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo da alegria, mais do que os teus companheiros” (Sl 45.7)..
A esse respeito, o Evangelho de Lucas trás o seguinte relato de Jesus: “o Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres ...”) (Lc 4.18), no entanto é o próprio Jesus quem afirma que esta profecia (de Isaias) se referia a ele “hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos”(Lc 4.21).
Vale acrescentar que Lucas, em At 10.38, amplia os horizontes do nosso entendimento, no fazendo ver: o “ungidor” e o agente da unção (isto é: com que Jesus foi ungido). “Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; ...” Observe que o “ungidor” é Deus Pai e o agente da unção é o Espírito Santo. Não se sabe exatamente o que foi essa unção. Mas, não há dúvidas de foi um ato de capacitação para missão de Jesus “o Espírito do senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos” (Lc 4.18).
Portanto, Jesus foi ungido por Deus com o Espírito Santo para que pudesse estar capacitado a realizar sua missão de salvar o homem por completo. Por outro lado, Jesus não poderia ser batizado no Espírito, como os demais salvos, uma vez que o batismo no Espírito pressupõe regeneração. E Jesus não tinha do que ser regenerado. Ele era e é Santo, Santo, Santo.

A Unção do Salvo I Jo 2.20,27
Embora uma versão da Bíblia[3]coloque, equivocadamente, sobre este texto o título a “unção do Espírito”, o “ungidor” é Jesus Cristo. Nesta perspectiva, o título mais adequado seria “A Unção de Jesus”, veja porque: De acordo com o v.20 “a unção recebida pelos leitores de João era de Cristo”.[4]Tal fato, também é confirmado pelo v.27, onde Jesus Cristo é o “ungidor”. Observe que na frase “a unção que dele recebeste”, o pronome dele se refere a Jesus. Isto é comprovado, facilmente, da continuidade dos vs. 23, 25 e 28.
A pergunta que surge agora é: Quem é o agente da unção, ou seja, Jesus unge com que? Creio que a resposta a esta pergunta está principalmente no versículo 27, na descrição das características desta unção.
João afirma que é uma unção interior, “vós tendes a unção”. Diz ainda que é uma unção duradoura “a unção que dele recebeste fica (permanece) em vós”. É uma unção completa “... e não tendes necessidade de que alguém vos ensine”. É uma unção que tem grande abrangência “e como sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas”. É uma unção verdadeira “e é verdadeira e não é mentira”. Note que a ultima frase do versículo 27 diz: “... como vos ensinou ela (a unção), assim nele (em Cristo) permanecei”. Ora quem nos ensina a respeito de Jesus Cristo? Que devemos permanecer nele? A Bíblia, a Palavra de Deus. Observe ainda que essa interpretação está de acordo com o vs 24 “portanto, o que desde o princípio ouviste, permaneça em vós...”
Portanto, nós os salvos somos ungidos por Jesus, com a Palavra de Deus. Para nós a unção é o conhecimento prático da Escritura, ou melhor, a práxis da Palavra. É a Bíblia quem nos ensina a respeito de todas as coisas, em especial a sobre a Deidade de Cristo, sobre os anticristos. Em relação ao Espírito Santo, nós os salvos, fomos batizados no Espírito por ocasião de nossa regeneração (Ef 1.13). E o próprio Espírito, na sua atividade de paracleto, nos guia a toda verdade (Jo 16.13).

Conclusão
Conforme apontado, os textos não deixam dúvidas de que Jesus é o único que foi ungido por Deus com o Espírito Santo. Além disso, Jesus não poderia ser batizado no Espírito Santo porque esse batismo produz regeneração e Jesus nunca pecou. A unção de Jesus com o Espírito Santo visava capacitá-lo para sua tarefa de redenção.
Já os salvos são ungidos por Jesus com as Escrituras Sagradas, com o Evangelho. Os salvos não são ungidos com o Espírito Santo porque já o são batizados e selados no Espírito (Ef.1.13).
No meu entender deveríamos ser mais criteriosos quanto ao uso da palavra “unção” em nosso linguajar “cúltico”. É uma palavra, especial, com significados diferentes, tanto para o nosso Senhor, quanto para nós, seus servos.
A ênfase dada à palavra “unção” em muitos corinhos é um grande equívoco que tem afastado os nossos irmãos da verdade. Logo, se queremos um culto em espírito e em verdade (Jo 4.24) devemos falar, cantar e orar com entendimento (I Co 14.15; Mt 22.37). Usando palavras que sejam compreensíveis e exprimam de forma correta o nosso sentimento de verdadeiro adorador. Se queremos “poder” devemos pedir “poder” e não unção. Se queremos unção estudemos e pratiquemos regularmente a Bíblia, porque a nossa unção é o conhecimento prático das Escrituras, portanto vem da Palavra.


