Coração, juventude e fé

Coração, juventude e fé
O Instituto Coração de Estudante (www.coracaodestudante.blogspot.com), que desenvolve o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) desde 1994 na comunidade do Cipó, em Pentecostes, CE, supre uma necessidade que o governo não conseguiu garantir: educação de qualidade. O fruto desses quinze anos de trabalho não se limita a treze Escolas Populares Cooperativas (EPC’s), distribuídas em cinco municípios do Ceará, aos diversos programas e aos 150 jovens aprovados em universidades públicas, mas inclui uma juventude protagonista e ativa.

Em 2008 esses jovens se reuniram com outros representantes da sociedade para discutir as dificuldades enfrentadas por professores e estudantes do ensino público e iniciaram em agosto o Movimento em Defesa da Escola Pública. “O movimento parou de remediar e foi para a raiz”, afirma Janaína Sousa Maciel, de 19 anos, da comunidade Capivara. Para ela, é importante ter consciência de que programas como o pré-vestibular “tapam buraco”, enquanto a escola de qualidade é um direito.

O movimento elegeu o Comitê pela Educação, que promoveu palestras, debates e entrevistas radiofônicas com os candidatos à prefeitura de Pentecostes. As ações vão desde solicitações como melhorias das estruturas das escolas, qualificação e remuneração de professores, até a implantação de políticas públicas e o acompanhamento do mandato do prefeito e dos vereadores eleitos para fazer o controle social das ações prometidas em relação à educação de qualidade.

O melhor fruto dessa terrinha seca não é o caju ou a siriguela, mas sim uma juventude preocupada com o desenvolvimento de suas comunidades.
Tábata Mori, 28 anos


Missão Jovem
Nos dias 14 a 23 de janeiro de 2009 cerca de vinte jovens cristãos da cidade de Piracuruca, PI, uniram-se a cinco universitários e dois missionários do Projeto Água Viva (www.projetoaguaviva.com.br) para a prática da missão integral. Esse grupo compartilhou princípios e recebeu treinamento teórico e prático para desenvolver atividades que valorizam a cidadania, a autoestima e a sociabilidade da população alcançada. Foi com muita integração e ousadia que esses jovens nordestinos dedicaram suas férias em prol da proclamação de boas novas e emprestaram sua disposição para fazê-lo de forma contextualizada e criativa. Uma experiência breve o suficiente para deixar saudade e longa na porção exata para deixar marcas sólidas no compromisso dessa juventude com a obra missionária!
Luiza Oliveira, 23 anos


Concurso literário
Pra gente aqui sê poeta
E fazê rima compreta,
Não precisa professô.
Basta vê no mês de maio,
Um poema em cada gaio
E um verso em cada fulô.
-- Patativa do Assaré, pseudônimo de Antônio Gonçalves da Silva, poeta cearense

Uma fé engajada implica um diálogo contínuo com nossa cultura. Ler, escrever e viajar no universo literário é uma oportunidade ímpar de vivenciar isto.

Neste sentido, jovens ABUenses de Recife, PE, estão promovendo, com o apoio da Editora Ultimato/ Projeto Paralelo 10, um concurso literário que visa envolver estudantes cristãos de todo o estado de Pernambuco e incentivá-los a escrever sobre temas presentes em suas vidas, como formas criativas de compartilhar a fé cristã -- evangelismo criativo --, e fé cristã versus profissão.
As premiações vão de livros a bolsas de participação em encontros de capacitação da Aliança Bíblica Universitária (ABU). Para saber mais sobre o concurso, escreva para jefferson.nunesv@gmail.com. Para saber mais sobre o Paralelo 10, escreva para paralelo10@ultimato.com.br.
Ivny Monteiro, 23 anos


Revista Ultimato

Edição 317
Março-Abril 2009