IR A IGREJA PODE SER BOM PARA A SAÚDE

Em coluna semanal de um dos jornais da cidade, foi publicado uma matéria com o titulo acima. Achei interessante inserir aqui parte do artigo, que abordava o seguinte: "Teólogos reunidos um congresso mundial na cidade de Atenas, queriam avaliar a relação entre saúde, fé e oração. O tema chamou a atenção de editores do jornal The Wall Street Journal, que é mais ligado a assuntos voltados com a Bolsa de Valores Nova Iorque, que interessou-se pelo tema publicando um artigo, 'Ir à Igreja pode ser bom para a saúde?'. Segundo o jornal, nos EUA, 'os que vão uma vez por semana a igreja viveriam mais'. Um numero crescente de estudos científicos realizados demonstram que os que vão à igreja ao menos uma vez por semana teem saúde superior ao do resto da população e sofrem menos problemas, como a depressão. Os estudos também mostram que a prática religiosa reduz a taxa de mortalidade. Em 2001, o National Institute of Health solicitou
.
um estudo para revisar a literatura médica que liga religião à saúde. O estudo, ao contrário, não encontrou evidência sobre o beneficio da religião sobre a saude e concluiu que os pacientes religiosos tiveram mais problemas do que os outros na hora de enfrentar seus problemas médicos. A conclusão: 'As pessoas religiosas que se frustraram pela crença de que Deus os tinha abandonado e que se tornaram dependentes da fé para sua recuperação e não do tratamento médico, terminaram minando o processo de alivio'. Mas Lynda Powell, professora de medicina preventiva em hospital de Chicago, fez uma revisão sobre a relação entre frequentar a igreja e a saúde. Seu estudo chegou a uma conclusão diferente: 'Depois de revisar a informação, creio que devemos ir à igreja'. Concluiu-se então, que quem vai à igreja ao menos uma vez na semana tem uma taxa de mortalidade 25% inferior aos demais e que os serviços religiosos teem atividade que podem ser benéficas para a saude, como meditação, comunhão e um conjunto de valores que desestimulam vícios, infedilidade e hábitos que podem afetar a saúde".
.
É um tema interessante! Será mesmo que ir a igreja pode ser bom para a saude? E que sentido isto é verdadeiro. Em todos os sentidos? A pesquisa é verdadeira apenas para aqueles que só vão e assistem os cultos ou abrange aqueles que teem compromissos maiores com a igreja? A pesquisa não aborda este lado, nem poderia, porque são da área da medicina preventiva.