(*)O Autor é Pastor da IB em Vila Jaguaribe










2009/4/3 Rubens Daminelli


prs. Wilson e Dinelcir:

Os irmãos despertaram em mim algo que sempre entendi como expressão mais apropriada que identifica Jesus como "ungido". A expressão de João 3:16... "unigenito..." parece indicar isto que os irmãos estão querendo dizer, salvo equivoco leigo; diferentemente da conotação que alguns querem dar como significando "o unico de Deus". Algumas biblias já trazem esta mudança. Penso que a tradução "o único de Deus" perde um pouco o sentido de que Jesus quando veio ao mundo já tinha esta caracteristica de ungido. Portanto, tirar este sentido parece que modifica substancialmente a caracteristica de "ungido", a qual indica que Deus O consagrou e O separou para uma função especifica, como afirma pr. Dinelcir. Dai, não precisando de novo receber a unção do Espirito Santo como uma reunção, pois já veio ungido.

Interessante! Por vezes sempre que discutindo aqui no grupo algo, vem em minha mente observações de irmãos do passado. Sobre a expressão "unigenito", e "unico de Deus" lembro-me do ex-padre Anibal Pereira Reis, que ao saber que a Biblia na Linguagem de Hoje vinha trazendo esta modificação, disse não concordar com a mudança da expressão, porque prejudicaria o sentido original do texto.

Fico pensando.... Será que aceitar esta nova versão, não dariámos margem para se pensar que Jesus quando veio ao mundo, não era santo e foi preciso da unção do Espirito Santo para fazê-lo santo e só a partir dai, consagrado e santificado, passando a ser autorizado a dar inicio seu ministério aqui na terra?..

Diante disso, estou propenso a aceitar que Jesus foi o ungido de Deus. Recebendo apenas o selo do Espirito Santo, como ocorre no momento da conversão do pecador salvo.

abs. fraterno, rubens







Caro Pr Wilson Franklim

Eu concordo que Jesus foi o UNGIDO de Deus. Tenho dificuldades em
aceitar a expressão "foi ungido com o Espírito Santo" porque não
consigo ver base na Bíblia para esta expressão.
Claro que não estou dizendo que não possa haver. Estou dizendo que não
vejo.
'As vezes fico a pensar em como surgiu a expressão "ser ungido com o
Espírito Santo" em nosso meio. Isto porque as expressões hebraicas
traduzidas por UNGIDO sempre trazem a conotação de alguém que foi
untado com óleo (mashach e derivadas). Sabemos que a unção com óleo
significava CONSAGRAÇÃO para uma tarefa específica e que para o
desempenho da tarefa Deus concedia a presença do Espírito Santo para
que aquele a quem escolhera fosse capacitado para cumprir sua missão.
Não consigo ver na Bíblia este significado direto de UNÇÃO como sendo
o recebimento do Espírito Santo. Vejo unção como consagração, como
separação para uma tarefa específica.
Ora, como no Antigo Testamento os consagrados, ungidos por ordem
divina, eram figuras funcionais do UNGIDO, ou seja, daquele que
definitivamente seria enviado por Deus, consagrado por Ele, para a
missão de salvar a humanidade, uma vez tendo O CRISTO, MESSIAS, UNGIDO
se manifestado e cumprido a sua missão, desapareceu a figura dos
ungidos especialmente para tarefas específicas de preparação do plano
de Deus para a salvação. As figuras do Messias e do seu sacrifício
perderam lugar no Novo Testamento porque tudo foi consumado na Cruz do
Calvário.
Além disso não creio que o Espírito Santo foi recebido por Jesus.
Creio que ele foi gerado pelo Espírito Santo e que o Espírito Santo já
estava com Jesus desde o seu nascimento. Creio que o Espírito Santo é
exatamente o elo que fez com que o Jesus histórico, com corpo humano,
continuasse de posse da sua natureza divina. Afinal Paulo identifica o
Espírito Santo como o Espírito de Deus e ao mesmo tempo como o
Espírito de Cristo.
O que consigo ver na Bíblia é que os crentes em Cristo recebem o
Espírito Santo quando crêem em Jesus e que o Espírito Santo,
naturalmente, sem unções especiais, os capacita como quer, para a
realização das tarefas atinentes ao reino de Deus na terra.

Um grande abraço
Pr Dinelcir de Souza Lima

On 2 abr, 10:31, Dinelcir Souza Lima <dslima...@gmail.com> wrote:
> Caro Pr Wilson
>
> Eu meu livro O Espírito Santo à Luz das Escrituras eu ainda defendo mais.
> Defendo que o crente RECEBE o Espírito Santo e que a Igreja, como
> instituição, foi batizada no Espírito Santo. A idéia de unção do Espírito
> vem do pentecostalismo que coloca a unção como algo mágico, fenomenal,
> momentâneo, que capacita o crente para alguma coisa extraordinária.
>
> Pr Dinelcir







2009/4/1 Wilson Franklim
>
>
>
> > No meu entender apenas Jesus Cristo foi ungido com o Espírito Santo. Nós os
> > salvos fomos batizados no Espírito Santo. E na maioria das vezes usamos o
> > termo unção de maneira imprópria, principalmente nos cânticos.
> > Pr Wilson Frankilim- Ocultar texto entre aspas -

Amados!
Os romanos diziam que os tradutores eram traidores. Num sentido eles tinham razão, haja vista tantas versões da Bílbia em portuques hoje.- Por isso devemos entender que a Bíblia que lemos foi traduzida SEGUNDO A VERSÃO de ou da...
Todas elas trazem equivocos, alguns até imperdoáveis. É de se espantar como palavras são interpoladas, quase que forçando o leitor entender o que eles querem naquela versão. Um antigo professor meu dizia que a Bíblia foi escrita para quem sabe ler e não para quem não sabe.
Jesus foi batizado "em" água e não com água. A palavra estranha, não consta do original. São dois erros graves que encontramos na versão RC, além de outros...
Particularmente uso a versão Revisada da IBB.
Acho que iremos iniciar uma bela e proveitosa discussão.
Um grande abraço. Victor PENNER

2009/4/4 rubens daminelli

obrigado pr. Dinelcir:

Estas mexidas nos originais biblicos, ao longo dos anos, provocam equivocos e mal entendidos com risco até mesmo da formação errada do carater cristão e do estudante da Biblia. Embora com mais de 50 anos como estudante da biblia corro o risco de dar interpretação equivocada de um texto biblico (possivelmente, como o acima que enviei para o pr. Wilson). Os professores de nossas EBDs são os mais prejudicados. Por isso, creio que deveríamos padronizar nossas biblicas em uma unica tradução para estudos em nossas escolas dominicais, embora a estas alturas, seja impossivel.

Ademais, agradeço suas considerações.

abs. rubens


Caro irmão Rubens

A versão que traduz unigênito por únco de Deus está completamente errada e fere um dos princípios básicos para a salvação do homem, o reconhecimento que Jesus é Deus e que se fez carne para nos salvar dos nossos pecados.
A partir do século XVIII começou-se a pensar em Jesus como sendo um homem comum que recebeu uma unção especial de Deus e que foi capacitado de maneira diferente dos outros homens. Para corroborar este pensamento a Bíblia foi adulterada, principalmente nesta expressão que é muito definida.
A palavra grega traduzida por unigênito é monogenes, composta das palavras monos que significa "único, sozinho" e ginomai que significa "vir a existir", "receber a vida". Literalmente significa único gerado. Jesus é o único gerado de Deus. Colocar " único de Deus" aleija completamente o significado. Em João 1:18 lemos algo mais profundo ainda: Jesus é referido como Theos monogenes, ou seja, o Deus único gerado, o único Deus gerado.

Abraços
Pr Dinelcir